sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

131 - AS REFORMAS PETRINAS. Pedro, o Grande, sétima Conversa .

Bandeira Imperial Russa

131 - AS REFORMAS PETRINAS.
 Pedro, o Grande, sétima Conversa – os Imperadores da Rússia
A Dinastia Romanov III.
História da Rússia monárquica.
Pedro I, o Grande (22 de outubro 1721 - 28 de janeiro de 1725)
Пётр I Великий (22 октября 1721 — 28 января 1725)

AS REFORMAS PETRINAS.
Reforma da administração pública
6-      O controle sobre as atividades dos funcionários públicos

A corrupção era generalizada, endêmica, todo mundo queria se dar bem, como no Brasil de hoje.

Em março de 1711, Pedro estabeleceu os Fiscais, Фискалы, fiscus, para assim poder tomar pé do que estava acontecendo e o Senado criou o cargo de обер-фискала, que numa tradução livre é Chefe dos Covardes, ou Delatores, estranho, mas eles tinham que inspecionar em segredo todos os funcionários públicos superiores e inferiores do Império, ou Estado, e montar um processo contra eles em caso de alguma denúncia, de corrupção, peculato, suborno, e todos demais tipos de suborno.
Os processos formados eram enviados ao Senado, que organizou um Tribunal especial composto de quatro juízes e dois senadores, para julga-los, entretanto eram tantos que essas funções foram entregues aos membros do Collegium de Justiça, que para instrui-los pediram a Pedro pata criar o cargo de Procurador-Geral, com subordinados diretos, o que foi feito.
Em agosto de 1711 foi nomeado a Nikita Moiseevich Zotov, Ники́та Моисе́евич Зо́тов, com o Título de Fiscal do Estado, Фискальная государственный, para comandar esse Corpo de Ficais, que deveria agir com máximo rigor, pois Pedro precisava desesperadamente de recursos para o Exército e modernização do Estado.
Assim, Nikita Moiseevich Zotov organizou uma cadeia de fiscais para “"visitar secretamente, para informar, denunciar, peculato, suborno, e todos os abusos, dos funcionários superiores e inferiores, e receber as denúncias individuais sobre esses casos.
Nikita Moiseevich Zotov e seu corpo de fiscais eram subordinados diretamente ao Soberano, e com isso não havia autoridade intermediarias entre eles o que dava Pedro a garantia do cumprimento de suas ordens a tempo e a hora.
Esses Ficais tiveram suas funções estendidas ao Exército, pois nele também havia uma grande corrupção. Eram eles que apresentavam nos Tribunais militares o relatório sobre crimes, realizavam os trabalhos da acusação durante o julgamento e depois de julgado fiscalizar o cumprimento das sentenças.
De acordo com os regulamentos militares de 1716 todas as fortalezas, крепостях, todos os regimentos, Полк, tinham que der esses ficais.
Mais, nada adiantou, pois...
... A corrupção era generalizada, endêmica, todo mundo queria se dar bem, como no Brasil de hoje.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário