sexta-feira, 28 de julho de 2023

Colégio Pedro II do Rio de Janeiro




                                                                 

As pessoas imaginam que o vetusto educandário denominado Colégio Pedro II foi fundado  por Sua Majestade Imperial, Dom Pedro II, Pela Graça de Deus, e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, mas NÃO FOI.

Explico: Durante a minoridade de Dom Pedro II  o Brasil viveu no “ Período Regencial é como ficou conhecido o decênio de 1831 a 1840 na História do Brasil, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e a declaração da Maioridade”, e sucederam-se quatro regências: A Provisória Trina, a Permanente Trina, a Una de Feijó e a Una de Araújo Lima.

Foi na chefiada por Pedro de Araújo Lima, Marquês de Olinda, período de         19 de setembro de 1837 a 23 de julho de 1840, que desejava completar a obra civilizadora iniciada por El-Rey Dom João VI no Brasil, que “ a  instituição foi fundada em decorrência da reorganização do antigo Seminário de São Joaquim, conforme projeto do então ministro dos Negócios e da Justiça, Bernardo Pereira de Vasconcelos”.

Foi inaugurado em 1837, na data de aniversário do imperador-menino (2 de dezembro), sob a denominação de Imperial Colégio de Pedro II, sendo oficializado por decreto regencial a 20 de dezembro, e as aulas se iniciaram em março do ano seguinte (1838), no mesmo edifício onde funciona até hoje, o da foto, mas a atual avenida Marechal Floriano era denominada de rua Larga.

Jorge Eduardo Garcia

Autor do livro CONVERSANDO ALEGREMENTE SOBRE A HISTÓRIA.

Pedro de Araújo Lima nasceu em Sirinhaém, Pernambuco, no dia 22 de dezembro de 1793, filho do capitão Manuel de Araújo Lima e de Anna Teixeira Cavalcanti.

Casou-se com Luiza Bernarda de Figueiredo, filha de José Bernardo de Figueiredo (Ministro do Supremo Tribunal de Justiça).

Neto paterno do sargento-mor Antônio Casado Lima e D. Margarida Bezerra Cavalcanti, e materno, do coronel Pedro Teixeira Cavalcanti, e D. Luísa dos Prazeres Cavalcanti.

Do casamento tiveram dois filhos, Luiza Bibiana (Bambina) de Araujo Lima, a Viscondessa de Pirassununga, casada com Joaquim Henrique de Araujo, visconde de Pirassununga e Pedro de Araújo Lima (filho).

Foi avô da segunda Baronesa do Rio Preto, Maria Bibiana de Araújo Lima.

Estudou humanidades em Olinda e em 1813, seguiu para Portugal, onde formou-se em direito pela Universidade de Coimbra.

Começou a sua carreira política em 1821, na bancada da então província de Pernambuco às Cortes Gerais de Lisboa.

Fez parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1823 e das primeiras legislaturas brasileiras

Regente do Império do Brasil no período de19 de setembro de 1837

a 23 de julho de 1840.

4º, 9º, 14º e 17º Presidente do Conselho de Ministros do Império do Brasil.

Durante a sua regência, foram fundados o Imperial Colégio Pedro II, do Arquivo Público do Império e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sendo deste último, sócio fundador, além de diretor da Faculdade de Direito do Recife.

Esse GRANDE HOMEM DE CULTURA- Alma mater Universidade de Coimbra- faleceu  em 7 de junho de 1870 , aos76 anos, no Rio de Janeiro, na Corte ou Município Neutro,  e está sepultado no Cemitério de São Francisco de Paula no bairro do Catumbi, cidade do Rio de Janeiro.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário