quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

117 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte II

117 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte II
História da Rússia monárquica.

O Grão-ducado de Vladimir era um principado durante o Rus 'de Kiev e depois de seu colapso. O território era delimitado pelos Rios Volga, Oka e Duína do Norte.
No século XI, o capital local era Rostov, e as principais cidades eram Suzdal, Yaroslavl e Belozersk .
Vladimir Monomakh II, Владимир II Всеволодович Мономах (Vladimir II Monomakh Vsievolódovitch ), filho de Vsevolod Yaroslavich, Все́волод Яросла́вич  , Príncipe Pereyaslav e de Chernigov, Grão-Príncipe de Kiev, o primeiro a usar o Título de Príncipe de Toda a Rússia («князь всея Руси»), e de  Monomahinya,  Мономахиня, ou Anastásia,  Princesa Imperial Bizantina, cujo paia era o Basileu Constantino IX Monomakh.
Como nenhum Príncipe de Kiev se interessava por esse território, mas Vladimir Monomakh II reconstruiu e fortaleceu a cidade de Vladimir, no barranco do rio Klyazma, 31 km ao sul de Suzdal.
Yuri Dolgoruky I, Braços Longos, Юрий Долгорукий ", filho de Vladimir Monomakh II,
Que em 1108, Yuri foi enviado por seu pai para governar a grande Província de Rostov-Suzdal, no nordeste da Rus 'de Kiev.
Em 1121, ele lutou contra os Boiardos, membros da nobreza, de Rostov, e com isso mudou a capital de suas terras daquela cidade para Suzdal.
Como a região era pouco povoada, Yuri fundou as cidades de Ksniatin em 1134, Pereslavl-Zaleski e Yuryev-Polsky em 1152 e Dmitrov em 1154 a ele, também é atribuído a fundação de Tver , Kostroma , e Vologda .
Em 1147, Yuri Dolgoruky conheceu um lugar chamado Moscou.
Em 1156, Yuri fortificou Moscou com paredes de madeira e fosso.
Embora a resolução provavelmente existia anteriormente, Dolgoruki muitas vezes considerado o "fundador de Moscou". Sua estátua domina a praça da Câmara Municipal, na capital da Rússia.
Yuri I Vladimirovich, ou Yuri Dolgoruky, foi Grão- Príncipe de Kiev, Príncipe de Rostov e Suzdal, teve, pelo menos, quinze crianças.
 A identidade das mães não se sabe ao certo, mas são consideradas crianças mais velhas e, geralmente, atribuída à primeira esposa, uma filha de Aepa Ocenevich, Khan dos Cumans, povo que habitavam uma área mais ao norte do Mar Negro e ao longo do Volga rio conhecido como Cumania:
1-      Rostislav Yuryevich , Príncipe de Pereyaslavl
2-      Ivan Yuryevich, Príncipe de Kursk
3-      Olga Yuryevna , casada Yaroslav Osmomysl
4-      Andrei I Bogolyubsky - Bogolyubsky que dizer “O amado de Deus”, Príncipe de Rostov-Suzdal, que em 1169, conquistou Kiev e foi nomeado o Grão-Duque de Kiev.
5-      Maria Yuryevna casada Oleg Sviatoslavich, Príncipe de Novhorod-Siverskyi .
6-      Sviatoslav Yuryevich
7-      Yaroslav Yuryevich
8-      Gleb de Kiev
9-      Boris Yuryevich, Príncipe de Belgorod e Turaŭ
10-   Mstislav Yuryevich, Príncipe de Novgorod
11-   Vasilko Yuryevich, Príncipe de Suzdal

Consideram-se mais jovem e, normalmente atribuído à segunda esposa, Helena Komnena, uma filha de Isaac Komnenos, irmão do imperador D. João II Komnenos e de Anna Komnena. Isaac foi dado a dignidade de César por seu pai. Viúva Helena voltou para Constantinopla.
Mikhail de Vladimir (d. 20 de junho de 1176).
Vsevolod, o Grande 
David Yuryevich
Yaropolk Yuryevich.

André Bogolyubsky, o Amado de Deus, ou Andreï, ou André Iourievitch,  Андрей Юрьевич, Com a morte de seu pai, em 1157 , ele se tornou o Grão- Duque de Vladimir, Rostov e Suzdal, um, pois tomou o controle das cidades de Vladimir , Rostov e Suzdal.
Com isso estabeleceu sua capital em Vladimir, лади́мир.
E assim surgiram os Grão-Duques de Vladimir, os poderosos Príncipes de Vladimir, que desde o início do século XIV anexaram a seu Título o de “Toda a Rússia”, ou seja Grão-Duque de Toda a Rússia, e foram eles:
1-      Yaropolk Rostislavich, Ярополк Ростиславич, de 1174 - 1 175;
2-      Mikhail de Vladimir, Михалко Юрьевич, de 1175 – 1176;
3-      Vsevolod o Grande Ninho, Всеволод Юрьевич Большое Гнездоem francês le Grand Nid, de 1176 – 1212, Príncipe Pereyaslav, Grão-Príncipe de Kiev, durante seu reinado foi o apogeu dos Príncipes de Vladimir;
4-      Yuri Gromov, Юрий Всеволодович, de 1 212 – 1216;
5-      Konstantin de Rostov, Константин Всеволодович, de 1216 – 1218, - Príncipe de Novgorod, Príncipe de Rostov;
6-      Yuri Gromov (Yuri (George) Vsievolódovitch), o Decapitado, Юрий Всеволодович, de 1 218 – 1238;
7-      Jaroslav Vsevolod, Ярослав Всеволодович, ou Yaroslav (Theodore) Gromov,de 1238 – 1246, Príncipe de Pereyaslav, de Pereslavl-Zaleski, o Grão-Duque de Kiev, Príncipe de Novgorod;
8-      Svyatoslav, Святослав Всеволодович, de 1246 - 1 248, Príncipe de Novgorod, de Yurievsky, de Pereyaslavsky, de Suzdal;
9-      Mikhail Khorobrit, Михаил Ярославич Хоробрит, de 1248, Príncipe de Moscou (1246 - 1248);
10-   Andrew Jaroslawich, Андрей Ярославич, de 1248 – 1252, Príncipe de Suzdal;
11-   Alexander Nevsky, Александр Ярославич Невский, Santo, de 1252 – 1263, Grão-Príncipe de Kiev, Príncipe de Novgorod, de Pereslavl-Zaleski

São Alexander Nevsky foi o último Príncipe Vladimir da Linha do Fundador, após sua morte o Nordeste da Rússia, Северо-Восточная Русь ( o Rus 'de Kiev ) foi dividido em vários Principados, uma espécie de Principado Tribal.
Contudo, Grão-Ducado do Vladimir permaneceu muito grande, e isso lhe dava vantagem sobre os demais Príncipes que surgiram.
Foram eles de 1263 até 1389:
12-   Yaroslav Yaroslavich Tver, Ярослав Ярославич Тверской, Príncipe de Tver e de Novgorod;
13-   Vasily de Kostroma, Василий Ярославич, Príncipe de Kostroma e de Novgorod;
14-   Dmitry Alexandrovich Pereyaslavsky, Дмитрий Александрович Переяславский, Príncipe Pereyaslavsky e Novgorod;
15-   Andrey Gorodetsky , Андрей Александрович Городецкий, Príncipe de Kostroma, de Gorodetsky ( Dux), de Novgorod;
16-   Dmitry Alexandrovich Pereyaslavsky, Дмитрий Александрович Переяславский, Príncipe Pereyaslavsky e Novgorod;
17-   Andrey Gorodetsky , Андрей Александрович Городецкий (повторно), Príncipe de Kostroma, de Gorodetsky ( Dux), de Novgorod
18-   Michael de Kiev e Tver, Михаил Ярославич Тверской, Grão- Principe de Toda a Rússia, Príncipe de Tver, santo da Igreja Ortodoxa;
19-   Yuri Daniilovich de Moscou, Юрий Даниилович Московский, ou Yuri (George) Kuchma, Principe de Moscou e de Novgorod;
20-   Dmitry de Tver Tver Дмитрий Михайлович Грозные Очи Тверской, Grão-Príncipe de Tver;
21-   Alexander Mikhailovich de Tver , Александр Михайлович Тверской, Principe de Tver e de Novgorod;
22-   Alexander V, de Suzdal, Александр Васильевич Суздальский, Príncipe de Suzdal;
23-   Ivan Kalita Moscou, Иван Данилович Калита Московский, Príncipe de Moscou;
24-   Simeon de Moscou Moscou, Симеон Иванович Гордый Московский, Príncipe de Moscou e de Novgorod;
25-   Ivan Krasnov Moscou, Иван Иванович Красный Московский, ou Ivan II de Moscou, Príncipe Zvenigorodsky, Príncipe de Moscou e de Novgorod;
26-   Dmitry Konstantinovich Suzdal, ou Dmitry Konstantinovich a Nizhny Novgorod e Suzdal, Дмитрий Константинович Нижегородско-Суздальский, Dimitry K., Grão-duque de Suzdal-Nizhny Novgorod, Príncipe de Suzdal;
27-   Dmitry Donskoy de Moscou, Дмитрий Иванович Донской Московский, ou Dmitry Ivanovich I, Principe de Moscou.

Em Vasily I de Moscou, filho mais velho de Dmitry Donskoy e da Grã-Duquesa Eudoxia , filha do Grão-Duque do Nizhny Novgorod-Suzdal Dmitry Konstantinovich, casado com Sofia  - a única filha de Vytauta,  Grão-duque da Lituânia, de Religião Ortodoxa, que nasceu em Moscou no dia 30 de dezembro de 1371, e morreu em 27 de fevereiro de 1425, com 53 anos, que reinou de 1389  até  1425, os Principados de Vladimir e de Moscou são inseparáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário