terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A Santa Inquisição que de santa não teve nada

Era um polvo de enormes tentáculos.


Texto em árabe: لا إله إلا الله محمد رسول الله
Tradução: “Alá é Deus e Maomé é o seu profeta.”


“Abul Alcacim Maomé ibne Abdalá ibne Abdal Mutalibe ibne Haxim (Abū al-Qāsim Muammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim), mais conhecido somente como Maomé (em árabe: مُحَمَّد; transl.: Muammad, Mohammad ou Moammed; Meca, ca. 25 de abril de 571 — Medina, 8 de junho de 632) foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um califado que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.”
“Não é considerado pelos muçulmanos como um ser divino, mas sim, um ser humano; contudo, entre os fiéis, ele é visto como um dos mais perfeitos seres humanos, e o próprio Alcorão o estabelece.”
“Maomé tornou-se cada vez mais hostil aos judeus e aos cristãos ao longo do tempo quando percebeu que havia diferenças irreconciliáveis entre a religião deles e a sua, especialmente quando a crença em sua missão profética se tornou o critério de um verdadeiro muçulmano."
“Muitos habitantes de Meca rejeitaram a sua mensagem e começaram a persegui-lo, bem como aos seus seguidores. Em 622 Maomé foi obrigado a abandonar Meca, numa migração conhecida como a Hégira (Hijra), tendo se mudado para Iatrebe (atual Medina). Nesta cidade, Maomé tornou-se o chefe da primeira comunidade muçulmana. Seguiram-se anos de batalhas entre os habitantes de Meca e Medina, que resultaram em geral na vitória de Maomé e de seus seguidores. A organização militar criada durante estas batalhas foi usada para derrotar as tribos da Arábia. Por altura da sua morte, Maomé tinha unificado praticamente todo o território sob o signo de uma nova religião, o Islão.”
Para impor o Islão o uso da espada, o que caracteriza essa religião como guerreira, uma religião que se impõem pela violência.”
“Após a Hégira, Maomé começou a estabelecer alianças com tribos nómadas. À medida que a sua força e influência cresceu, insistiu que as tribos potencialmente aliadas se tornassem muçulmanas, e enviou grupos armados convidando à conversão.”
“Quando estava em Meca, Maomé foi informado de que havia uma grande concentração de tribos hostis e partiu para as defrontar, com um exército de 12 000 homens. A batalha teve lugar em Hunain, contra a tribo beduína dos Hawazin (inimigos de longa data de Meca) e os seus aliados os Tacifes, no ano de 630, com um poderoso grupo de cerca de 20 000 guerreiros, e pese embora uma retirada inicial dos muçulmanos no meio de grande confusão, os inimigos foram derrotados, muitos dos seus mortos ou aprisionados, capturadas cerca de 6.000 mulheres e crianças, gado e armas, 24 000 camelos e outros bens. A importância da batalha verifica-se pela sua menção no Alcorão (9.25, 9.26) Como seria de esperar, a maior parte dos Hawazin converteu-se ao Islão nesta mesma ocasião, tendo Maomé ordenado, em consequência, a devolução das mulheres e crianças que tinham sido cativas.”
“Alguns viram agora Maomé como o homem mais poderoso da Arábia e a maioria das tribos enviou delegações para Medina, em busca de uma aliança. Antes da sua morte, rebeliões ocorreram em uma ou duas partes da Arábia, mas o estado islâmico tinha força suficiente para lidar com elas.”
Destaque:
c. 618  Guerra civil medinense: Medina
619      Termina o boicote dos Banu Haxim
c. 620  Isra e Miraj
622      Emigra para Medina (Hégira)
624:     Batalha de Badr Muçulmanos derrotam Meca
            Banu Qaynuqa (ou Banu Kainuka, Banu Kaynuka, Banu Qainuqa, Banu Qaynuqa, em árabe: بنو قينقاع) foi uma das três principais tribos judaicas de Medina, atualmente na Arábia Saudita. Em 624, a tribo havia ameaçado a posição política de Maomé e um de seus membros atacado uma mulher muçulmana o que levou à expulsão de toda a tribo de Medina por violação a Constituição de Medina.
625      Batalha de Uhud
c. 625  Expulsão da tribo Banu Nadir- (em árabe: بنو النضير) foi uma tribo judaica do oasis de Iatrebe (atualmente conhecido como Medina). A tribo desafiou Maomé como líder de Medina, planejou juntamente com aliados nômades atacar Maomé e, como resultado, acabou sendo expulsa de Medina. Banu Nadir posteriormente planejou a Batalha da Trincheira junto com os coraixitas.Mais tarde participou da Batalha de Khaybar.
626      Ataque a Dumat al-Jandal: Síria
628      Batalha da Trincheira
627      Destruição da tribo Banu Curaiza- (em árabe: بني قريظة; بنو قريظة ou Quraiza, Qurayzah, Quraytha, e o arcaico Koreiza) foi uma tribo judaica do oásis de Iatrebe (atualmente conhecido como Medina) até o século VII, quando surgiu o conflito com o profeta Maomé que levou ao extermínio da tribo.
c. 627  Subjuga a tribo Bani Kalb: Dumat al-Jandal
628      Tratado de Hudaybiyya
c. 628  Conquista acesso ao santuário da Caaba
628      Conquista do oásis de Caibar
629      Primeira peregrinação
629      Ataque fracassado ao Império Bizantino: Mu'ta
630      Entra em Meca que conquista pacificamente
c. 630  Batalha de Hunaife
c. 630  Cerco de al-Taife
630      Estabelece uma teocracia: Meca
c. 631  Domínio sobre quase toda a Arábia
632      Peregrinação de despedida
632      Morte (8 de junho): Medina
Poucos meses depois da peregrinação de despedida, Maomé adoeceu e sofreu por vários dias com febre, dor nas cabeças e fraqueza. Ele morreu na segunda-feira, 8 de junho de 632, em Medina, aos 62 anos ou 63 anos, na casa de sua esposa Aisha. Suas últimas palavras:
Ó Allah, a Ar-Rafiq Al-Ala (exaltado amigo, melhor amigo ou o melhor amigo no céu).
Está sepultado na Al-Masjid an-Nabawi ("a mesquita do Profeta") em Medina, na Arábia Saudita, com o Domo Verde construído, sobre o seu túmulo, no centro

