sábado, 13 de dezembro de 2014

70 - CONVERSA- FINAL :La conspiration de Chalais A Conspiração de Chalais. Parte VII - C : os envolvidos.

Cesar de Vendône
Légitime de France.


Os outros nobres envolvidos na conspiração, são:
Le comte de Soissons, terá um capítulo à parte;
Le prince de Condé, terá um capítulo à parte;
 La princesse de Conti, terá um capítulo à parte;
César de Vendôme ou César de Bourbon,  légitime de France, homossexual notório, fundador da Casa de Bourbon-Vendôme, Duque de Vendôme em seu próprio direito., Duque de Beaufort, Duque de Étampes,  Grã- almirante da França, Superintendente Geral de Navegação, governador da Bretanha, Filho ilegítimo de Henrique IV, Rei da França, e sua Maîtresse-en-titre, Gabrielle d’Estrées, legitimado, apesar de primeiro filho do soberano não foi autorizado a herdar o trono , com isso passou grande parte de sua vida conspirado primeiro contra Maria de Médici, a Rainha-mãe Regente , e depois contra o seu meio-irmão Luís XIII. No caso Chalais, foi preso e enviado ao Château Royal de Vincennes, fortaleza localizada na cidade de Vincennes, a leste de Paris. Liberto foi exilado para a Holanda. De retorno contratou dos vagabundos para matar Richelieu, fato que foi descoberto e ele convocado para prestar esclarecimentos frente ao Parlamento de Paris. Fugiu para não depor para Inglaterra, de volta após a morte de Richelieu, casou seu filho Luís, Duque de Mercoeur, com Laura Mancini, sobrinha do Cardeal Mazarino. Foi fiel a sua comparsa, Ana d’ Áustria, durante as Frondas. Morreu em 22 de outubro de 1665, em Paris, e foi enterrado na capela do Saint-Georges, no Château de Vendôme, desmantelado durante a Revolução de 1789, em Vendôme, hoje département du Loir-et-Cher.
Alexandre de Vendôme, dito le « Chevalier de Vendôme », Prior da Langue de France, ou seja, Prior da província da Ordem de São João de Jerusalém, province de l'ordre de Saint-Jean de Jerusalém, o segundo filho de Henri IV e sua Maîtresse-en-titre, Gabrielle d’Estrées, nascido em 19 de abril de 1598. Desde o nascimento até a sua morte, ele ocupou o cargo de governador Caen, embaixador na Santa Sé junto ao Papa Paulo V, nascido Príncipe Camillo Borghese, foi detido e preso em Amboise, em seguida, para Vincennes, onde morreu em 1629.
Les demi-frères de Louis XIII et de Gaston, César et Alexandre de Vendôme, s'impliquent également, et cherchent non seulement à se défaire de Richelieu, mais également de Louis XIII, pour mettre Gaston sur le trone.
T.L.: Os meios-irmãos de Louis XIII e Gaston, César e Alexander de Vendôme, também estão envolvidos, não olhando apenas para se livrar de Richelieu, mas igualmente de Louis XIII, para colocar Gastón no trono.
Le maréchal de Bassompierre;
A Rainha Anna d’Áustria, terá um capítulo à parte.
E outros de nobreza menor.
Recapitulando:
Todos querendo derrubar ao Cardeal – Duque de Richelieu, destronar Luís XIII e entronizar Gastón d’ Orleans.
Nos planos estava o assassinato do Rei Luís XIII e de Richelieu, casamento da Rainha Ana d’ Áustria com Gaston d’Orleans.
Para alguns historiadores a abdicação do Rei saciaria a fome dos conspiradores, mas há controvérsias.
A bem da verdade o grande motivo dos nobres para essa conspiração era o aumento do Poder Absoluto do Rei, trabalhado por Richelieu, e a perda de Poder da Nobreza de Espada, que já estava virando Nobreza Cortesã.
Assim, a Conspiração de Chalais emerge conta esse projeto.
Foi, de facto, um conflito entre os príncipes feudais, partidários de Gaston d'Orléans, de um lado e, por outro, de Luís XIII e seu ministro-chefe Richelieu, que implantou as primeiras reformas centralizadoras de Poder na Pessoa do Rei da França.
Henri de Talleyrand-Périgord, Conde de Chalais, era o elo mais fraco da conspiração liderada por uma Princesa- Duquesa pro-feudal em volta do próprio irmão do Rei e herdeiro do Trono.
Contudo, o "segredo" não é mantido em segredo, e as autoridades tomam logo conhecimento da conspiração a justiça é feita, por isso
Vive Cardinal-duc de Richelieu
Vive Le Roi.
Vive La France.
E tenho dito.



O Rei e o Cardeal-duque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário