Brit Milá, a circuncisão dos judeuzinhos.
Em gravura do seculo XVIII,
Brit dos judeus portugueses.
Brit dos judeus portugueses.
A origem deste ritual é encontrada em Gênesis 17:1-14, onde
Deus ordena a Abraão que ele e todos os seus descendentes se circuncidem como
sinal do pacto entre Deus e Abraão.
Brit Milá, que
significa "pacto da circuncisão," é um ritual judeu realizado em um
menino oito dias depois que ele nasce.
Ela envolve a
remoção do prepúcio do pénis por um mohel , que é uma pessoa que foi
treinado para executar com segurança o procedimento.
Brit Milá é
também conhecido pela palavra Iídiche "brit".
Ele é um dos
costumes judeus mais conhecidos e significa a relação única entre um menino
judeu e Deus.
Tradicionalmente,
um bebé é nomeado após seu bris.
Você pode
aprender mais sobre as origens bíblicas do Brit Milá neste artigo: O que é a origem do Brit Milá (Bris)?
A Cerimônia
A cerimônia de
Brit Milá ocorre no oitavo dia de vida de um bebé, mesmo se esse dia cai no
Shabat ou num feriado, inclusive o Yom Kippur.
A única razão
que o ritual não seria realizado é se a criança está doente ou fraca demais
para sofrer com segurança o procedimento.
Normalmente, um
bris será realizada na parte da manhã porque a tradição judaica diz que a
pessoa deve estar ansiosa para realizar uma mitzvah (ao contrário de deixá-lo até
mais tarde no dia que parecerá descaso).
No entanto, pode
ocorrer a qualquer momento antes do anoitecer.
Em termos de
local, a casa dos pais é a localização mais comum, mas uma sinagoga ou outro
local, também, pode.
A minyan (o quórum
de dez judeus adultos necessários para certas obrigações religiosas) não é
necessário para um bris.
As únicas
pessoas que são obrigadas a estar presente é o pai, um mohel e um sandek, que é
a pessoa que segura o bebê enquanto a circuncisão é realizada.
Brit Milá é
composto de três partes principais.
Elas são:
1-
Bênção
e Circuncisão
2-
Kiddush
& Naming
3-
Seudat
Mitzvah
Bênção e Circuncisão
A cerimônia
começa quando a mãe entrega o bebê à Kvatterin (veja abaixo, Roles Honrado).
A criança é
então levada para a sala onde a cerimônia será realizada e entregue ao Kvatter
(veja abaixo, Roles Honrado).
Como o bebê é
levado para a sala, é habitual para os hóspedes para saudá-lo, dizendo:
"Baruch Haba", que significa "Bendito seja aquele que vem"
- ברוך הוא
שיבוא
- em hebraico.
Esta saudação
não era originalmente parte da cerimônia, mas foi adicionado como se a
expressar a esperança de que, talvez, o Messias havia nascido e os hóspedes
foram cumprimentá-lo.
Em seguida, o
bebê é entregue ao Sandek, que é a pessoa que segura o bebê enquanto a
circuncisão é realizada.
O sandek senta
em uma cadeira especial chamado a “ Cadeira de Elias, o profeta”, com a criança
no colo, mas, também, a criança pode ser posta sobre uma almofada, colocada em uma
mesa, com o sandek sentado na dita cadeira e a segurando.
O profeta é citado
para ser responsável pela criança na circuncisão e, portanto, há uma cadeira em
sua honra.
O mohel então
recita uma bênção sobre o bebê, dizendo:
"Louvado
seja Adonai nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus
mandamentos e nos ordenou no ritual da circuncisão."
A circuncisão é
então realizada e o pai recita uma bênção agradecendo a Deus por trazer a
criança no pacto de Abraão:
"Bendito és
Tu, Adonai nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos
e nos ordenou fazê-lo entrar no pacto de Abraão, nosso pai. "
Depois que o pai
recitou a bênção, os hóspedes responder com "Como ele entrou na aliança,
de modo que ele possa ser introduzido para o estudo da Torá, para o casamento,
e às boas obras".
Kiddush e Naming:
Próximo a bênção
sobre o vinho (Kiddush) é dito e uma gota de vinho é colocado na boca do bebê.
Uma oração para
seu bem-estar é recitada, seguido por uma longa oração que lhe dá o seu nome:
“Criador do
universo. Que seja a Tua vontade aceitar isso (Brit Milá), pois estou trazendo
o bebê diante de seu Trono Glorioso. E, em sua grande misericórdia,
através de seus santos anjos, dê um coração puro e santo para Shlomo Abraham (שְׁלֹמֹה אברהם), filho de Anna (אנה),
que está sendo agora circuncidado em honra do teu grande Nome. Que o seu
coração pode estar aberto para compreender sua santa Lei, para que ele possa
aprender e ensinar, manter e cumprir suas Leis”.
Seudat
Mitzvah:
Finalmente, há o
mitzvah seudat, que é uma refeição comemorativa que é exigido pela lei judaica.
Desta forma, a
alegria de uma nova vida neste mundo está conectada com a alegria de
compartilhar comida com a família e amigos.
Sem contar o
mitzvah seudat toda a cerimônia do Brit Milá leva aproximadamente 15 minutos.
Roles
Honrados:
Além do mohel,
existem outros três papéis homenageados durante a cerimônia:
Sandek: Esta é a pessoa que segura o bebê enquanto
a circuncisão está sendo realizada. O sandek é geralmente um homem, muitas
vezes um avô, irmão ou até mesmo um amigo próximo do pai.
Kvatterin: O equivalente judaico de uma
"madrinha", antes da cerimônia começa a Kvatterin leva o bebê da mãe
e lhe entrega ao Kvatter.
Kvatter: O equivalente judaico de um
"padrinho", o kvatter leva o bebê do Kvatterin e leva-o para o mohel.
Qual é a origem do
Brit Milá (Bris)?
Origens
bíblicas
A origem do brit milá pode ser rastreada até a Abraão,
que era o patriarca fundador do judaísmo.
De acordo com Gênesis, Deus apareceu para Abraão quando
ele tinha 99 anos de idade e ordenou-lhe
que circuncidar si mesmo, seu filho de treze anos de idade, Ismael e todos os
outros homens com ele como um sinal da aliança entre Abraão e Deus.
E Deus disse a Abraão: "Quanto a você, você deve
manter o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações
Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência
depois de: Todo varão entre você será circuncidado. Você deve ser circuncidada
a carne do vosso prepúcio, e será um sinal da aliança entre mim e vós. Aquele
que é de oito dias de idade entre vós será circuncidado. Cada macho nas vossas
gerações, nascidas em sua casa ou comprado com o seu dinheiro a qualquer
estrangeiro, que não for da tua descendência, tanto aquele que é nascido em sua
casa e ele que é comprado com o seu dinheiro, certamente será circuncidado.
Assim será a minha aliança na vossa carne uma eterna. Qualquer pacto
incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio será extirpada do seu
povo; quebrou a minha aliança ". (Gênesis 17: 9-14)
Por circuncidar si mesmo e todos os homens com ele,
Abraão estabeleceu a prática de brit milá, que daí em diante foi realizada em
todos os meninos recém-nascidos, após oito dias de vida.
Originalmente homens foram ordenados a circuncidar-se
seus filhos, mas, eventualmente, o referido direito foi transferido para o
mohelim (plural de mohel).
Circuncisão em
outras culturas antigas
Há evidências que sugerem que a remoção do prepúcio do
pênis era um costume praticado em outras culturas antigas. Os cananeus e
egípcios, por exemplo, circuncidado seus machos. No entanto, enquanto os judeus
circuncidados bebês os cananeus e egípcios circuncidado seus meninos no início
da puberdade como um rito que os iniciados na masculinidade.
Por
Circuncisão?
Não há uma resposta definitiva a respeito de porque Deus
escolheu a circuncisão como um sinal da aliança. Alguns pensam que a marcação
do pénis desta forma simboliza a apresentação final para a vontade de Deus. De
acordo com esta interpretação, o pênis pode ser visto como um símbolo dos
desejos humanos e impulsos.
Bíblia Almeida Revista e Atualizada: http://www.sbb.org.br/
Gênesis
17.1 Quando
atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e
disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
17.2 Farei uma
aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.
17.3 Prostrou-se
Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou:
17.4 Quanto a
mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações.
17.5 Abrão já não
será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.
17.6 Far-te-ei
fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.
17.7
Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no
decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua
descendência.
17.8 Dar-te-ei e
à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em
possessão perpétua, e serei o seu Deus.
17.9 Disse mais
Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso
das suas gerações.
17.10 Esta é a
minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho
entre vós será circuncidado.
17.11
Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança
entre mim e vós.
17.12 O que tem
oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o
escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da
tua estirpe.
17.13 Com efeito,
será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha
aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.
17.14 O
incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será
eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.
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