quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

87- CONVERSA- Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte XI

Lotário III
Duque da Saxônia de 1106 - 1137
Sacro Imperador Romano de 1133-1137
Rei da Alemanha (formalmente Rei dos Romanos) de 1125-1137
Rei da Itália de 1125-1137

Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte XI

Casa de Süpplingenburg – Terceira Dinastia do Sacro Império Romano-Germânico:

O primeiro da Dinastia Süpplingenburg documentado em 1013 foi o comes ou Conde Liutger, Conde em Harzgau em 1021, que segundo consta faleceu em 1031.
O primeiro citado como Conde de Süpplingenburg foi Bernhard, Conde em Harzgau em 1052, casou com Ida von Querfurt, filha de Gebhard I von Querfurt, senhor de Querfurt ou Herr von Querfurt, que era filho de Brun, o Velho, ou Brun der Ältere, que era dono do o castelo Querfurt em Hassegau , no atual Saalekreis, Saxônia-Anhalt, em cuja descendência teve vários Arcebispos de Magdeburg e outros tantos nobres como um Imperador Sacro.
Brun, o Velho, ou Brun der Ältere, já havia herdado o Castelo de seus pais, o Conde Brun von Arneburg e sua esposa, Condessa Frideruna, o que torna a Linhagem de Lotário mais antiga ainda.
Bruno de Querfurt ou Brun von Querfurt, irmão de Gebhard I von Querfurt, senhor de Querfurt, foi um bispo missionário e mártir cristão decapitado perto da fronteira entre a Rússia e a Lituânia enquanto pregava o cristianismo. É venerado como santo mártir pelas Igrejas Católica e Ortodoxa e é conhecido como "Segundo Apóstolo dos Prussianos". Sua festa é em 15 de outubro
O filho de Bernhard e de Ida, Condes de Süpplingenburg, Gebhard de Süpplingenburg, era casado com Hedwig de Formbach, uma filha de Frederico, Conde de Formbach. Seu filho póstumo foi o imperador Lotário III.
Gebhard de Süpplingenburg morreu na Primeira Batalha de Langensalza, 9 de junho de 1075, entre as forças de Henrique IV da Alemanha e vários nobres rebeldes saxões, os do Ducado da Saxônia, vencidas pelo Imperador Sacro.
Do lado do sacro Império estavam: Henrique IV da Alemanha, Rudolf de Rheinfelden, Vratislaus II da Boêmia, Ernst da Áustria, Teodorico II de Lorraine, Godfrey IV da Baixa Lorena;
Do lado do Ducado da Saxônia: Magnus da Saxônia, Otto de Nordheim, Burchard II de Halberstadt, Lotário Udo II do Nordmark e Gebhard de Süpplingenburg.
Através da política de “casamentos vantajosos” e outros acertos passou a ser o senhor de vários e vários Domínios do Ducado da Saxônia (domínios da Casa de Billung, os condes de Northeim eo Brunonids) e elevado a Duque em 1106 pelo Imperador Henrique V em luta aberta contra seu pai, Henrique IV.
Com a morte de Henrique V, que não teve filhos, o Diadema Imperial foi disputado e Lotário ganhou.
Coroado Rei da Alemanha (formalmente Rei dos Romanos) em 13 de setembro de 1125, na Catedral de Aachen pelo chanceler imperial, o Arcebispo de Mainz.
Tirou proveito da confusão estabelecida por causa da eleição papal entre Anacleto II, nascido Pietro Pierleoni, que prometeu a Lotário o Diadema Imperial em troca de apoio, e o Papa Inocêncio II, nascido Gregorio Papareschi.
A História é o seguinte:
Honório II, nascido Lamberto Scannabecchi, estava morrendo e seu Chanceler de nome Haimeric, com mais alguns Cardeais fieis, elegeram Gregorio Cardeal Papareschi como Papa. Esse escolheu o nome de Inocêncio II, e sua consagração foi logo no dia seguinte da morte do Papa moribundo, 24 de setembro de 1143.
Os demais Cardeais se rebelaram, não reconheceram a Inocêncio II, elegendo Pietro Pierleoni, de uma família rica de judeus convertidos, que tomou o nome de Anacleto II, e a nobreza de Roma, sempre ela, mais alguns arruaceiros, o apoiou, facilitando que ele dominasse Roma, enquanto Inocêncio foi forçado a fugir para o norte.
Inocêncio II foi considerado antipapa pelos Cardeais, o que significava excomunhão e outras penalidades canônicas.
Enquanto isso o renomado São Bernardo de Claraval ou Bernard de Clairvaux, responsável por parte da Reforma da Igreja e da Reforma na Ordem cisterciense, Pedro, o Venerável ou Pedro de Montboissie, teólogo e reformador francês, Abade da Abadia beneditina de Cluny, apoiaram Inocêncio II.
Lotário bandeou para Inocêncio e foi a seu encontro na cidade de Liége, onde o honrou, prometeu manter os acordos estabelecidos na Concordata de Worms e outras promessas ao agrado do Papa exilado de Roma.
Juntos marcharam para a Itália.
Inocencio II foi novamente entronizado no Trono de São Pedro e Lotário coroado Imperador na Basílica de São João de Latrão em 04 de junho de 1133.
São Pedro estava nas mãos dos partidários de Anacleto.
“Em 25 de Janeiro de 1138, bem a tempo de evitar uma derrota total, Anacleto morreu. Seu túmulo nunca foi encontrado”.
“O Imperador continuou dando pouca ou nenhuma resistência contra a interferência papal com o seu poder; ele ignorou uma Bulla de Inocêncio, que afirmava que a autoridade do Imperador derivava dele [Papa] e ele [Lotário] também reconheceu reivindicações papais nas terras Matildine (anteriormente propriedade da Condessa Matilda), em troca delas serem feudos imperais”.
Lotário III morreu em 3 de Dezembro de 1137 em Breitenwang, no distrito de Reutte , Tirol, Austríaco.
O Tirol, atualmente, está dividido entre Áustria (Tirol do Norte e do Leste, no Estado do Tirol ) e Itália (Tirol do Sul e Trentino).
Após sua morte, Lothar foi lamentada como o Rei da Paz, que tinha dado o seu país de paz, harmonia e ordem.
Não deixou filhos Homens.
“Em 1100, o Imperador Lotário casou com Richenza ou Ricarda de Northeim, a filha mais velha de Henrique I de Northeim, Henrique, o Gordo, Conde em Rittigau e Eichsfeld ,  Margrave de Frisia, e de Gertrudes de Brunswick”.
“O casal teve uma única filha, nascida após quinze anos de união, durante as festas da Páscoa, de nome Gertrudes (18 de abril de 1115 - 18 de abril de 1143), casada, em 29 de maio de 1127, com Henrique X da Baviera, para quem Lotário deu sua filha como recompensa pelo voto decisivo em sua eleição como Rei”.
“Pouco antes de morrer, Lotário, elegeu seu genro como seu sucessor no Ducado da Saxônia, mas ele não pôde prevalecer nisto contra Conrado de Hohenstaufen, irmão de seu concorrente nas eleições, Frederico II da Suábia”.
Então, na eleição subsequente à morte de Lotário, Conrado derrotou Henrique e a era Hohenstaufen de Reis da Alemanha e de Imperadores começou.


Fim da Parte XI

Nenhum comentário:

Postar um comentário