sábado, 31 de janeiro de 2015

120 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte V - Boris Godunov & Fyodor Borisovich Godunov II


Boris Godunov 

História da Rússia monárquica.

Boris Feodorovitch Godunov, Бори́с Фёдорович Годуно́в, e seu filho Fyodor Borisovich Godunov II

Segundo consta os ancestrais de Godunov eram da pequena nobreza de Moscou.
Boris Godunov nasceu em 1552.
Seu pai, Fyodor Ivanovich Godunov, chamado de Curve Viazemsky, era um latifundiário medíocre, tanto que quando de sua morte em 1569, para a família poder sobreviver, eles foram morar com o tio Dmitry Ivanovich Godunov.
Em 1570, o ambicioso Boris Godunov só tinha uma saída, que era entrar para a Opritchnina, se tornar um Oprichnik, e foi o que ele fez.
Logo se sobressaiu, foi nomeado Kravchy, Кравчий, responsável pela mesa e a saúde do Czar, e como Copeiro analisava as alfaias (significado: roupa, utensílio, enfeite de mesa imperial), além de todos os pratos, bebidas, e assim por diante, exercendo essas funções - de Kravchy- por três anos.
Recebeu de Ivan, o Terrível, o Título de Boiardo e foi testemunha do casamento do Czar com Marfa Sobakina - a terceira esposa-  a filha de Vasily Stepanovich Sobakin, um Homemnobre de Kolomna, e sua ex-mulher apenas por 15 dias, pois morreu, parente de Malyuta Skuratov (Gregory Lukyanovich Skuratov-Belsky), membro da nobreza provincial, o líder preferido pelo Czar da Opritchnina.
Aliás, Maria Gregorovicht Skuratov-Belsky, que era filha de a filha Malyuta Skuratov, se tornou esposa de Boris Godunov em 1571, lhe deu três filhos, o filho mais velho, que morreu na infância, a filha Xenia Borisovna Godunova, Ксения Борисовна Годунова, e o filho Fedor, ou Czar Fyodor II, sendo Regente em nome desse último.
A filha Xenia Borisovna Godunova, Ксения Борисовна Годунова, tendo sido estuprada por um dos Falsos Dimitris que apareceram- falso Dmitry I - foi enviada para o Mosteiro da Ressurreição Goritsy (Горицкий Воскресенский монастырь) é um mosteiro ortodoxo mulheres, localizada na aldeia de Goritsy, no Vologda Oblast, ao norte da Rússia. Ele está localizado a seis quilômetros do Mosteiro Kirillo-Belozersky. Por causa dessa proximidade há historiadores que confundem o destino da infeliz Princesa.
Depois para o Convento Kniaguinine, ou Mosteirro Kniaguinine, Успенский Княгинин монастырь, dedicado à Dormição de Nossa Senhora, e é um convento para mulheres na cidade de Vladimir, e forçado a tomar votos monásticos, após o que lhe foi dado o nome de " nun Olga".
Os restos mortais de seus familiares foram transferidos para o Mosteiro da Trindade-Sergio Lavra, ou Santíssima Trindade Sergius Lavra, ou Trindade de São Sergio, Тро́ице-Се́ргиева ла́вра, Свято-Тро́ицкая Се́ргиева ла́вра, é o mais importante mosteiro russo e o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Russa, situado na cidade de Serguiev Possad, Се́ргиев Поса́д, cerca de 70 km a nordeste de Moscou, e ela de dentro de uma carruagem totalmente fechada acompanhou o Cortejo.
Seu nome está inscrito como " nun Olga Borisovna" na cripta dos Godunovs perto da entrada da Catedral da Assunção
Nota: “Lavra “é na Igreja Ortodoxa e as Igrejas Orientais um estabelecimento monástico, um monastério, um mosteiro.


 Falso Dmitry I e Princesa Xênia Godunov
Pintura de Lebedev Klavdy
(1852-1916)

De início Godunov, que era inteligente, e assumiu uma postura cautelosa sempre tentando ficar na sombra do Czar, um doido de pedra, mas “toda a sua ação destinava-se a promover seu auto interesse, o seu próprio enriquecimento, assim fortalecendo seu poder, e a elevação de sua família”.  (Nicolas Ivanovich Kostomarov, Николай Иванович Костомаров, historiador)
Sua " aparência era agradável, chegando a ser bonito, e quando queria era extremamente afável, sabendo usar os dons de eloquência e bom domínio de sua voz para encantar os interlocutores, porém não tinha educação básica, nenhum refinamento, e era dado a rancores, o que fazia dele um governante extremamente perigoso “. (Jerome Horsey, diplomata inglês que viveu na Rússia)
Godunov era “pouco inclinado a luxo em sua vida pessoal e familiar, moderado em seus hábitos alimentares, mas gostava de grandes cerimônias, tanto que oferecia recepções pródigas aos estrangeiros”. (Jerome Horsey, diplomata inglês que viveu na Rússia)
“Nada podia detê-lo ante seus interesses, tanto que usava até a magia negra”.   (Nicolas Ivanovich Kostomarov e Jerome Horsey)
Bogdan Yakovlevich Belsky, Богдан Яковлевич Бельский , sobrinho de Malyuta Skuratov, um Cortesão, Око́льничий, e Camareiro ou Tesoureiro, Оружничий, nomeado para missões diplomáticas, na frente de quem o Czar Ivan, o Terrível, morreu quando com ele jogava xadrez, era juntamente com Boris Godunov , as figuras mais proeminentes   da Oprichnina, mas acabaram se desentendendo, tanto que o primeiro  foi um dos líderes da oposição antigodunov, que queria entronizar  Simeón Bekbulátovich,  Симеон Бекбулатович como Czar de Todas as Rússias.
Bogdan Yakovlevich Belsky sobreviveu a Godunov, mas acabou sendo assassinado por uma multidão por não prestar lealdade ao falso Dmitry .
Mais, “em qualquer caso, Godunov e Belsky estavam com o Czar em seus últimos momentos e foram eles que anunciaram a morte de Ivan, o Terrível”.
Com a coroação Fyodor Ivanovich I, o bom e débil Theodore Santíssimo, o poder de Godunov aumentou tanto que casou sua irmã, Irina Godunova, ou Irina Fëdorovna I Godunov.
Foi um bom “primeiro-ministro”, levou até agua canalizada do Rio Moscova para o Kremlin, construiu novas fortificações, a Muralha de Pedra da fortaleza de Smolensk , que mais tarde se tornou conhecido como "colar de pedra da terra russa", ponto vital na fronteira da Rússia com a Polônia, procurou atenuar o sofrimento dos habitantes das cidades, que viviam num misere danado, na política externa  provou ser um diplomata talentoso, chegando a incentivar o estabelecimentos dos comerciantes ingleses e que para que essa iniciativa tivesse sucesso os isentou de impostos,  mas era arrivista e se perdia com facilidade.
Uma de suas perdas foi o assassinato do Czarevich Dimitri Ivanovitch, Дми́трий Ива́нович, um epilético, Príncipe de Uglich, meio- irmão e herdeiro do Trono de Fyodor Ivanovich I, o bom e débil Theodore Santíssimo.
Devemos nos lembrar que Godunov foi testemunha do casamento da mãe do assassinado, Maria Feodorovna Nagaya, com o Czar Ivan, o Terrível, e que esse ato brutal confirma as informações de que nada impedia ele de alcançar os seus objetivos, tanto que ordenou a Osip Volokhov, Nikita Katchalov e Danilo Bitiagovsky, em 15 de maio 1591, esfaqueassem ao pobre epilético
Czarevich Dimitri.
Pagou caro por isso, sua filha Xenia Borisovna Godunova, já citada acima, foi estuprada por um dos “Falsos Dimitris”, falso Dmitry II, que apareceram para tumultuar mais a vida da Rússia nos Tempos das Perturbações”.
Com a morte de Fyodor Ivanovich I, o bom e débil Theodore Santíssimo, Irina Godunova foi elevada a Czarina reinante com o nome de Irina Fëdorovna I, mas não deu certo.
E Boris Feodorovitch Godunov, ou Borís Fyodorovich Godunóv , Бори́с Фёдорович Годуно́в, foi eleito Czar de Todas as Rússias em 17 de fevereiro de 1598 por unanimidade. Coroado em 3 de setembro de 1598. Governou até 13 de abril de 1605, portanto 7 anos, 1 mês, e 27 dias.
Ele contou com o apoio geral e irrestrito de Job Patriarca, Патриарх И́ов, o Primeiro Patriarca de Moscou, o Metropolita, que é título de alguns líderes das Igrejas orientais, que o apresentou ao Cargo e o defendeu afirmado que ele seria o único homem a resolver as graves situações da Rússia, na assembleia  para eleição do novo dizer da Zemsky Sobor, земский собор , o antigo parlamento russo, composto pela  nobreza e a alta burocracia,  o Alto clero ortodoxo, representantes de comerciantes e moradores da cidade. Deu certo.
Godunov apoiara para o cargo de Primeiro Patriarca de Moscou, o Metropolita, a Job Patriarca, Патриарх И́ов, ainda quando era “primeiro-ministro”, portanto ‘uma mão lavou a outra’.
Como Czar, ele cultivou relações de amizade com os escandinavos e esperava ter uma noiva a partir de uma casa real estrangeira, aumentando, assim, a dignidade de sua própria dinastia, mas recusou a união pessoal que lhe foi proposta em 1600 pela missão diplomática liderada pelo Príncipe Lew Sapieha da Comunidade Polaco-Lituana”.
Queria casar bem sua filha Xênia.
Durante seu governo estourou a Grande Fome na Rússia de 1601 até 1603, que aumentou o caos social nos Tempos das Perturbações.
A situação para o Godunov complicou por causa de sua saúde.
Em 13 de abril de 1605 as orelhas e nariz sangraram e chamaram os médicos.
Boris Godunov desmaiou e morreu com a idade de 53 anos.
Houve suspeita de envenenamento nuca provada.
A princípio foi enterrado  na Catedral de São Miguel (Catedral do Arcanjo) no Kremlin  - igreja ortodoxa localizada na Praça da Catedral do Kremlin de Moscou, Архангельский собор (Москва), mas depois transferido junto com a família para  Mosteiro da Trindade-Sergio Lavra, ou Santíssima Trindade Sergius Lavra, ou Trindade de São Sergio, Тро́ице-Се́ргиева ла́вра, Свято-Тро́ицкая Се́ргиева ла́вра, é o mais importante mosteiro russo e o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Russa, situado na cidade de Serguiev Possad, Се́ргиев Поса́д, cerca de 70 km a nordeste de Moscou.

Assassinato Fyodor Godunov e de sua mãe
Konstantin Makovsky (1862).
Tretyakov Gallery, Moscou.

Seu filho e sucessor, Fyodor Borisovich Godunov II, ou Fyodor II Borisovich Godunov, Фёдор II Борисович Годунов, nascido em 1589 em Moscou e falecido na mesma cidade em 20 de junho 1605, era um jovem educado e extremamente inteligente, que desde de menino “aprendeu as minúcias da governança durante a sua infância, além de sentar-se regularmente no Zemsky Sobor, земский собор, o antigo parlamento russo, e nas cerimonias de recepção de dignitários estrangeiros”.
Seu nome era escrito junto com o de seu pai, o Czar, em todos os documentos oficiais.
“Como príncipe e herdeiro, participou na comitiva de seu pai que desfilou após a eleição pelas ruas de Moscou”.
Foi considerado como “o primeiro fruto da educação europeia na Rússia", diferente de seu pai que tinha uma educação mais do que precária, que nunca havia lido um livro, sendo considerado o primeiro cartografo oficial de seu País, pois sobre sob sua liderança foi composta na verdade um dos primeiros mapas russos”. "Mapa Godunov" ganhou popularidade na Europa”.
Enfim, recebeu melhor tipo de educação disponível naquela época, num Corte tão atrasada quanto a da Rússia.
Com apenas 16 anos de idade, é proclamado Czar de Todas a Rússias em 13 de Abril de 1605 com a morte do pai.
Um grupo de Boiardos, receosos de jurar fidelidade ao novo Czar, pois o juramento solene era estendido a sua mãe e a sua irmã, o que consideraram um despropósito, além do que muitas autoridades já estavam apoiando o “Falso Dimitri” que vinha em direção a Moscou, tomam o controle do Kremlin e capturam Fyodor Borisovich Godunov II e sua mãe, a Czarina Maria Grigorievna Skuratova-Belskaya, que são estrangulados no seu apartamento em 20 de junho de 1605.
Apesar de possuir apenas 16 anos, Fyodor tinha uma grande força física e muita agilidade e segundo contas foram necessários quatro homens para dominá-lo.
Ele foi Czar sem ser coroado solenemente e seu reinado foi de 23 de abril de 1605 até 11 de junho de 1605, portanto 1 mês e 19 dias.
Votou a sofrer a Mãe Rússia, Мать Россия.
 E a vida continuou...



Godunov Mausoléu em frente à Catedral da Assunção no Trindade de São Sergio, Тро́ицкая Се́ргиева ла́вра, onde o nome de Xênia está inscrito na placa mais à esquerda como "o Nun Olga Borisovna".


Nenhum comentário:

Postar um comentário