Paulo epistolar.
Destaco nessa ‘conversa’ inicialmente
a “Confissão de Pedro”, Mateus 16:13-19.
Na minha exegese, na minha ótica,
Pedro perdeu a primazia de ser a “Pedra sobre a qual edificarei a minha igreja”,
conforme falou o Divino Mestre em Mateus 16.18: “Também eu te digo que tu és
Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela”, ao fugir de suas responsabilidades quando da prisão, julgamento
e crucificação de Jesus, o Cristo do Deus Vivo.
Dar-lhe as chaves dos céus conforme
está em Mateus 16.19: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na
terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido
desligado nos céus”, está no contexto da afirmação inicial e por isso, também, comprometida.
Deus Criador é Eterno, Onisciente,
Onipresente e Onipotente, portanto já sabia da postura futura de Pedro e por
isso criou a vida de Paulo na Eternidade para ele lançar as bases do Novo
Israel, dar a conhecer as normas de conduta do Novo Povo de Deus, dos Salvos
por Jesus de Nazaré, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, e ele fez, as Cartas Paulinas
estão ai como prova provada.
O Novo Testamento somente duas
Cartas ou Epístolas são atribuídas a Pedro, ou seja, Primeira epístola de Pedro
e a Segunda epístola de Pedro, enquanto a Paulo são atribuídas nada mais do que
treze Cartas ou Epistolas, conhecidas como Corpus Paulinum, a saber: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas,
Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I
Timóteo, II Timóteo, Tito, Filémon .
As Cartas ou Epístolas eram
de cunho pastoral, já que davam instruções sobre o comportamento tanto secular,
quanto espiritual, dos membros da Igreja nascente, na verdade estabeleciam um Código
de Conduta apara os cristãos de todos os tempos.
Penso que deixei bem claro
que a nossa Igreja é Paulina e não Petrina isso é, ela é baseada nos
ensinamentos de São Paulo.
Não vou entrar aqui nas
alegações da Igreja Católica Apostólica Romana sobre Pedro, seu trabalho, sua crucificação
e sepultamento sob a Basílica de São Pedro, não tem cabimento, e que cada um de
per si tire suas conclusões.
Voltemos a Paulo:
Nosso Senhor Jesus Cristo,
em sua grande Sabedoria de Deus Homem, Homem Deus, chamou a Pedro, pessoalmente
para seu Apostolo, nas Margens do Mar da Galileia. Portanto São Pedro era um
simples pescador e Cristo o tornou Pescador de Almas.
Enquanto isso ao pé do mais
famoso Rabino de Jerusalém, Gamaliel, estudava um moço muito feio, porém muito
inteligente da Cidade de Tarso, cuja rica família tinha naquela cidade o
monopólio de confeccionar tendas.
Aluno excepcional não
precisava nem da riqueza, nem da beleza para se sobressair.
Tinha em Jerusalém um
brilhante destino no serviço junto ao Templo e principalmente nas yeschivot, as
escolas judaicas.
Todavia, sobre Saulo estava
o “Dedo de Deus”.
Jesus é morto segundo as
Escrituras Sagradas.
Jerusalém ficou inquieta
com os seus seguidores conhecidos como membros do Movimento do Caminho.
Estevão, um destemido
membro do Caminho, é massacrado.
A Cidade não se acalma.
A tensão está no ar.
Saulo em seu fervor pede
aos Rabinos ordem para acabar com os seguidores de Jesus.
Saulo é zeloso no que faz,
basta ler o Livro de Atos, capitulo 8, versículo 3 - ‘Saulo, porém, assolava a
igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere’
- para comprovarmos.
Saulo é enviado pelos
Príncipes dos Judeus para Damasco, na Síria.
Saulo se põe a caminho a frente dos soldados
do Templo.
Vou transcrever o que está
escrito na Bíblia Sagrada, Livro de Atos Capitulo 9, versículos de 3 a 9:
Seguindo estrada a fora, ao
aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e
caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia:
Saulo, Saulo, por que me persegues?
Ele perguntou:
Quem és tu?
E a resposta foi:
Eu sou Jesus, à quem persegues; mas levanta-te e entra
na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. Os seus companheiros de viagem
pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se
levantou Saulo da Terra, abrindo os olhos, nada podia ver.
E guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve
três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
Cristo não deixa nada
inacabado e para dar condições a Saulo de fazer a Obra visita a Ananias, como está
descrito em Atos dos Apóstolos, capitulo 9, versículos de 10 a 16:
Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias.
Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que
se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso;
pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as
mãos, para que recuperasse a vista.
Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho
ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em
Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para
prender a todos os que invocam o teu nome.
Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um
instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como
perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer
pelo meu nome.
Ananias não
discutiu e...” Então, Ananias foi e,
entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me
enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas,
para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe
caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e
foi batizado. E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então,
permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos. E logo pregava, nas
sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. (Atos dos Apóstolos,
capítulo 9, versículos de 17 a 20)
Os
judeus de Tarso tinham Cidadania Romana, portanto Saulo (em hebraico: שָׁאוּל- Sha'ul; tiberiano: Šāʼûl
- "o que se pediu, o que se orou por" e traduzido em grego antigo:
Σαούλ - Saul - ou Σαῦλος - Saulos) tinha um nome latinizado que era Paulus ou
Paullus, cujo significado era - "baixo"; "curto", em grego:
Παῦλος – Paulos, o que lhe facilitava ainda mais as viagens pelos mundo
imperial romano, daí a mudança de nome nas Sagradas Escrituras, pois o Paulo
foi usado na primeira viagem missionaria (Atos 13:6-13), portanto essa mudança
nada teve a ver com a conversão.
Enfim
por causa dessas viagens, dessas Cartas Paulinas, da “influência de Paulo no
pensamento cristão e por ser ele o mais importante dentre todos os outros
autores do Novo Testamento”, dele ter lançado as bases da Civilização
Judaico-Cristã, é que merece esse grande destaque em nossas conversas alegres
sobre a História.
JEFG
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