Como podemos ver o Islão só aceita uma Fé, a Fé revelada pelo Profeta Maomé, e assim são inimigos figadais das outras Religiões, principalmente do Judaísmo e do Cristianismo.
Toda ação tem uma reação e a do Ocidente foram As Cruzadas, uma série de guerras religiosas sancionadas pela Igreja Católica Apostólica Romana no período medieval.
Ela tinha como principal objetivo recuperar Jerusalém em mãos dos Mulçumanos/Islamitas, e as terras que compunham a Terra Santa, uma promessa de Deus aos filhos de Yaakov.
Mais os Judeus viviam em Diáspora, no hebraico tefutzah, "dispersado", ou גלות galut "exílio",  desde 70 d.C. quando os romanos destruíram Jerusalém por ordem do então general Tito e roubaram os Tesouros do Templo do Eterno, para com ele pagar a construção do “Coliseu (em italiano: Colosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano ,em latim: Amphitheatrum Flavium; em italiano: Anfiteatro Flavio, é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia, é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano. A construção começou sob o governo do Imperador Vespasiano em 72 d.C. e foi concluída em 80, sob o regime do seu sucessor e herdeiro, Tito.”
Tito Flávio Vespasiano Augusto, em latim Titus Flavius Vespasianus Augustus. Nasceu em Roma, 30 de dezembro de 39 e faleceu em Aquae Cutiliae, Sabina, 13 de setembro de 81. Imperador romano entre os anos de 79 e 81. Foi o filho mais velho e sucessor de Vespasiano.
Alguns judeus viviam em Jerusalém sob a dominação Islamita, mas em extrema pobreza, recaindo sobre ela impostos exorbitantes. Sofriam de muitas doenças e não tinham a menor segurança. A população era maioritariamente Muçulmana/Islamita, da qual dez por cento eram católicos que também padeciam nas mãos dos dominadores.


A chamada de Santa Inquisição é a maior das manchas no Cristianismo perpetrada pela Igreja Católica Apostólica Romana.

As Cruzadas foram:
1.       Cruzada Popular ou dos Mendigos (1096)
2.       Primeira Cruzada (1096-1099)
3.       Segunda Cruzada (1147-1149)
4.       Terceira Cruzada (1189-1192)
5.       Quarta Cruzada (1202-1204)
6.       Cruzada Albigense
7.       Cruzada das Crianças (1212)
8.       Quinta Cruzada (1217-1221)
9.       Sexta Cruzada (1228-1229)
10.   Sétima Cruzada (1248-1254)
11.   Oitava Cruzada (1270)
12.   Nona Cruzada (1271-1272)
Todavia a Tradição só reconhece nove (9) Cruzadas.


As Cruzadas foi um movimento de conquista de um povo, o árabe, de suas terras, contra a sua cultura - língua árabe (de origem semita), o Islã e suas tradições e costumes -  totalmente diferente da cultura judaico-cristã da Europa, do dito Ocidente, ou Civilização Ocidental.
Como faz hoje o Islamic State of Iraq and Syria (ISIS), ou Estado Islâmico, contra a Civilização Ocidental.
Exatamente igual.
Igualzinho, igualzinho.
Destruir para conquistar, sempre em nome da fé, esse é o mesmo mote tanto dos velhos cruzados, quanto dos novos árabes violentos e suicidas.


Armas da Inquisição  

Entretanto a chamada Santa Inquisição, que de santa não teve nada, foi imposta, praticada, exercidos seus métodos bárbaros, pelos representantes da Igreja Católica Apostólica Romana contra o seu próprio povo, contra os europeus, contra os habitantes da Europa, mesmo estando eles em pleno Mar Oceano, tanto no ocidente, quanto no oriente, ou nos mais variados Continentes que compõem o planeta Terra.
E, também, de forma violentíssima contra nossos irmãos os filhos de Yaakov, os Hebreus, os Judeus.
Quanto aso árabes as espadas ibéricas ainda funcionavam tanto na Península, quanto no norte da África – vide “Mazagão foi, entre o início do século XV e meados do século XVIII, uma possessão portuguesa em Marrocos, no norte da África, tendo dado origem à atual cidade de El Jadida, situada 90 km a sudoeste de Casablanca”. Nessa luta pelo domínio português morreram dois fidalgos antepassado de meu avô materno, Dr. Luis Francisco Barreto de Almeida, que eram seus homônimos.
A Inquisição era um polvo de enormes tentáculos.
É claro que contavam com a boa vontade dos Soberanos, já que todo o Poder deles, segunda a Tradição, vinha de Deus através do Papa, o pai afetuoso, que segundo a Tradição católica é o Cabeça da Igreja Católica Universal (Caput Ecclesiae), pai de todo o mundo, como então contraria-lo em sua “santa vontade” de impor a Santa Inquisição pela Cristandade afora?
Não dava.
E ela aconteceu.
Significado de Heresia - s.f. Doutrina contrária aos preceitos estabelecidos pela Igreja.
Instituição rejeitada pela Igreja.
Fundamento, ideia ou opinião que se opõe ao senso comum ou àquilo que é reconhecido pela maioria.
P.ext. Figurado. Opinião ou argumento que se apresenta de modo despropositado; absurdo, despautério: uma heresia literária.
(Etm. do grego: háiresis, pelo latim: haeresis)
http://www.dicio.com.br/heresia/
Significado de Heterodoxia -s.f. Caráter daquilo que se opõe aos padrões tradicionais, à doutrina ortodoxa.
Condição da pessoa contrária às regras, aos dogmas e às opiniões estabelecidas por um grupo.
Comportamento ou ideologia de quem pratica heresia, de quem nega a fé cristã.
(Etm. do francês: hétèrodoxie)
http://www.dicio.com.br/heterodoxia/
Significado de Inquisição - s.f. Ato de inquirir, de pesquisar.
Esforço empreendido pela Igreja Católica no sentido de identificar e punir hereges, ou seja, pessoas que professavam crenças diferentes dos ensinamentos da Igreja. A Inquisição teve lugar em muitos países da Europa e em suas colônias, mas a que ficou mais conhecida foi a espanhola.
http://www.dicio.com.br/inquisicao/
Inquisição substantivo feminino:
1.averiguação metódica e rigorosa; inquirição.
2.hist.rel tribunal eclesiástico instituído pela Igreja católica no começo dos XIII com o fito de investigar e julgar sumariamente pretensos hereges e feiticeiros, acusados de crimes contra a fé católica; Santo Ofício [Os condenados eram enviados ao Estado, para serem sentenciados.] inicial maiúsc.
Origem
ETIM lat. inquisitĭo,ōnis 'indagação, investigação'.
https://www.google.com.br/
No contexto da Inquisição Medieval:
1-     “ Inquisição Episcopal (1184-1230), foi criada pela Bula Ad abolendam do Papa Lucio III, nascido Ubaldo Allucingoli, 171º Papa da Igreja de Roma, eleito em 1 de setembro de 1181, coroado e entronizado em 6 de setembro de 1181, sendo o fim de seu pontificado no dia de sua morte em 25 de novembro de 1185, aos 88 anos, contra a heresia catara (ver abaixo), mas que, também, obrigava aos Bispos (daí o episcopal) a visitarem suas Dioceses duas vezes por ano em busca de hereges”;
2-     Inquisição Papal, essa instituição apareceu primeiro em 1203:
A-   Quando Inocêncio III mandou juízes papais especiais "inquirirem" casos de heresia em certos locais em que os tribunais dos bispos pareciam incapazes de colocar-se à altura de sua rápida difusão. Essas novas cortes mostraram-se muito mais eficazes do que os tribunais episcopais efetivos e, em consequência, em 1229, foram transformadas em instituição permanente para o fim específico de lidar com a heresia.



Papa Gregório IX

B-    Em 1230, o Papa Gregório IX, nascido Ugolino di Anagni, parente do Papa Inocêncio III, 178º Papa da Igreja Católica de 19 de março de 1227 até o dia de sua morte em 22 de agosto de 1241, com 97 anos, é conhecido por ter instituído realmente a Inquisição Papal, que respondeu às falhas da Inquisição Episcopal, já que foi composta por profissionais especificamente preparados para essa tarefa, os inquisitores haereticae pravitatis, oriundos das ordens dos franciscanos e dominicanos, mas “ele não aprovava o uso da tortura como uma ferramenta de investigação ou de penitência”, mas “penas eram variadas, ou seja, aqueles que se recusavam a abjurar, os hereges  foram entregues ao braço secular para a execução da pena de morte”. Em 1239, sob a influência de Nicholas Donin, um judeu convertido ao cristianismo, Gregório ordenou que todas as cópias do Talmude fossem confiscadas. Como epilogo de um debate público entre cristãos e teólogos judeus, o Papa mandou queimar cerca de 12.000 manuscritos talmúdicos em 12 de junho de 1242, em Paris. Essa criatura Ugolino di Anagni, Gregório IX, era um péssimo ser humano, pois, “a Bula Vox in Rama de sua autoria que condenava a heresia alemã conhecida como Luciferian, uma forma de adoração ao diabo, também, condena o gato preto como uma encarnação de Satã, e, consequentemente, foi a sentença de morte para o animal, que continuou a ser abatidos sem piedade até o início do século XIX. ”
Afirmou o Papa que “o diabo encarnado é meio-homem, meio-felino”, durma-se com um barulho desse.

A falsa justiça da Inquisição

Definição:
“A Inquisição foi um tribunal eclesiástico criado na Idade Média para combater as heresias e vigiar os judeus e muçulmanos convertidos ao cristianismo. No século XVI a Inquisição foi restaurada em diversos países do Sul da Europa, entre os quais Portugal, para perseguir e condenar, em autos-de-fé todos os que se manifestassem a favor do Luteranismo ou de algumas ideias defendidas pelos humanistas. As ações deste tribunal eram coordenadas por um grupo de seis cardeais denominado o Santo Ofício, grupo este que funcionava sob a autoridade direta do Papa.
Na prática, a Inquisição acabou por funcionar como instituição de apoio aos reis e ao clero, eliminando pessoas muitas vezes inocentes, mas incómodas ao poder político.
http://www.notapositiva.com/dicionario_historia/inquisicao.htm
“A Inquisição é um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana, cujo objetivo é combater a heresia”
‘Sistema jurídico ou legal é o conjunto de normas jurídicas interdependentes, reunidas segundo um princípio unificador’.
Começou no século XII na França contra os cátaros e valdenses.
Os cátaros – os "homens bons" (Bons Hommes) ou "bons cristãos" são os termos comuns de auto identificação – que professavam o catarismo (do grego καϑαρός katharós, "puro") um movimento cristão de ascetismo extremo (renúncia do prazer ou mesmo a não satisfação de algumas necessidades primárias) na Europa Ocidental entre os anos de 1100 e 1200, principalmente na Occitânia, uma da nações sem Estado da Europa, que compreende as regiões históricas da Aquitaine, Auvergne, Centre-Val-de-Loire, Languedoc-Roussillon, Limousin, Midi-Pyrénées, Poitou-Charentes, Provence-Alpes-Côte d'Azur, Rhône-Alpes, na França.
Os valdenses são uma denominação cristã - Église évangélique vaudoise- que teve sua origem entre os seguidores, « pauvres de Lyon », de Pedro Valdo, um rico mercador da cidade Lyon, por volta de 1174, Idade Média, que “legou suas propriedades para sua esposa para seguir o ideal de pobreza apostólica, isto é imitar a vida dos apóstolos”, e começou a pregar pelas ruas da cidade, pregação essa proibida pela Igreja Católica, que considerava que só os seus sacerdotes podiam pregar.
“Em 1184, o conselho de Verona excomungou os « pauvres de Lyon », os “Pobres de Lyons”.
“Os valdenses são definitivamente declarados hereges pelo Concílio de Latrão IV em 1215”.
Depois dos cátaros e valdenses foi a vez de:
Os Fraticelli ("Pequenos Irmãos" em italiano), às vezes confusamente chamados de Fratricelli, ” os frades franciscanos que viviam em partes da Itália ou de Provença, que nos séculos XIV e XV, repudiaram a autoridade dos seus superiores e da Hierarquia da Igreja, por serem extremos proponentes das ideias de São Francisco de Assis, especialmente no que diz respeito à pobreza, e consideravam a riqueza da Igreja como escandalosa.
Depois os Hussitas, ou Igreja hussita, movimento reformador que surgiu na Boêmia, no século XV. O nome vem do teólogo boêmio Jan Hus ou John Huss (no Concílio de Constança, foi condenado e executado em 16 de julho de 1415). O movimento mais tarde se juntou a Reforma Protestante.
As Beguinas, ou Begijnen, ou Béguine, mulheres celibatárias que viviam em pequenas casas com capela onde formavam comunidades semimonásticas – Béguinage.  As primeiras apareceram em Liège, Bélgica, uma cidade então governada por um Príncipe-bispo, no final do século XII, e o movimento logo se espalhou pelo Noroeste da Europa, ao longo do eixo Reno.
Elas foram as responsáveis pelo maior avivamento cristão no século XIII, que salientou a imitação da vida de Cristo através da pobreza voluntária, e enfatizou os cuidados cristãos para com os pobres e doentes.
“A relação das beguinas com a Igreja Católica foi bastante conturbada e contraditória, pois as beguinas contavam uma liberdade muito raro entre as mulheres medievais, em especial em relação ao Clero que não conseguia as controlar”.
O Concílio de Vienne de 1312, proibiu a vida comunal e condenou tais comunidades como heréticas, e nesses conflitos, algumas beguinas chegaram a ser queimadas vivas”.
“São Domingos de Gusmão, que nasceu em Caleruega, Reino de Castela, 24 de junho de 1170 e faleceu em Bolonha, Itália, 6 de agosto de 1221, frade e santo católico fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros são conhecidos como dominicanos. A Ordem dos Pregadores (latim: Ordo Prædicatorum, O. P.), também conhecida por Ordem dos Dominicanos ou Ordem Dominicana, é uma ordem religiosa católica que tem como objetivo a pregação da palavra e mensagem de Jesus Cristo e a conversão ao cristianismo”.
Innocenzo IV, nascido Sinibaldo Fieschi dei Conti di Lavagna, o 180º Papa da Igreja Católica, eleito em 25 de junho de 1243, consagrado em entronizado em 28 de junho de 1243, tendo terminado o seu pontificado no dia de sua morte em 7 de dezembro de 1254, com 64 anos, foi quem entregou as rédeas da Inquisição aos Dominicanos em 1250.
Com a Bula Ad extirpanda de 1252 aprovou o uso da tortura e derramamento de sangue pela Inquisição.
Perseguiu implacavelmente os judeus, chegando a mandar queimar o Talmude por toda a Europa em 1244.
“Durante seu pontificado houve a sétima cruzada, terminando com derrota para os cristãos”.




Os Templários.

Outros que foram vítimas da Inquisição foram os Templários, “Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim: "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici"), conhecida como Cavaleiros Templários, Ordem do Templo (em francês: Ordre du Temple ou Templiers) ou simplesmente como Templários, foi uma ordem militar de Cavalaria”.
“ A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista”.
“ Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges, usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros”.
“Em decorrência do local onde originalmente se estabeleceram (o monte do Templo em Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde se ergue a atual Mesquita de Al-Aqsa) e do voto de pobreza e da fé em Cristo denominaram-se "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão"”.




Os Templários após um Batalha.

“O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas”.
“Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimônia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o Rei Filipe IV de França - também conhecido como Felipe, O Belo - profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V, nascido Bertrand de Gouth, 195º Papa de 5 de junho de 1305 até o dia de sua morte em 20 de abril de 1314, com 50 anos, a tomar medidas contra eles”.
“Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos e queimados publicamente”.

Clemente V
195º Papa

“Em 1312, o Papa Clemente dissolveu a Ordem, e o súbito desaparecimento da maior parte da infraestrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas, que mantêm o nome dos templários vivo até aos dias atuais”.



Jacques de Molay

Destaque para “ Jacques de Molay, nascido em Molay, Haute-Saône, à época um vilarejo do Condado da Borgonha, em 1244 e queimado vivo na Ilha dos Judeus- l'île aux Juifs - uma ilha que existia no Rio Sena no perímetro de Paris, a 18 de março de 1314 nobre e militar, pertencente a uma família da pequena nobreza francesa, tendo sido cavaleiro e o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários”.
Joana d’Arc, Jeanne d'Arc, A Donzela de Orléans, ou La Pucelle d'Orléans, considerada heroína nacional e a “ Mãe da Nação Francesa”.
Ela foi, também, uma vítima da Inquisição acusada de heresia e assassinato. Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimónia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão, ou Rouen, hoje no departamento de Seine-Maritime e principal cidade da região Haute-Normandie.

Joana d’Arc

Sainte Jeanne d'Arc, foi beatificada em 18 de abril de 1909, canonizada em 16 de maio de 1920, sua festa religiosa está marcada para 30 de maio, o aniversário de seu martírio. 
Em 1922, o Papa Pio XI a proclamou a Segunda Santa Padroeira da França.
A primeira é Nossa Senhora da Assunção decretada Padroeira da França por Luís XIII em 10 de fevereiro de 1638.
Um feriado nacional foi estabelecido por lei em 1920 em sua honra, ou seja, o segundo domingo de maio.
E “a inquisição papal desenvolveu uma série de procedimentos para descobrir e processar os hereges”, a saber:
1-          Investigação - um conjunto de procedimentos e regras para identificar os prováveis hereges, muitos dos réus denunciavam parentes na esperança de ver sua pena reduzida. Eram aceitos “depoimentos de criminosos, pessoas de má reputação, as pessoas excomungadas, e hereges condenados”. Durante a investigação, os réus “eram convidados a nomear aqueles que tinham ódio mortal," contra eles. Se os acusadores estavam entre os nomeados, o réu era libertado e as acusações removidas, em contrapartida os acusadores teriam de enfrentar a prisão perpétua. Esta opção foi feita para manter a inquisição de se envolverem em rancores locais”.
2-          Tortura - a tortura poderia ser realizada apenas uma vez. No entanto, era prática comum uma segunda sessão de tortura considerada "continuação" da primeira. O Inquisidor poderia manter um réu na prisão por anos antes do julgamento para obter novas informações;
3-          Julgamento – a acusação da Igreja sempre era favorecida. Os réus não tinham nenhum direito e ponto final;
4-          Punição: Varias eram as formas de punição, sendo a mais drásticas delas a Fogueira.

E depois disso tudo a Inquisição na Espanha recém conquistada aos Mouros, os árabes, perseguiu implacavelmente os judeus, os árabes nela chamado de Mouros, ou Sarracenos, e os hereges.



Tomás de Torquemada (* Valladolid, Espanha, 14 de outubro de 1420 - + Ávila, Espanha, 16 de setembro de 1498) O Grande Inquisidor dos reinos de Castela e Aragão, parte das Espanhas, no século XV.
Em 1474, Torquemada foi nomeada um dos três confessores pessoais que atendiam às necessidades espirituais dos Reis Católicos- Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, soberano da Coroa de Castela (1474 - 1504 ) e da  Coroa de Aragão ( 1479 - 1516 ) - em recompensa por seus excelentes serviços como monge e erudito.
Segundo o espanhol Sebastián de Olmedo como "O martelo dos hereges, a luz de Espanha, o salvador do seu país, a honra da sua ordem.".
Torquemada é conhecido por sua campanha contra os judeus e muçulmanos convertidos da Espanha.
 O número de autos-de-fé durante o mandato de Torquemada como inquisidor é muito controverso, mas o número mais aceito é normalmente 2 200.
O nome Torquemada é sinônimo de Terror.

Monges inquisidores menores, uns fanáticos incultos.

E depois para o meu querido Portugal.




Diogo da Silva
primeiro
Inquisidor-mor de Portugal
 De 1536 até 1539
Desembargador da Casa da Suplicação,
Confessor de D. João III,
Arcebispo de Braga
Bispo de Ceuta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário