sábado, 29 de novembro de 2014

29- CONVERSA - Liber Pontificalis - um instrumento de propaganda oficial pontifício.

Pontifical (Liber Pontificalis) d'Albert de Sternberg, 1376. En lettres initiales agenouillés, l'empereur Charles IV et Albert de Sternberg, évêque, fit écrire et enluminer ce livre manuscrit. Exposé à la bibliothèque du couvent de Strahov, Prague.



Liber Pontificalis.
“Liber Pontificalis sofreu intenso escrutínio acadêmico moderno como um instrumento de propaganda oficial pontifício.”
O Liber Pontificalis ou O Livro dos Papas, é um livro de biografias dos Papas de São Pedro até o século 15.
A publicação original do Liber Pontificalis parou com o Papa Adriano II (867-872) ou o Papa Estêvão V (885-891), mas foi posteriormente complementada com um estilo diferente, até o Papa Eugênio IV (1431-1447) e, em seguida, O Papa Pio II (1458-1464).
Os primeiros manuscritos existentes, é referido como Liber episcopalis em quo continentur acta beatorum pontificum Urbis Romae , e mais tarde o Gesta ou pontificum Chronica .
Abaixo alguns de seus autores, que são:
1-      São Jerônimo ou Eusébio Sophronius Hieronymus ; grego : Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος , nascido na Ilíria (cidade de Stridon , na fronteira da Dalmácia e Pannonia) em  347 e falecido em Belém da Terra Santa, no dia 30 de setembro de 420, Doutor da Igreja , conhecido por sua tradução da Bíblia em latim (a Vulgata ), e seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus;
2-      Beatus Rábano Mauro Magnentius, ou Hrabanus ou Rhabanus ou Maurus, "Praeceptor Germaniae" (Preceptor da Germânia) , monge beneditino,  Arcebispo de Mainz, Alemanha. Autor da enciclopédia De rerum Naturis ( "da natureza das coisas" ou "On the Universe" ). Teólogo consagrado por seus trabalhos sobre educação cristã e comentários bíblicos.  Considerado um dos intelectuais da Era Carolíngia, pois escreveu poemas;
3-      São Hegesippus, cronista da Igreja Primitiva, que pode ter sido um judeu convertido, chegou a Roma, sob o Papa São Anicetus e escreveu na época do Papa São Eleutério, Bispo de Roma esse que “resolveu a questão de origem judaica, sobre a distinção entre alimentos puros e impuros, libertando os cristãos de restrições alimentares”;
4-       Irenaeus, ou Santo Irineu,ou Irineu de Lyon, Pai da Igreja, que nasceu em Esmirna, Ásia Menor (atual Izmir, Turquia) em 130 d. C. e faleceu sendo Bispo em Lugdunum, na Gália, atual Lyon na França, com 72 anos em 202 d.C., seu livro mais destacado foi Adversus Haereses - Contra as Heresias - escrito contra o gnosticismo, onde “enfatizou os elementos tradicionais da Igreja, em especial o episcopado , a Escritura, e da tradição, contra os gnósticos, que disseram que possuíam um segredo tradição oral do próprio Jesus”;
5-      Eusébio de Cesaréia, Eusebius Pamphili, "Eusébio amigo de Pânfilo", Pai da Igreja, Bispo de Cesaréia, estudioso do cânone bíblico, escreveu A Vida de Constantino ( Vita Constantini ), Praeparatio evangelica ( Preparação para o Evangelho ), Demonstratio evangelica ( Prova do Evangelho ), a História Eclesiástica, Sobre a vida de Pânfilo, o Martirológio (  martírio de Policarpo ; o martírio de Piônio ; os martírios de Carpo, Papylus e Agathonike ; os martírios nas congregações de Vienne e Lyon ; o martírio de Apolônio),  Apologia de Orígenes, Comentário ao Salmo ,  comentário sobre Isaías , descoberto mais ou menos completa em um manuscrito em Florença no início do século 20 e publicada 50 anos depois,  comentários sobre Romanos e 1 Coríntios, entre outros... , suas datas são imprecisas .
6-      Anastasius Bibliothecarius ou Anastácio, o Bibliotecário, chefe arquivista da Igreja de Roma e também brevemente um antipapa;
7-      Cesare Baronio ou Cesar Baronius, Cardeal, bibliotecário do Vaticano, nascido no Ducado de Sora, em 30 de agosto de 1538 e falecido em Roma em 30 junho de 1607 (68 anos), autor dos Annales Ecclesiastici ("Anais Eclesiásticos"), em doze volumes, Martirológico Romano (1586).
8-      Giovanni Giustino Ciampini, nobre de nascimento, nasceu em Roma em 13 de abril de 1633 e faleceu “numa casa na aldeia de Ad Decimum ao pé do Castelli Romani, a sua morte nos mapas cadastrais é referido como O povoado de Ciampino e vasta terra agrícola na sua vizinhança é conhecido pelo nome de Vigna Ciampini . De lá, a aglomeração urbana é chamado Ciampino , hoje cidade no sopé do Castelli Romani e adjacente a Roma”,  em 12 de julho de 1698, clérigo, historiador, matemático, e arqueólogo;
9-      Emmanuel Schelstrate, teólogo nascido em Antuérpia em 1649, e falecido em Roma 6 de abril de 1692, bibliotecário assistente da Biblioteca do Vaticano, defensor da ferrenho da supremacia papal, “Sua antiquitas Illustrata circa concilia generalia et provincialia (Antuérpia, 1678) contém decretos dos papas e diversos assuntos da história da Igreja Católica e escreveu um tratado sobre a origem da Igreja Anglicana”, publicou várias outras obras.
10-   Pandolfo Masca ou Pandolfo Masca da Pisa, nascido em Lucca, Toscana, 1101 e faleceu na mesma cidade em 1201 com a idade de 100, Cardeal (Cardinale presbitero dei SS. XII Apostoli), participou de cinco eleições papais: Papa Urbano III, em novembro de 1185, o papa Gregório VIII, em outubro de 1187, o Papa Clemente III, em Dezembro de 1187, o Papa Celestino III março 1191, o Papa Inocêncio III em janeiro 1198, autor de Vidas dos Papas de São Pedro até Inocêncio III, foi político e diplomata;
11-   Petrus Guillermi, em 1142 na Abadia Beneditina de Saint-Gilles ( Abbaye de Saint-Gilles), Saint-Gilles ou Saint-Gilles-du-Gard , departamento de Gard, sul da França, fez
 “ pequenas adições copiadas das biografias papais de Pandolfo”.
12-   Bernardus Guidonis ou Bernard Gui, nascido em 1261 em  Royère, hoje La Roche-l'Abeille (La Ròcha en occitan), département de la Haute-Vienne, Limousin,  falecido em Lauroux (em occitano Lauros ) departamento de Herault , Languedoc-Roussillon, em 1331, frade dominicano, Bispo de Lodève (diocese de Montpellier, França) e de e Tui ( Galiza, Espanha), entre 1307 e 1323 um Inquisidor terrível, “ temido, odiado e respeitado, feroz, voraz,  no Languedoc contra os albigenses”, escreveu “Liber sententiarum ( Livro de Sentenças ) atos gerais de 11 sermões (chamado discussão geral ) e 916 decisões judiciais durante seu mandato inquisidor em Toulouse, contra 636 pessoas (decisões específicas sobre qualquer ou de uma comunidade). Como Historiador escreveu Practica Inquisitionis haereticae pravitatis (manual do Inquisidor) sobre as práticas e métodos da Inquisição e uma genealogia dos reis dos francos, baseada na forma bíblica de genealogia, edições entre 1313 até 1331, em que pela primeira vez o termo “Arvore Genealógica” é usada como é até os nossos dias.
13-   Bosone ou Boso, dito Breakspear, nascido na Inglaterra e morreu em Roma no Outono de 1181, considerado um Cardeal Inglês do século XII, Cardeal-diácono de São Cosme e São Damião, Cardeal de S. Pudenziana, sobrinho do Papa Adriano IV,monge beneditino, Camerlengo da Santa Igreja em 1158 e prefeito de Castel Sant'Angelo , escrveu em verso  uma “Vida dos Santos” e retomou os escritos do Liber Pontificalis.
Entre outros colaboradores.
Edições:
Anastasii Bibliothecarii Historia, de vitis romanorum pontificum a b. Petro apostolo usque ad Nicolaum I nunquam hactenus typis excusa. Deinde Vita Hadriani II et Stephani VI; full view of the 1602 editio princeps.
O Liber Pontificalis foi editado primeiro por J. Busæus sob o título Anastasii bibliothecarii Vitæ Seu Gesta. Romanorum Pontificum (Mainz, 1602).
A nova edição, incluindo a ecclesiastica Historia de Anastácio, foi editado por Fabrotti (Paris, l647).
A Edição do mais antiga Liber Pontificalis até o Papa Adriano II e adicionando o Papa Estêvão VI, foi reeditada por Fr. Bianchini, acrescentando os papas restantes através de João XXII (Scriptores rerum Italicarum, III), e outros vários apêndices. (Roma 1718 a 1735)
Edições modernas incluem as de Louis Duchesne ( Liber Pontificalis Texte, introdução et commentaire, 1886-1892,  incorporada com o Annales Romani (1044-1187)) e Theodor Mommsen ( gestorum Pontificum Romanorum pars I: Liber Pontificalis ,  Berlin, 1898 ).
Raymond Davis, O Livro dos Pontífices (Liber Pontificalis) . Liverpool: University of Liverpool Press, 1989.


Nenhum comentário:

Postar um comentário