terça-feira, 16 de dezembro de 2014

82- CONVERSA- Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte VIII


Sacro Império Romano-Germânico
Heiliges Römisches Reich
Sacrum Romanum Imperium



Otto I e Santa Adelaide
Fundadores da
Catedral de Meissen
Diocese de Dresden-Meissen .



Primeira Dinastia do Sacro Império Romano-Germânico: 

Casa de Liudolfinga, ou Dinastia Liudolfinge, ou Ottonians, ou Otoniana, foi fundada por Liudolf (nascido ou em 805 ou 806, falecido em 12 de marco de 866) foi Conde da Saxônia, provavelmente, a partir de 840, descendente de Dux e de Margrave, casou com Oda, a filha do Príncipe Billung, Conde de Ostsachsen, da família dos Billunger.
O primeiro a se destacar no âmbito europeu dessa Dinastia foi Henrique I da Germânia "o Passarinheiro" , Heinrich der Finkler ou Heinrich der Vogler, Henricius Auceps, que recebeu esse cognome – O Passarinheiro – “ pois quando os mensageiros chegaram para homenageá-lo como Rei, ele consertava as suas redes de apanhar pássaros”, contudo rejeitou por motivos pessoais a Unção como Rex ou Rei da Alemanha, formalmente Rei da França Oriental, ou Francia orientalis ,ou Reino dos Francos do Leste ,  ou Regnum Francorum Orientalium.
Henrique foi o primeiro alemão que governou um Reich alemão, já que consolidou seu Poder sobre os Feudos daquela região, abalados pelas invasões húngaras, e trouxe a paz, a unificação, a integração e a estabilização, quando da decadência dos Carolíngios na área e assim tornou-se ‘primus inter pares’, contudo para que não restasse nenhuma dúvida sobre o seu modo de governar permitiu aos Duques que administrassem os seus domínios (ducados) a maneira deles. Todos aceitaram menos Arnulf da Baviera, futuro sogro de seu filho Henrique, que não se apresentou diante dos Passarinheiro e por ele foi derrotado em duas campanhas militares em 921.
Confraternizou-se, em oração, com o Alto Clero da Igreja em Fulda e nomeou Bispos para as Dioceses vagas.
Fundou cidades.
Escreveu um tratado sobre aves e caçadas.
Regulou a sucessão pra que seu filho Otto, fruto do segundo casamento com Santa Matilde (Matilde de Ringelheim, filha do Conde Dietrich de Westphalia e sua esposa Reinhild da Dinamarca), herdasse o Trono, para tanto fez com que a partir de 929 ele aparecesse em documentos com o Título de Rex, fazendo dele um único Herdeiro do Trono.
Henrique ou Heinrich I, seu segundo filho com Santa Matilde, parece que não recebeu muita atenção do pai e só se tornou Duque da Baviera depois de se casa com Judite, uma princesa bávara e filha de Arnulf, o Mal, Duque da Baviera, e de muito aprontar com seu irmão Otto, a ponto de querer mata-lo na Pascoa Páscoa 941 em Quedlinburg, na Saxônia-Anhalt , Alemanha, considerada pela UNESCO Património mundial  da Humanidade.
Enviou seu filho terceiro filho, Brun, ou São Bruno, considerado um santo na Igreja Católica e da Igreja Protestante como testemunha memorável para a fé, para estudar com o Bispo Balderich de Utrecht. Bruno depois foi nomeado Arcebispo de Colônia, Chanceler e Regente na minoridade de seu sobrinho Otto II, Tutor de Lotário, futuro Rei da França Ocidental,filho de sua irmã Gerberga , viúva de Louis IV d'Outremer  (Luís IV de Ultramar ou Além Mar), Regente da França e  mais tarde, assumiu a tutela de Hugo Capeto , filho de sua irmã Hadwig, casada com Hugues le Grand (Hugo, o Grande, Duque dos Francos, Marquês de Nêustria, Conde de Paris e de Auxerre ), defensor e promotor da reforma monástica de Gorze, sua corte era o centro intelectual e artística, na Alemanha, mas apesar disso tudo era uma pessoa muito piedoso e humilde, fundou o mosteiro de São Pantaleão, morreu em 11 de outubro 965, em Reims, França,  e está enterrado em Colónia, Alemanha.
Henrique morreu em 2 de Julho 936 em seu Kaiserpfalz ou ou villa regia de Memleben, na Saxônia-Anhalt ou Alta Saxônia, um de seus lugares favoritos, deixando os alemães unidos em um único Reich.
Até então todos os povos alemães estavam unidos em um único reino. Ele foi enterrado no Abadia Imperial de Quedlinburg, na Saxônia-Anhalt ou Alta Saxônia, estabelecida por sua esposa, Santa Matilde, em sua honra.
ASSIM...
O primeiro foi Otto I, der Große, ou Otto I, o Grande, nascido em Wallenhausen, 23 de novembro 912, no hoje Estado da Saxony-Anhalt, ou Saxe-Anhalt, ou Alta Saxônia, e falecido em 7 de maio 973, no Palácio Imperial de Memleben, também, na Alta Saxônia, Alemanha.
A partir de 936 foi Duque de Saxônia e Rei de Ostfrankenreiches (Regnum francorum Orientalium) ou Rei da Germania ou Rei da Alemanha, a partir de 951 foi Rei da Itália e a partir de 962 foi Imperador do Sacro Império Romano Germânico, ou seja, “"o primeiro dos alemães a ser chamado de Imperador da Itália".
O Ostfrankenreiches ou Regnum francorum Orientalium surgiu por força do Tratado de Verdun de 843, que estabeleceu a divisão do império de Carlos Magno, a saber:
“Carlos o Calvo recebeu a Frância ocidental (que se tornará a França), Luís o Germânico a Frância oriental ou Regnum francorum Orientalium (que se tornará a Germânia, núcleo do futuro Sacro Império Romano-Germânico), e Lotário, que se reserva o título imperial, o centro da Itália até a Frísia (que se tornará a Lotaríngia - Países Baixos, a Bélgica, o Luxemburgo, a Renânia do Norte-Vestefália, a Renânia-Palatinado e o Sarre (estados da Alemanha), e ainda a Alsácia e a Lorena)”.
Otto, em 31 de janeiro de 962, a frente de um exército chegou a Roma e em 2 de fevereiro, foi Coroado Imperador pelo Papa João XII.
Com sua terceira mulher, Adelaide da Itália ou Adelaide de Borgonha, ou Santa Adelaide da Itália, cuja festa é em 16 de dezembro (dia em que estou escrevendo essa conversa), filha de Rudolfo II, Rei da Alta Borgonha e da Provence, um membro da Casa Elder de Welf , e Bertha da Suábia, e tiveram os seguintes filhos:
a-      Henrique - nascido 952;
b-      Bruno - nascido 953;
c-       Matilda - nascido 954, a primeira Princesa-abadessa de Quedlinburg;
d-      Otto II - nascido 955, mais tarde imperador do Sacro Império Romano
Dinastia Liudolfinga, ou Dinastia Liudolfinger, ou Ottonians, ou Otoniana:
I-                    Otto II, Rufus, ou Ruivo, ou Vermelho, filho do precedente, suas datadas foram de 955 a 7 de dezembro 983, Imperador de 25 de dezembro, 967 a 7 de dezembro de 983, casou com Theophania (Θεοφάνια), sobrinha do Basileu de Bizâncio, João I Curcuas ou Tzimisces, e tiveram os seguintes filhos:
a-      Sophie I, abadessa de Gandersheim e Essen;
b-      Adelaide I, abadessa de Quedlinburg e Gandersheim;
c-       Matilda, que casou com Ezzo, Conde Palatino de Lotaríngia;
d-      Otto III, imperador do Sacro Império Romano.
e-      A filha, uma irmã gêmea de Otto III, que nasceu morta.
Morreu de malária em Roma e está sepultado na Basilica di San Pietro in Vaticano  
II-                  Otto III, filho do precedente, suas datadas foram 980, numa floresta perto de cidade de Kleve, hoje distrito administrativo de Dusseldorf, no Estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, e 24 de janeiro de 1002 em Castel Paterno em Faleria , Itália, Rei da Alemanha, Rei da Itália,  Imperador de 21 de maio de 996 - 23 de janeiro de 1002. Morreu solteiro e está sepultado na Catedral de Aachen.
III-                Henrique II, ou Henricus II, ou Heinrich II, ou Santo Henrique, Obl. SB (" Oblatos de São Bento "), único Rei alemão canonizado pela Igreja Católica, sua festa é em 13 de julho, primo do antecessor, Duque da Baviera, Rei de Ostfrankenreiches (Regnum francorum Orientalium), Rei da Itália coroado com a Celebre Coroa de Ferro dos Lombardos, na Basílica de São Pedro foi sagrado o novo Imperador do Sacro Império Romano Germânico em 14 de fevereiro de 1014 pelo Papa Bento VIII, ou Benedetto VIII, nascido Teofilatto II dei Conti di Tuscolo, e após esse ato governou até 13 de julho de 1024.
Sua Coroação, em 7 de junho de 1002, como Rei da Germânia, ou da Alemanha, ou de Ostfrankenreiches (Regnum francorum Orientalium) não foi em Aachen, como já rezava a Tradição, mas, em Mainz, no hoje Estado da Renânia-Palatinado, em sua Catedral de São João, pelo Arcebispo Willigis de Mainz, outro santo da Igreja Católica, celebrado em 23 de fevereiro.  
Faleceu em Bamberg ou Bamberga, Baviera, Alemanha, em 13 de junho de 1024. Segundo se conta, ele e sua esposa, Santa Cunegunda de Luxemburgo, ou Cunegundes, cuja festa é 3 de março, fizeram votos de castidade e por isto não deixaram filhos. Estão sepultados na Catedral de Bamberg.

São Henrique II


Henrique II foi o último Imperador do Sacro Império Romano Germânico da Dinastia Otoniana, da Casa de Liudolfinga, ou Dinastia Liudolfinge, ou Ottonians, ou Otoniana, foi fundada por Liudolf, Conde da Saxônia.
Foi sucedido por Konrad II ou Conrado II, dito Konrad der Ältere ou Conrado, o Velho, da Dinastia Saliana, também, conhecida como a Dinastia Franca, a Família dos Duques da Francônia.



Fim da Parte VIII


Nenhum comentário:

Postar um comentário