segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

98 – CONVERSA – O INICIO DA LUTA DOS GUELFOS.

98 – CONVERSA – O INICIO DA LUTA DOS GUELFOS

Henrique IX, o Negro, ou Heinrich IX, der Schwarze, sucedeu ao irmão como Duque da Baviera. Casou com Wulfhilde Billung da Saxônia, filha mais velha de Magnus, Duque da Saxônia e de Sophia da Hungria.
Henrique IX e Wulfhilde tiveram os seguintes filhos:
a-      Judite, casado Frederico II, Duque da Suábia;
b-      Henry X, o orgulhoso, Duque de Baviera, Duque da Saxônia (como Henrique II), Margrave de Toscana;
c-       Welf VI - Margrave de Toscana e Duque de Spoleto;

Magnus, Duque da Saxônia.

Magno I da Saxónia (1045 — 1106), ou Magno Bilunga, foi duque da Saxónia entre os anos de 1072 e 1106.

Die Billunger – Uma família da Nobreza desde os tempos de Carlos Magno.

O primeiro citado de nome Wychmannus comes, ou Graf Wichmann, ou Conde Wichmann, foi em 820, que faleceu em 881. Foi embaixador nas negociações com Hemming, o Viking, Rei da Dinamarca, que estabeleceu a fronteira entre os reinos dos francos e dos dinamarqueses.
A capital de seus domínios era Lüneburg, hoje “cidade hanseática de Lüneburg (baixo-alemão Lümborg ) é um grande centro no nordeste da Baixa Saxônia e é um dos nove centros regionais no estado. A cidade está localizada a cerca de 50 quilômetros a sudeste de Hamburgo à beira do Lüneburg Heath e pertence à região metropolitana de Hamburgo”.
“Lüneburg, a partir de 951 consta como a sede da Billungs, que ocupavam o castelo na montanha de pedra calcária, e o nome da qual Lüneburg deriva, Hliuni, corresponde à palavra Lombarda para "refúgio".”
Hermann, "principes militiae", procurador regis de Otto I, fez campanha contra os Redarier, povo que numa ilha nas costas da Marca de Billunger.
Hermann foi Conde em Bardengau, em Wetigau , em Tilithigau , em Marstemgau e Bardengau, Margrave da Saxônia e “procurador cadastrado” (administrador do Rei), com poderes judiciais na região,  portanto de facto a posição de Dux,  mas não foi chamado de Duque de Saxônia, porque o Imperador Otto II, o Grande,  era o Duque da Saxônia entronizado, e foi o último da Dinastia Otoniana.
Hermann von Billung é fundador do mosteiro de St. Michael em Lüneburg, onde está sepultado.
Casou com Oda ou Ode, e depois com Hildesuith de Westerburg.
Foi pai de:
I-                     Bernardo I, Duque da Saxônia, que casou com Hildegard von Stade;
II-                  Liutger (Liudger), Conde de Lesum e de Westfalengau, que casou com:
a-      Emma de Lesum;
b-        Adela de Hamaland, irmã do Bispo Meinwerk de Paderborn, venerado como um santo, enterrado na Catedral de Bremen;
III-                Mathilde I, que casou com:
A-     Baldwin III, Conde de Flandres;
B-      Gottfried, Conde de Verdun (Dinastia Ardennes-Verdun).
IV-               Suanhilde (Swanhild), que casou com:
Y-       Thietmar I, Margrave da Nordmark, de Meissen e de Merseburg;
Z-      Ekkehard I, Margrave de Meissen .
V-                 Imma, Abadessa de Herford.
Muito Bem.

Os Billunger foram Duques da Saxônia de 27 de março de 973 até 23 de agosto de 1106, a saber:
1-      Bernardo I  de 27 março de 973 até 9 de fevereiro de 1011;
2-      Bernardo II, filho do precedente, ampliou os poderes do Duque da Saxônia e é considerado como o maior dos Billungers, governou de 9 de fevereiro de 1011 até 29 de junho de 1059;
3-      Ordulf, filho do precedente, seu reinado foi ocupado por guerras com os Wends, aliando-se com a Dinamarca, governou de 29 de junho de 1059 até 28 de março de 1072;
4-      Magnus, filho do precedente, e de Wulfhild, filha de Santo Olavo ou Olaf II da Noruega ou Rex Perpetuus Norvegiae, e de Astrid Olofsdotter, filha de Olof Skötkonung, Rei da Suécia, com sua amante viking Edla, Duquesa de Venden, governou de 28 de março de 1072 até 23 de agosto de 1106.      
 Vamos conversar sobre Magnus.
Magnus participou da Rebelião dos Saxões, Sachsenkrieg, entre os Barões Saxões e Príncipes do Império contra a Dinastia Saliana, “conflito atingiu o seu clímax no período de verão 1073 até o final de 1075”.
Os principais Príncipes e os Barões Saxões já estavam descontentes com Henrique III e seus tributos para custear o esplendor de seu Kaiserpfalz Goslar ou Palácio Imperial de Goslar, no sopé do Rammelsberg, um monte pertencente à região norte da cadeia montanhosa de Harz e que se situa a sul da cidade de Goslar, na Alemanha central, pois o “Imperador chamou Benno II , um dos mais famosos arquitetos da época, mais tarde Bispo de Osnabrück, e sob a sua orientação começaram as grandes obras de uma nova Kaiserhaus (aquela que conhecemos atualmente), etc..., que só ficaram concluídas na primeira metade da década de 1050”.
Seu filho, Henrique IV, herdou o descontentamento, e o ampliou, pois decretou que as terras em volta do tal Palácio eram Domínios da Coroa, os famosos Krongut, ou Krondomäne, e como elas estavam na posse direta do Soberano, era ele que nomeava seus administradores, os ministerialis, no plural, ministeriales.
Além do mais, Henrique IV, começou a construir fortalezas imperiais nesses territórios e com isso nobreza e o povo começaram a considera-las como uma ameaça.
Große Harzburg, em Bad Harzburg no distrito de Goslar, Saxônia, foi considerada a maior e mais ameaçadora fortaleza pelos saxões.
Henrique IV queria mais autonomia, um governo absoluto, além é claro de querer expandir seus domínios com base nos Krongut, ou Krondomäne, e com isso conseguiu criar vários e vários conflitos de interesses, e irritar tanto aos Príncipes do Império, quanto aos Barões Saxões, como veremos.
Os Grafschaft Northeim ou Condes de Northeim são de “origens controversas e de difícil pesquisa”, mas eles aparecem na História em 955 com Siegfried von Northeim, que casou com uma Mathilde, da qual não se sabe a família.
Otto de Northeim, nascido em torno de 1020 e falecido em 11 de janeiro de 1083, filho dos Condes Bernhard e Eilika von Northeim, se tornou muito poderoso graças a Agnes de Poitou, viúva de Henrique III, Imperatriz-Rainha-Regente e mãe de Henrique IV, que em 1061 o elevou a Duque da Baviera e a Baviera era um Ducado rico e com vários vassalos.
O primeiro Duque dos Bávaros foi Garibald I, da família von Agilolfinger, por volta de 548, das mãos de Teodebaldo (em francês: Thibaud), Rei franco de Metz, Reims ou Austrásia de 547 a 555, e seus familiares governaram até 788 com Tassilo III, que renunciou ao Direito de sua Dinastia reinar sobre a Baviera conforme estava estipulado na Lex Baiuvariorum, que é uma Código de leis e de direitos populares dos bávaros, estabelecido entre os séculos 6 e 8, portanto podia os Imperadores elevar alguém ou retirar de alguém esse maravilhoso e rico Ducado.
Só para lembra: Carlos Mango foi Duque da Baviera.
Continuemos...
Otto, Conde de Northeim e Duque da Baviera, viu as ações de Henrique IV, com suas Krongut, ou Krondomäne, uma invasões em seus direitos de propriedade, e já irritado com a história das fortalezas, se rebelou.
Uns e outros, principalmente os fies cortesãos do Soberano, Guiso II, Conde em Marburg in Hessen, e Adalbert von Schauenburg, um arrivista, resolveram forjar, claramente com o beneplácito do Imperador que tinha como objetivo derrubar o Duque da Baviera e tomar para si o rico Ducado e vastos domínios, uma acusação de que Otto, Conde de Northeim e Duque da Baviera queria assassinar a Henrique IV, e os havia convidado porá a Conspiração.
Foi um sururu danado no ano da graça de 1070.
O Reichsfürst ou Príncipes Imperais chamaram Otto para um esclarecimento no Kaiserpfalz Goslar ou Palácio Imperial de Goslar, mas esse se recusou a ir pois temia por sua segurança, e ato continuo, mesmo sem ser ouvido, foi deposto e privado de todos os seus bens. 
Revoltado Otto von Northeim se aliou a Magnus Billung, a Lothar Udo II, Conde de Stade e Margrave da Nordmark, a Burchard II de Veltheim, Bispo de Halberstadt, a Gebhard de Süpplingenburg, ao Conde Palatino Frederico II da Goseck e ao Conde Dietrich II de Katlenburg, contra Henrique IV, Imperador e Rei.
Foi a Rebelião dos Saxões, Sachsenkrieg, que teve seu doloroso final na Batalha de Homburg no Unstrut (antigo mosteiro em Homburg Bad Langensalza) em 9 de junho de 1075, quando um exército Imperial bem treinado esmagou uma tropa composta principalmente de aldeões defendendo os seus direitos e os direitos de seus senhores.
Os vitoriosos não souberam vencer e passaram a fio de espadas as populações da Saxônia e a Turíngia, numa façanha digna de Herodes, o Grande. 
Contudo Otto Conde de Northeim e Duque da Baviera, Titulo restabelecido mas não a posse total do Domínio, permaneceu em armas contra o Imperador e Rei até à sua morte em 11 de janeiro de 1083. Ele foi enterrado na Capela Nicolai em Northeim, uma cidade da Baixa Saxônia, Alemanha, sede do distrito de Northeim
Otto casou com Richenza da Suábia, uma viúva.
Richenza era viúva de Herman III, Conde de WerL, e tiveram uma filha:
Oda que casou com Lotário Udo II, Margrave da Nordmark, já citado.
Otto e Richenza tiveram:
1-      Henry, o Gordo, Conde em Rittigau e Eichsfeld, Margrave de Frísia;
2-      Kuno, Conde de Beichlingen, casou com Cunegundes, filha de Oto I, Conde de Weimar-Orlamünde e Margrave de Meissen;
3-Siegfried III, Conde em Hessengau, em Nethegau e em Ittergau, Meirinho ou Vogt em Corvey e Northeim. Conde de Boyneburg, linha masculina em 1144;
4-Otto II, Conde de Northeim.........................
5-      Ida, casou com Thimo, O Bravo, Conde de Brehna, foram pais do Margrave Konrad (Konrad von Meissen ), chamado o Grande ou o Piedoso, Margrave de Meissen e de Lusatia,  Conde de Wettin , de Brehna ,  de Camburg, de Groitzsch e Rochlitz , Meirinho ou Vogt de Chemnitz e Naumbur, organizador de Cruzadas para evangelização do povo do Leste europeu;
6-      Ethelinde, casou com:
a-      Welf I, futuro Duque da Baviera em oposição ao sogro, divorciado em 1070;
b-      Herman I, Conde de Calvelage.
7-      Mathilda, casou com Conrad II, Conde de Arnsberg-Werl.



Margrave Konrad (Konrad von Meissen ), chamado o Grande ou o Piedoso, Margrave de Meissen e de Lusatia,  Conde de Wettin , de Brehna ,  de Camburg, de Groitzsch e Rochlitz , Meirinho ou Vogt de Chemnitz e Naumbur, organizador de Cruzadas para evangelização do povo do Leste europeu

Voltemos, pois...
A Magnus, filho mais velho de Ordulf e de Wulfhild da Noruega, a filha de Olav II, Rex Perpetuus Norvegiae, Santo Olavo. E de Astrid Olofsdotter, filha de Olof Skötkonung, Rei da Suécia, com sua amante viking Edla, Duquesa de Venden, governou de 28 de março de 1072 até 23 de agosto de 1106, considerado o último membro da Dinastia dos Billung Diretos.
Magnus casou com Sophia, filha de Béla I, Rei da Hungria, da Casa de Árpád, e sua esposa Richeza da Polônia, filha de Mieszko II Lambert, Rei da Polônia, e sua esposa, Richeza da Lotaríngia, uma neta do Imperador Otto II, que dava a dimensão da real importância dos Duques da Saxônia de sua Dinastia, mas só tiveram filhas mulheres, a saber:
1-      Wulfhilde Billung da Saxônia, casou com Henrique IX, o Negro, Duque da Baviera, segundo filho de Welf I, Duque da Baviera, e Judith de Flandres, portanto que faz dela e de seus herdeiros Membros da Dinastia dos Guelfos;
2-      Eilika da Saxônia, casou com Otto, Conde de Ballenstedt , dito Otto , o Rico, pais de Albrecht der Bär, dito  Alberto, o Urso, conquistador do domínio e primeiro Margrave de Brandemburgo, que por um breve período, foi também Duque da Saxônia entre 1138 e 1142.
Nota:  Eleitor de Brandemburgo – Margrave de Brandemburgo. Foi um dos sete eleitores do Sacro Império Romano-Germânico criado pela Bula Dourada de 1356. O título de Eleitor de Brandemburgo parou de ser usado depois da dissolução do Império em 1806.

 Magnus “Herzog von Sachsen aus der Familie der Billunger”, foi durante parte de sua vida inimigo de Henrique IV, Imperador e Rei.
Acusado na Conspiração mentirosa dos fies cortesãos do Soberano, Guiso II, Conde em Marburg in Hessen, e Adalbert von Schauenburg contra seu aliado Otto de Northeim, foi capturado e preso no Castelo de Harzburg, a fortaleza imperial imponente que inflamava a ira dos nobres saxões, e onde ficou por não abdicar da Coroa do Ducado da Saxônia.
Depois da derrota dos saxões em Homburg no Unstrut foi solto.
Magnus foi partidário do anti-Rei Rodolfo ou Rudolf de Rheinfelden ou Rudolf da Suábia, e lutou na Batalha de Mellrichstadt, que ocorreu na terça-feira, 7 de agosto de 1078, no Grafenberg entre Mellrichstadt e Oberstreu, Baixa Francônia, ao pé do Rhön (cadeia de montanhas na fronteira dos alemães estados da Baviera, Hesse e Turíngia), “o primeiro confronto militar no conflito entre Henrique IV e o anti-Rei Rudolf de Rheinfelden, saindo esse último vencedor”.
Magnus se reconciliou com Henrique IV e lutou com ele contra o Povo Liutizen, que resistia ao Cristianismo
Magnus morreu em 23 de agosto 1106 no Castelo de  Ertheneburg e Sua morte foi o fim do governo dos Billunger Diretos, pois o Ducado da Saxônia passou para o futuro Imperador Lotário von Supplinburger ,da Dinastia Süpplingenburg, Imperador Lotário III, mas a disputas teve início com as famílias de suas filhas para as famílias, os poderosos de Guelfos e Askanier, “esses membros da mais alta e nobre família alemã, cujo poder de nobreza foi baseado, entre outros, pela Tradição, a educação, a ancestralidade e  propósito divino” e “cuja linhagem masculina pode ser rastreada desde o  início do século 11”.
Magnus está sepultado na igreja de St. Michaelis em Lüneburg, cidade hanseática de Lüneburg, no nordeste da Baixa Saxônia.

E a luta começou....

Nenhum comentário:

Postar um comentário