segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

122 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte VII A Dinastia Romanov.

122 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte VII
A Dinastia Romanov.

História da Rússia monárquica.
Boiardo era o título atribuído aos membros da aristocracia russa do século X ao século XVII.
A palavra Boiardo provém do russo боя́ре, plural de боя́рын, através do francês boyard.
Na Rússia feudal, eles constituíam a classe mais alta e detinham poder político através da Duma Boiarda.
Para além de extensas propriedades que detinham, eram os legisladores.
A Duma Boiarda que inicialmente contava com cerca de 30 membros, foi-se progressivamente expandindo, tendo mesmo chegado a contar com perto de 100 membros já no século XVII. Foi contudo abolida por Pedro, o Grande, em 1711.
Isso posto...
Os Romanov eram Boiardos.
Segundo a tradição ancestral, eles emigraram para a Rússia da região da hoje Prússia, no início do século XIV, mas o historiador Stepan B. Veselovsky, Степа́н Бори́сович Весело́вский, acadêmico da Academia de Ciências da URSS, acredita que os Romanovs eram nativos de Novgorod.
Andrei Ivanovich Kobyla, Андре́й Ива́нович Кобы́ла, ou Andrew Mare, é considerado o “progenitor” dos Romanovs, bem como de outras famílias da nobreza russa.
Eu sempre desconfio dessas informações, mas vá lá.
Кобы́ла ou Kobyla quer dizer égua, e esse apelido veem por:
1-      Seus parentes também terem apelidados de outros animais domésticos;
2-      Por serem Boiardos criadores de cavalos;
3-      Por serem cavaleiros reais.
Ninguém sabe ao certo.
Em 1347, ele foi enviado de Moscou para Tver para as tratativas do noivado do Grão-Duque Simeão, o Orgulhoso, com Maria, filha de Alexander Mikhailovich, Príncipe de Tver e de Novgorod, Grão-duque Vladimir.
Semyon Ivanovich (Simeon ou Simeão Ivanovich), dito o Orgulhoso, Семён Ива́нович (Симео́н Иоа́ннович) по прозвищу Го́рдый, era o filho mais velho do Ivan Kalita, Príncipe de Moscou e de Novgorod, Grão-duque Vladimir, e sua primeira esposa Princesa Elena, filha de Alexander Glebovich, Príncipe de Smolensk.
Simeão, o Orgulhoso, por sua vez foi Príncipe de Moscou e Grão-duque Vladimir.
O que faz Andrei Ivanovich Kobyla, Андре́й Ива́нович Кобы́ла,, ou Andrew Mare, um Boiardo revelado nesses dois governos.
Seu filho era o Gato, Fedor Andreevich Gato, Фёдор Андре́евич Ко́шка, e era um Boiardo da Duma em Moscou, pois Ко́шка ou Kochka em russo é gato.
Fedor Andreevich Gato era um diplomata da Corte de Dmitry Ivanovich I, dito Dimitri Donskoy, Иван II Иванович Красный , Príncipe de Moscou e Grão-duque Vladimir.
De acordo com V. K. Trutovsky, Fedor Cat foi o mais sábio conselheiro e o mais inteligente político atuante tanto no Conselho de Dimitri Donskoy, quanto no de seu filho, Vasily I de Moscou, ou Basil I, ou Basílio, Васи́лий I Дми́триевич, Príncipe de Moscou e Grão-duque Vladimir.
Não se sabe com que o Gato casou, mas um de seus filhos foi Ivan Fedorovich Gato, Иван Фёдорович Кошкин, foi o principal Tesoureiro dos Príncipes de Moscou e Grão-duques Vladimir.
Teve filhos entre eles, Zachary Ivanovitch Koshkin, ou Захарий Иванович Кошкин, o filho mais novo do Boiardo Ivan Fedorovich Koshkin, e o o ancestral direto dos Romanovs.
Não se tem registro da esposa, ou esposas, de Zachary, ou Zacarias, mas seus filhos são:
a-      Jacob Zakharievich, Яков Захарьевич, ou Jacob Zakharievich Cat-Zakhar'in, ou Jacob Gato- Zakharin, reconhecido como Boiardo em 1479;
b-      Yuri Zakharievich, Юрий Захарьевич, ou Yuri Zakharievich Cat-Zakhar'in, Юрий Захарьевич Кошкин-Захарьин, ou Yuri Gato- Zakharin, reconhecido como Boiardo ou 1483 ou em 1484.
Jacob Gato- Zakharin, foi um personagem ilustre, importante comandante militar, governador de Novgorod e Kolomna, voivode de Kostroma, negociador diplomático, sempre a serviço de grandes Príncipes como Ivan III e Vasili Ivanovich III
Yuri Gato- Zakharin, seu primeiro cargo na Corte foi o de Primeiro-cavaleiro da Guarda do Grão-duque de Moscou, governador de Moscou, de Veliky Novgorod, de Novgorod, comandante-militar na guerra Russo-lituana, Cortesão (Окольничий) que era um cargo importante na Corte Russa, tanto que estava presente na comitiva do Grão-príncipe Vasily, Vasili III Ivanovich (depois Grão-duque de toda a Rússia), quando esse herdou o Principado de Tver, também, na recepção dos embaixadores da Lituânia e da Hungria, e outras formalidades.
Yuri Gato- Zakharin casou com Irene, filha do Nobrehomem Ivan Borisovich Tuchke-Morozov, e tiveram os seguintes filhos:
Mikhail Zakhar'in, Boiardo, cortesão, e governador;
Ivan Yu Zakhar'in-Yuriev ;
Roman Y. Zakhar'in, Boiardo, cortesão e governador;
Gregory Y. Guri-Zakhar'in, Boiardo e governador.
Semen Y. Yuriev-Zakhar'in;
Vasily Y. Zakhar'in-Yuriev ;
Theodosius Y. Yuriev-Zakharyin.
Mais, vamos falar de Roman Y. Zakhar’in, Рома́н Ю́рьевич Заха́рьин-Ко́шкин , o que deu origem ao nome Romanov, seu fundador, pai de Anastasia Romanovna Zakharina - ( nasceu entre 1530 a 1532 e faleceu em 7 de agosto de 1560), casou em 3 de fevereiro de 1547 com Ivan, o Terrível, sendo sua primeira esposa.   
Roman Y. Zakhar'in foi avô de Fyodor Ivanovich, ou Theodore Santíssimo, e do Patriarca Filaret, Патриа́рх Филаре́т , no civil Fedor Nikitich Romanov, Фёдор Ники́тич Рома́нов,  o quarto Patriarca de Moscou e Toda a Rússia, pai de Mikhail Fedorovich Romanov, o primeiro czar russo da Dinastia dos Romanov.
Chamo atenção de que o Patriarca Filaret teve Mikhail Fedorovich com a Boyarina Xenia Ivanovna Romanova (nascida Shestova), antes de se tornar religioso.
“Boris Godunov, que os considerava como seus rivais nas pretensões ao trono em 1600, os exilou e os forçou a entrar na vida religiosa, como monge e monja, sob o nome de "Filaret" e "Martha", para assim privá-los dos seus direitos ao trono”.
Roman Y. Zakhar’in, portanto foi bisavó de um outro dos Romanovs no Trono da Mãe Rússia, ou seja, Роман Юрьевич Захарьин так было прабабушка другой Романовых на престоле России-матушки.


Os Romanovs
Ao centro São Jorge Matando o Dragão.

Mikhail Fedorovich I (1596-1645) considerado o primeiro a reinar da Dinastia Romanov.
Михаи́л Фёдорович Рома́нов (1596—1645) — первый русский царь из династии Романовых (
Patriarca Filaret (no mundo Fedor Nikitich Romanov
Патриа́рх Филаре́т (в миру Фёдор Ники́тич Рома́нов
(regente de seu filho acima)
(1554-1633)
Алексе́й Миха́йлович
Czarevich Alexei  Алексей Алексеевич
(co-regente de seu pai acima)
(1654-1670)

Segundas Armas no Trono.
A Águia Imperial  sem o São jorge
Фёдор III Алексеевич
(1661-1682)
Софья Алексеевна , Sophia (regente de seu irmão) (1657-1704)


Иоа́нн (Ива́н) V Алексе́евич
(1666-1696)
7 de maio de 1682
8 de Fevereiro, 1696

Depois de Ivan, vem seu irmão Pedro I, o Grande, que passou a ser Imperador de Todas as Rússias, como vermos. 
São Jorge é o Padroeiro da Russia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário