quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

118 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte III


Ivan IV, o Terrível,
foi o primeiro monarca russo a utilizar o título de 
Czar de Toda a Russia.

118 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte III
História da Rússia monárquica.
Príncipes de Moscou, Grão-Duques de Moscou, Czar.
A lista abrange o período de 1263 a 1547 um ano (antes da morte de Ivan IV em 1584 ano) e o nome dos “Príncipes “que lutaram pela supremacia de Moscou sobre o Grão-Ducado de Vladimir.
Foram eles:
1-      Daniil Aleksandrovich, Даниил Александрович, São Daniel de Moscou, filho mais novo de São Alexander Nevsky e antepassado de todos os Príncipes de Moscou, Grão-Duques de Moscou, foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1652;
2-      Yuri (George) Kuchma, Ю́рий (Гео́ргий) Дани́лович, filho do precedente, foi Grão- Duque Vladimir e Príncipe de Novgorod;
3-      Ivan I de Moscou, ou Ivan Danilovich Kalita, Иван Дани́лович, Калита́, filho de Daniil Alexandrovich, também, foi Grão-Duque Vladimir e Príncipe de Novgorod;
4-      Simeon de Moscou Moscou, Симеон Иванович Гордый Московский, Príncipe de Novgorod;
5-      Ivan II de Moscou, 25-  Ivan Krasnov Moscou, Иван Иванович Красный Московский, Príncipe Zvenigorodsky, Príncipe de Novgorod;
6-      Dmitry Donskoy, ou Dmitry Donskoy de Moscou, Дмитрий Иванович Донской Московский, ou Dmitry Ivanovich I, foi Grão-Duque Vladimir;
7-      Em Vasily I de Moscou, filho mais velho de Dmitry Donskoy e da Grã-Duquesa Eudoxia , filha do Grão-Duque do Nizhny Novgorod-Suzdal Dmitry Konstantinovich, casado com Sofia  - a única filha de Vytauta,  Grão-duque da Lituânia, de Religião Ortodoxa, que nasceu em Moscou no dia 30 de dezembro de 1371, e morreu em 27 de fevereiro de 1425, com 53 anos, que reinou de 1389  até  1425, os Principados de Vladimir e de Moscou são inseparáveis.
8-      Vasily II, O Escuro, Васи́лий II Васи́льевич Тёмный, filho do precedente, Príncipe Kolomna. A cerimônia de ascensão ao Trono de Vasily II pela primeira vez teve lugar em Moscou e não em Vladimir A morte de Vasily I, em 1425, foi seguida por uma guerra civil 1425-1453, e o Trono várias vezes passou de mão em mão.
9-      Yuri Dmitrievich, ou de Yuri Zvenigorod, ou dei Galitsky )Ю́рий Дми́триевич , tio do precedente, Príncipe de  Galich, de Merskogo, de Zvenigorod.
10-   Vasily II, O Escuro, Васи́лий II Васи́льевич Тёмный, pela segunda vez, Príncipe Kolomna.
11-   Yuri Dmitrievich, ou de Yuri Zvenigorod, ou dei Galitsky )Ю́рий Дми́триевич , tio do precedente, pela segunda vez,  Príncipe de  Galich, de Merskogo, de Zvenigorod.
12-   Vasily Kosoy, Васи́лий Ю́рьевич Косо́й, segundo consta foi um usurpador que morreu na prisão;
13-   Vasily II, O Escuro, Васи́лий II Васи́льевич Тёмный, pela terceira vez, Príncipe Kolomna.
14-   Dmitry Chemyaka, Дмитрий Юрьевич Шемяка, Príncipe de Uglich, Príncipe Galitsky, filho do Grão-duque de Moscou Yuri Dmitrievich e da Grã- Duquesa Anastasia Yurievna, filha de Yuri Svyatoslavich, último Grão-Duque de Smolensk.
15-   Vasily II, O Escuro, Васи́лий II Васи́льевич Тёмный, pela quarta vez, Príncipe Kolomna.
16-   Dmitry Chemyaka, Дмитрий Юрьевич Шемяка, agora O Governante de Toda a Rússia, Príncipe de Uglich, Príncipe Galitsky, filho do Grão-duque de Moscou Yuri Dmitrievich e da Grã- Duquesa Anastasia Yurievna, filha de Yuri Svyatoslavich, último Grão-Duque de Smolensk.
17-   Vasily II, O Escuro, Васи́лий II Васи́льевич Тёмный, pela quinta vez, Príncipe Kolomna.
18-   Ivan III, ou Ivan III de Rússia, Иван III Васильевич, conhecido como Ivan, o Grande, filho de Vasily II, O Escuro, e de Maria Yaroslavna , filha do Príncipe  Yaroslav Borowski e da Princesa Serpukhov da Casa de Daniel (Daniłowiczowski). Durante o reinado de Ivan aconteceu união parte considerável de terras russas ao redor de Moscou e sua transformação em um centro do estado de toda a Rússia. Começou a colocar os tijolos do Kremlin de Moscou e realizou uma série de reformas que lançaram os alicerces do sistema de posse da terra.
19-   Vasili III Ivanovich, Василий III, Grão-duque de Toda a Rússia,filho de Ivan III, o Grande e Sophia Paleólogo, Princesa Bizantina, e o pai de Ivan IV . No Tratado de 1514 com o imperador do Sacro Império Romano Maximiliano I pela primeira vez na História da Rússia é nomeado Rei (César).  
20-   Ivan IV, ou Ivan, o Terrível, Иоа́нн IV Васи́льевич (прозвание Иван Грозный , primeiro Soberano de Toda a Russia, Grão-Duque e depois Rei de Toda a Rússia (Государь, Царь и Великий Князь всея Руси), ou como querem alguns Czar de Todas as Rússias de 1547 até sua morte, era filho mais velho do Grão-Duque de Moscou Vasily III e Elena Glinsky . Pelo ramo paterno era da Dinastia de Rurik, ou Dinastia Ruríquida, do lado materno de Mamaia, considerado o antepassado dos Príncipes lituanos Glinsky. Sua avó paterna, Sophia Paleólogo, era Princesa Bizantina.
Ele foi descrito como inteligente e devoto, ainda dado a acessos de raiva e propensas a surtos episódicos de doença mental, que aumentou com a idade, afetando seu reinado. Num de seus surtos matou seu Herdeiro, Ivan Ivanovich.
O legado de Ivan é complexo: ele foi o fundador da Rússia, era um diplomata capaz, um patrono das artes e comércio, um líder muito popular entre as pessoas comuns, mas ele também é lembrado por sua paranoia e tratamento indiscutivelmente duro que dava a Nobreza. A criação do Oprichnina diminuiu o poder dos Boiardos para criar um governo mais centralizado. O Massacre de Novgorod é considerado como uma das demonstrações de sua instabilidade mental e brutalidade.
"Ele é muito alto, pelas pesquisas 1.80 cm. De sua pessoa exala Poder e o corpo é bastante forte, pelas pesquisas seu peso era de 85-90 kg. É visível a sua coragem e masculinidade o que revelava ser ele um grande Soberano”.
“Olhos azuis estreitos, com um olhar penetrante, que estão sempre observando tudo e a todos com muito cuidado”
“Sua barba encaracolada longa e grossa é vermelha com matizes pretos, mas sua cabeça e raspada como a maioria dos Príncipes russos”.
Ele simboliza in persona a fortaleza do Poder do novo Estado na Rússia”.
Ivan morreu de um acidente vascular cerebral enquanto jogava xadrez Bogdan Yakovlevich Belsky ,  Богдан Яковлевич Бельский, um seu confidente,  em 18 ou 28 de Março de 1584, não se sabe ao certo.
“De acordo com as pesquisas, se pode dizer que aos 54 anos já era um homem velho, o rosto estava coberto com rugas profundas, sob os olhos - grandes sacos. Assimetria claramente pronunciada do olho esquerdo, da clavícula e da escápula (escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura) que tombavam mais à direita, o nariz herdado da Dinastia Bizantina dos Paleólogos, e uma boca sensual dava uma aparência pouco atraente ".
“Os estudos dos restos mortais de Ivan, o Terrível, mostrou que nos últimos seis anos de sua vida ele desenvolveu osteófitos (popularmente como bicos de papagaio, são formações ósseas em forma de gancho que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral nos seres humanos), com até tal ponto que ele não conseguia mais andar - foi usado em uma maca. Ele tinha sífilis.
Teodoro, seu herdeiro, morreu sem filhos em 1598, terminando consigo a Dinastia Ruríquida e inaugurando o Tempo de Dificuldades. 98 99

Fedor Ivanovich I , ou Theodore Santíssimo, Фёдор I Иоа́ннович, известен также по имени Феодор Блаженный, Teodoro, filho do Czar Ivan, o Terrível, e de Anastásia Romanovna Zakharyina-Yurieva , Анастаси́я Рома́новна Захарьина-Юрьева , nascida em 1530 e falecida em 7 de agosto de 1560, primeira Czarina da Rússia, filha do Boiardo Roman Yurievich Zakharyin-Yuriev, um antepassado da Dinastia Romanov, de Roman Yurievich.
Pelo casamento Anastásia é que houve a ascensão da família Romanov, e após a supressão da linha de Moscou de Rurik, em 1598, pois eles estavam ligados por sangue ao último Czar Fedor Ivanovich I, Romanov por parte de mãe, o deu motivos suficientes para reclamarem o Trono. Eleito em 1613 o primeiro Czar da Casa de Romanov foi Mikhail Fedorovich - sobrinho-neto de Anastásia Romanovna, o neto de seu irmão Nikita.
Teodoro tinha 27 anos ao se tornar Czar, mas não se encontrava preparado para governar. Por este motivo, ele instituiu um conselho regencial com figuras proeminentes entre os Boiardos, composto por Teodoro Ivanovitch Mtislavski, presidente, Ivã Petrovitch Chuiski, Nikita Romanovitch Romanov, futuro Czar, e Bogdan Iakovlevitch Bielski.
Em 1580, ele se casa com Irene Godunova, irmã de Boris Godunov, uma figura de quem falaremos noutra conversa.
Boris Godunov, cunhado de Teodoro, não foi incluído no conselho regencial, mas durante os últimos anos de Ivã conseguiu adquirir poder suficiente para participar na luta pelo poder.
Em 15 de maio de 1591, o Czarevich Demétrio, Czarevich era o Título do Príncipe Herdeiro do Trono da Rússia, do filho do Czar, morre em Uglitch, provavelmente assassinado por ordens de Boris Godunov. Teodoro ficou sem herdeiros e, com a sua morte em 1598, termina consigo a Dinastia Rurik.

Boris Godunov se aproveita do vácuo político para ocupar o trono, mas sua coroação contestada inicia um período de distúrbios no território russo, conhecido atualmente como o Tempo de Dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário