quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Princesa Ileana da Romênia, não foi Czarina de Todas as Rússias e morreu monja.


Princesa Ileana da Roménia, depois “ mãe Alexandra”, “maica Alexandra”.
Nasceu em Bucareste no dia 5 de janeiro de 1909.
Filha de: Fernando I, Rei da Roménia, e sua consorte da Rainha Maria da Romênia.
Avós paternos: Leopold de Hohenzollern-Sigmaringen, e Dona Antonia de Bragança, filha de Dona Maria II;
Avós maternos: Alfred de Saxe-Coburg-Gotha, KG, KT, KP, GCB, GCSI, GCMG, GCIE, GCVO, PC, Duke of Edinburgh, Duke of Saxe-Coburg and Gotha, filho da Rainha Vitória, e de Maria Alexandrovna da Rússia, Grã-Duquesa da Rússia, Duquesa de Saxe-Coburgo-Gota, Duquesa de Edimburgo.
Portanto bisneta da: Victoria, Rainha& Imperatriz, e do Czar Alexandre II, de Todas as Rússias.
Das Dinastias Reais: Maison de Hohenzollern-Sigmaringen, com ascendência Saxe Coburgo Gotha, Bragança, Romanov, e Maison de Habsbourg por casamento.
Apesar dos rumores de que o verdadeiro pai de Ileana era amante de sua mãe, o Príncipe Barbu Ştirbey, o Rei admitiu paternidade.
Ela nasceu Sua Alteza Real Ileana, Princesa da Romênia, Principesă a României, e Princesa de Hohenzollern, mas depois de seu casamento com António da Áustria (António Maria Francisco Leopoldo Branca Carlos José Inácio Rafael Miguel Margarida Nicetas de Habsburgo-Lorena), Príncipe Imperial da Áustria, Príncipe-real da Hungria e da Boémia, Príncipe da Toscana; (20 de março de 1901 - 22 de outubro de 1987), , passou a ser referida como Sua Alteza Imperial e Real, a Arquiduquesa Ileana da Áustria, Princesa Real da Hungria e da Boémia e Princesa da Toscana.  


Casamento Real 


Anton Habsburg-Lothringen.

António era o sétimo de dez filhos do arquiduque Leopoldo Salvador da Áustria, Príncipe da Toscana, e da infanta Branca de Espanha, filha de Carlos, Duque de Madrid.
Depois de ser apresentado pelo rei Carlos II da Roménia à sua irmã Ileana, casou-se com ela no belíssimo Castelul Peleș, em Sinaia, na Romênia, em 26 de julho de 1931.


Castelul Peleș, em Sinaia, na Romênia.
O belíssimo Castelo Real, hoje Museu.



Tiveram os seguintes filhos:
Stefan da Áustria - (5 de agosto de 1932 – 12 de novembro de 1998)
Maria Ileana da Áustria - (18 de dezembro de 1933 – 11 de janeiro de 1959); casou-se com Franz Josef Kottulinsky - (3 de janeiro de 1917 – 11 de janeiro de 1959).
Alexandra da Áustria - (nascida a 21 de maio de 1935); casou-se com o Duque Eugen Eberhard, filho da Princesa Nadezhda da Bulgária
Dominic da Áustria - (nascido a 4 de julho de 1937)
Maria Magdalena da Áustria - (nascida a 2 de outubro de 1939)
Elisabeth da Áustria - (nascida a 15 de janeiro de 1942)
O casamento acabou em divórcio em 29 de maio de 1954.
António permaneceu na Áustria onde morreu a 22 de outubro de 1987 aos 86 anos.
A Princesa Ileana casou pela segunda vez em Newton, Massachusetts, EUA, no dia 20 de junho de 1954, com o Dr. Stefan Nikolas Issarescu (*Turnu-Severin, uma cidade da Roménia, no judeţ (distrito) de Mehedinţi, no dia 05 de outubro de 1906 - + Providence, capital e cidade mais populosa do estado norte-americano de Rhode Island, no condado de Providence. Foi fundada em 1636 por Roger Williams, no dia 21 de dezembro de 2002), casamento acabou em divórcio em 1965.
Para sustentar sua família no exílio, Ileana da Roménia e discursos sobre o comunismo.

Minhas elucubrações:
Depois de dois divórcios, Ileana da Roménia escolheu “o caminho da vida monástica, “ fundou o Mosteiro Ortodoxo "Transfiguração" de Ellwood City (Pensilvânia) – “și a fondat Mânăstirea ortodoxă „Schimbarea la Față” din Ellwood City (Pennsylvania) ”, e adotou como monja o nome “maica Alexandra”, "mãe de Alexandra”.
Permaneceu no mosteiro e “na noite antes do seu 82º aniversário e, já no hospital, sofreu dois ataques cardíacos graves. Morreu quatro dias depois, 21 de janeiro de 1991, e foi sepultada nos jardins do seu mosteiro”.

Czarevitch Alexei Nikolaevich Romanov e a Princesa Ileana da Romênia 

O QUE QUERO DIZER É O SEGUINTE:
Ela deveria casar com Czarevitch Alexei Nikolaevich Romanov, (em russo: Цесаревич Алексей Николаевич Романов), mais novo e único filho homem do Czar Nicolau II e da sua esposa, a Czarina Alexandra Feodorovna, nascido em 12 de agosto de 1904, em Peterhof (em russo:Петерго́ф), chamado de "Versailles Russo", São Petersburgo, Império Russo, e assassinado na noite de 17 de julho de 1918, juntamente com o resto da sua família por bolcheviques, com 13 anos, na Casa Ipatiev (em russo: Дом Ипатьева), em Yekaterimburgo, na nascente União Soviética.
Ele morreu, e ela foi infeliz.
E tenho dito.

Jorge Eduardo Fontes Garcia
São Paulo, Rua Piauí, 12/08/15