segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

111- CONVERSA - OS HABSBURGOS – Parte II.



O primeiro:
O primeiro antepassado dos Habsburgo que se tem conhecimento pela Acta Murensia, ou registros na Abadia de Muri, L'abbaye de Muri, Das Kloster Mur, um mosteiro beneditino, é  Theodebert, Rei da Helvetia e Alemannia, que era pai de Guntram der Reiche, ou Guntram, o Rico, um nobre com propriedades na Alsácia, Breisgau, as margens do Rio Aare (um afluente do Alto Reno e o mais longo rio que tanto sobe e termina inteiramente dentro Suíça) e Reuß (hoje Estado Livre da Turíngia, no centro da Alemanha).
Eles eram da Dinastia Etichonids, uma família nobre de origem visigoda, que adentraram pela Região da Alsácia na Alta Idade Média a partir do 7º século ao 10º século.
Guntram der Reiche foi pai de Lanzelin.
Lanzelin casou com Luitgard de Thurgau, filha de Eberhard III, Conde em Thurgau.
Lanzelin por causa do castelo de Altenburg, ou Schlösschen Altenburg, um pequeno castelo que usou parte das muralhas romanas existentes em sua construção, por ele erguido, adotou o Título de Conde de Altenburg.
Altenburg bei Brugg, ou Altenburg perto de Brugg, é um distrito de Brugg, no Cantão Suíço de Aargau.
É, também, conhecido como Graf von Klettgau und Thurgau, ou Conde de Klettgau e Thurgau, e por ter tomado pelas armas o Cantão Suíço de Aargau.
Eles foram pais de:
a-      Werner I, Bispo de Estrasburgo (Não deve ser confundido com Werner I. (1025-1096), Conde de Habsburgo), que lançou a primeira pedra de uma catedral no local atual de Notre-Dame de Strasbourg, que a caminho de Constantinopla, morreu de febre, nas margens do Bósforo;
b-      Radbot, Conde de Klettgau e Thurgau, fundador do Castelo de Habsburg;
c-       Rudolf I, também conhecido como Rudolf von Altenburg,pois ele nunca usou o sobrenome von Habsburg, Landgrave em Klettgau e Thurgau, fundador do Mosteiro Ottmarsheim, Mosteiro de Santa Maria, hoje na Alsácia, França, cuja a igreja foi consagrada pelo Papa Leão IX em 1049. Casou com Gwendolyn (possivelmente a filha de Kuno, ou Conrado I, Duque de Baviera e Senhor de Zutphen;
d-      Lanzelin II, ou Landold II, Vogt von Reichenau, ou Oficial de justiça de Reichenau, que casou com Bertha von Bueren, filha de Friedrich, Conde em Riesgau, Palatino na Suábia, e de Adelheid, filha e herdeira de Walter, Conde em Filsgau, portanto irmã Friedrich von Bueren, considerado o “Pai dos Staufer, ou Hohenstaufen, segundo a ‘consanguinitatis tabula’ de Wibald von Stablo und Corvey, monge e abade beneditino da Abadia Beneditina de Corvey.

Mais, vamos falar de Radbot, Conde de Klettgau e Thurgau, fundador do Castelo de Habsburg.
Radbot se tornou senhor de grandes propriedades na Alsácia, na Suábia e em Aargau.
Radbot mandou construir o castelo de Habichtsburg (castelo dos Falcões), não um grande castelo, mas uma torre simples, apenas com a finalidade de servir de defesa para si e sua família.
Daí que o sobrenome, ou nome da Dinastia, é Habsburg, uma corruptela, ou até mesmo uma derivação, do nome Habichtsburg.
Segundo a Lenda, ele foi duramente criticado por seu irmão, Werner I, Bispo de Estrasburgo, por não ter mandado construir um verdadeiro forte, com várias torres defensivas, dominado por uma torre de vigilância, cercado por um largo fosso e por uma grande e solida muralha, ao que Radbot dizendo que “em uma noite ele transformaria a castelo em um baluarte Inexpugnável”.
No dia seguinte, quando o Bispo foi a janela, viu uma cena no mínimo inusitada.
Em torno do castelo foram colocados muitos vassalos, que ombro a ombro criavam uma solida muralha, e cavaleiros com pesadas armaduras, postados em pontos extremos, que serviam como as torres.
O religioso ficou pasmo.
Radbot casou com Ita de Lorraine, ou de Metz, filha de Adalbert II, ou Adalberto de Metz, Conde em Saargau, da família de Matfriede (uma das mais antigas famílias nobres europeias, datada do século 8) e Judith de Ohningen (Judith da Suábia), que é considera a Matriarca dos Habsburgo - Stammmutter der Habsburger.
O casal fundou o Mosteiro de São Martin de Tours em Muri e começaram a construção da Igreja dessa Abadia em Muri no cantão de Aargau, isso revelado e de acordo com a Acta Murensia.
Do casal nasceram três filhos e uma filha, a saber:
1-      Otto I († 28 de junho de 1046), Conde em Sundgau, sepultado em Estrasburgo;
2-      Albertus I, ou Adalbert I, ou Albrecht I, ou Adelbert I, um Conde de Habsburgo;
3-      Werner I;
4-      Richenza von Habsburg, que casou com Ulrich II, Conde em Lenzburg.

Werner I, casou com Regulinda, Condessa de Baden, da Família de Lenzburg-Baden, de incontestável nobreza, o primeiro Lenzburger listada na genealogia germânica foi o Vogt Ulrich von Schänis, isso antes 972.
Tiveram os seguintes filhos:
1-      Albrecht II, Landvogt zu Muri, Pró cônsul para Muri e morreu sem herdeiros;
2-      Otto II, o primeiro a usar o sobrenome von Habsburg, foi Graf von Habsburg, Conde de Habsburgo, foi Landgrave na Alta Alsácia, Landvogt zu Muri, Pró cônsul para Muri.
Otto II acompanhou o Imperador Henrique V na campanha contra a Hungria e em seu retorno, ele foi assassinado no dia 8 de novembro de 1111.
Era casado com Hilda, Gräfin von Pfir, ou Hilda, Condessa de Pfir, originaria da Borgonha, da Casa Scarponnois, família que deu os Condes de Pfirt (francês de Ferrette), Lützelburg (von Lutzelbourg), Montbéliard (de Montbéliard) e os Condes, mais tarde, Duques de Bar (Bar-le-Duc).
Tiveram os seguintes filhos:
1-      Rudolf (considerado o Primeiro - I) e que morreu sem herdeiros;
2-      Werner II (considerado o terceiro – III) Conde de Habsburgo, Landgrave da Alta Alsácia, e um progenitor direto da Imperial e Real Dinastia de Habsburgo;
3-      Adelheid, que casou com um Conde em Henneberg.

Werner II (considerado o terceiro – III) Conde de Habsburgo, Landgrave da Alta Alsácia, e um progenitor direto da Imperial e Real Dinastia de Habsburgo, que morreu na Itália, e depois da Batalha de Tusculum, vítima de uma praga que grassou em mio ao Exército Imperial.
Casou com Ita von Starkenberg, uma nobre do Tirol, e tiveram:
Albrecht III, der Reiche, ou Alberto III, o Rico;
Otto III, Bispo Otto II de Constança;
Richenza, que casou com seu primo Luís, Conde de Pfir, da Casa Scarponnois;
Gertrud que casou com outro primo, Dietrich III, Conde de Montbéliard, da Casa Scarponnois.

Albrecht III, der Reiche, ou Alberto III, o Rico, foi Conde de Habsburgo, Vogt de Muri e Landgrave em Alsácia.
Casou com Ita von Pfullendorf-Bregenz, filha de Rudolf von Pfullendorf, Conde de Ramsperg , Conde de Pfullendorf , Conde de Bregenz , Conde de Lindau e governador de St. Gallen, cidade de São Galo, na atual Suíça, onde está a Abadia de São Galo (em alemão Fürstabtei St. Gallen), casado com Elizabeth, soror ducis Welf , o que provavelmente significa uma irmã do Duque Welf VII, da Casa de Welf.
Tiveram dois filhos:
Rudolf II, der Gütige, ou Rudolf II, o Bom;
Ita von Habsburg, que casou com Friedrich, Graf(Conde) von Leiningen.

Rudolf II, der Gütige, ou Rudolf II, o Bom, foi Conde de Habsburgo, Duque de Laufenburg, Zürichgau e Aargau e Landgrave na Alsácia, e é avô de Rudolf I, o primeiro Rei de Habsburgo do Sacro Império Romano.
Casou com Agnes von Staufen, filha de Gottfried von Staufen, dos Senhores de Staufen, Die Herren von Staufen, uma família nobre do sul da Alemanha, que não está relacionada com a família de Staufer/Hohenstaufen.
Tiveram os seguintes filhos:
1-      Werner (IV) morreu sem filhos;
2-      Albrecht IV, der Weise, Graf von Habsburg, ou Alberto IV, O caminho, Conde de Habsburgo, Landgrave da Alta Alsácia, que morreu em 1239, durante a cruzada liderada por Thibaut I de Navarra por causa de uma praga que grassou no Castelo de Ashkelon, ou Ashkalon, era um defensor do Hohenstaufen;
3-      Rudolf III, der Schweigsame, ou Rudolf II, o Silencioso, Conde de Laufenburg, progenitor da Linhagem de Laufenburger;
4-      Gertrude, que casou com o conde Ludwig III de Frohnburg;
5-      Helwiga, que casou com o Conde Hermann III de Frohnburg.

Albrecht IV, der Weise, Graf von Habsburg, ou Alberto IV, O caminho, também o Sábio, Conde de Habsburg, além de herdar o Titulo recebeu, também, as áreas da Alsácia e Aargau, enquanto seu irmão Rudolf III, Conde de Laufenburg, recebeu os territórios do sul da Alemanha (Breisgau), fundando assim o ramo da Habsburg-Laufenburg, que se extinguiu no início do século XV.
Albrecht IV, der Weise casou com Heilwig de Kyburg, filha do Conde Ulrich III de Kyburg, e de e Anne de Zähringen.
Tiveram 5 filhos:
Rudolf IV, ou Rodolfo I, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, e ele teria de fazer a viagem a Roma (o Römerzug) a ser oficialmente coroado Imperador Sacro pelo Papa;
Albert V;
Hartmann
Cunigunde, que casou com Otto III;
Elizabeth, que casou com Frederico IV, o Leão, de Hohenzollern;
Clementine.


E é de Rudolf IV, ou Rodolfo I, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, que falaremos na próxima ‘conversa’. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário