segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

77- CONVERSA- Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte III.


Leão I (em latim: Leo), dito o Grande ou Magno, Papa entre 29 de setembro de 440 e sua morte em novembro de 461.
Um aristocrata de origem italiana.
Teve um encontro com Átila, o Huno, em 452 para persuadi-lo a desistir de sua invasão da Itália.
Doutor da Igreja, lembrado teologicamente por seu "Tomo de Leão".



Um Imperador nomeado por Leão e um leãozinho que virou Imperador.

No meio da confusão que se estabeleceu em Roma decadente, certo Glicério foi coroado Imperador do Império Romano do Ocidente pelo Príncipe burgúndio, mas Cidadão Romano, o magister militum Gundebaldo, em 5 de março de 473 e foi considera um Usurpador. 
Glicério foi deposto por Júlio Nepos e feito Bispo de Salona no início da Igreja Católica.
Flávio Júlio Nepos (Flauius Iulius Nepos) foi nomeado Imperador do Ocidente por Leão I, Magno, o Trácio, Imperador bizantino, em 474, porque era casado om uma sobrinha do Soberano, daí nome Nepos que quer dizer sobrinho, e tentou salvar o que restava do Império Romano do Ocidente.
Teve sucessos e insucessos em suas negociações com os Reis Bárbaros assanhados nas fronteiras do Império Ocidental, entrando os Senadores não gostavam dele por causa de seus lações familiares com o Basileus.
Seu grande erro foi nomear a Flávio Orestes, General romano de origem barbara, nasceu na Pannonia - hoje Hungria, a porção oriental da Áustria, o norte da Croácia, o noroeste da Sérvia, a Eslovênia, a porção ocidental da Eslováquia e o norte da Bósnia e Herzegovina - comandante do Exército Romano na Gália.
Em 28 de agosto de 475, Orestes, à frente de um exército dos Foederatus (Francos, Vândalos, Alanos, Hérulos, Sírios, Rúgios e Visigodos), invadiu Ravena, capital do Império Romano do Ocidente desde 402, e Flávio Júlio Nepos fugiu de navio para a Dalmácia, onde nasceu, onde fora governador, e sobre a qual ele manteve o controle até seu assassinato em 480, por muitos é reconhecido como último Imperador Romano do Ocidente.
Deposto Nepos, Orestes, que não poderia ser Imperador por ser bárbaro, por ter nascido em uma tribo germânica, entronizou seu filho adolescente como o novo Imperador Ocidental, ou seja, Romulus Augustus.
Romulus Augustus era filho de Orestes com Flavia Serena, filha do comes (Conde) de Norico, de nome Romolo, nascido em Poetovio, um importante cento militar na atual Eslovênia, portanto uma cidadã romana de ascendência romana.
Por causa da mãe romana Romulus Augustus podia ser coroado Imperador.
Romulus Augustus (Rômulo Augusto) ou Flavius Romulus Augustus (Flávio Rómulo Augusto).
“No Latin ‘ulus’ é um diminutivo, portanto seu nome significa o pequeno Augusto”.  
“Na verdade, o apelido era duplamente importante, por estar relacionada tanto à pouca idade do Imperador, quanto a sua insignificância política, já que o poder estava nas mãos de seu pai Orestes”.
Existe uma versão grega que diz que o nome "Romulus" (Μωμῦλλος -Momullos) significa "pequeno azar", mas eu não acredito nisso, pois o moço deposto teve sorte e sua vida foi poupada por Odoacro.
Não se sabe a data certa de seu nascimento, mas se sabe que ele foi elevado a Imperador 31 de outubro 475.
Se ele tinha 15 anos quando foi feito Imperador, como querem alguns, ele nasceu em 469 d.C..
Se ele tinha 18 anos quando foi feito Imperador, como querem outros, ele nasceu em 457 d.C..
Contudo isso não tem importância nenhuma.
Seu pai sabia que ele era irresponsável, sem noção, homossexual, preguiçoso, e foi por isso tudo que o entronizou, também, para assim deter em suas mãos os Poderes Imperiais.  
Os bárbaros que deram apoio a Orestes contra a Nepos exigiram terras na Península Italiana e o ‘regente’ negou.
É a derrocada.
Os bárbaros apelaram para Odoacro (Flávio Odoacro), Rei da tribo germânica dos Hérulos, que entrou em Ravenna depôs Romulus Augustus.
Segundo historiadores sérios como Odoacro “ficou maravilhado com sua beleza e tendo piedade de sua juventude, poupo-lhe a vida", e mais “deu-lhe uma pensão 6.000 solidi (moedas de ouro) e o enviou para viver com a família na Villa Lucullan “, hoje Castel dell’Ovo no promontório de Misenum, em Nápoles, Campânia, região do sul da Itália.
Cassiodoro, então secretária de Teodorico, o Grande, escreveu uma carta a um "Romulus" em 507 d.C. confirmando a pensão.
A deposição de Romulus Augustus em 4 de setembro de 476 marca a Queda do Império Romano, da antiga Roma, o fim do Império Ocidental iniciado a época de Constantino I, o Grande, até a “Carlos Augusto, coroado por Deus, grande e pacifico Imperador, vida e vitória.”
O primeiro Imperador do Ocidente após a Queda de Roma.

Romulus Augustus e Odoacro 



Fim da parte III


Nenhum comentário:

Postar um comentário