terça-feira, 19 de julho de 2016

A Bandeira do Brasil foi desenhada com as cores das Famílias de Dom Pedro e Dona Leopoldina

A Bandeira do Brasil foi desenhada com as cores das Famílias Reais do nosso primeiro casal de Imperadores, D. Pedro I e D. Leopoldina.
D. Pedro I é representado pelo Verde-Bragança e sua esposa D. Leopoldina, sendo filha do Imperador da Áustria, pelo amarelo-ouro dos Habsburgos.
Em setembro de 1823, o futuro Marquês de Resende, Antonio Teles da Silva Caminha e Meneses, então Embaixador na Áustria, explicando o motivo da escolha do verde e do amarelo ao Príncipe de Metternich, disse que o "amarelo - simbolizaria a Casa de Lorena (Habsburg)", cor usada pela Família Imperial Austríaca, e o "verde - representaria a cor da Casa de Bragança".
Outro documento que comprova isso é uma carta: “datada de 15 de setembro de 1822, ou seja, pouco mais de uma semana da Proclamação da Independência, é sabido que numa carta escrita por D. Leopoldina à D. Maria Tereza, da Côrte da Áustria, comenta textualmente, fazendo referência às cores da bandeira, dizendo do “verde dos Braganças e do amarelo-ouro dos Habsburgos” (Silveira, 1972, pg 230).
O Decreto que criou nossa Bandeira
Segundo o livro "Símbolos Nacionais na Independência" de autoria do General Jonas Correia, o Escudo de Armas e Bandeira do Império foram criados por Decreto de 18 de setembro de 1822. Com relação a Bandeira o decreto diz: "A Bandeira Nacional será composta de um paralelogramo verde e nele inscrito um quadrilátero romboidal cor de ouro, ficando no centro deste o Escudo de Armas do Brasil"
A História da cor verde, desde Portugal
Foi o Rei D. João I de Aviz (1357/1433) que instituiu a Casa de Bragança, pelo casamento de seu filho Afonso com a filha do condestável D. Nuno Álvares Pereira. Em 1384, ele incluiu na bandeira de Portugal a Cruz verde da Ordem de Aviz. Mas D. João II de Aviz retirou a cor verde, e ela só retornou à bandeira no reinado de Pedro II de Bragança, em 1669.
Um dos símbolos da Dinastia Bragança era o dragão verde (“Serpe Alada”), que aparece depois no Império do Brasil, no alto do cetro Imperial.
Em 20 de setembro de 1822, D. Pedro I, por Decreto, adotou a cor verde para todas as fardas da Corte.
O significado do losango – bandeiras militares francesas
A Bandeira do Brasil possui um símbolo que lembra Império: o losango.
O pintor francês Jean Baptista Debret, fundador da Academia de Belas Artes, foi encarregado da execução do desenho da bandeira e do escudo imperial. Para Clóvis Ribeiro (apud Silveira, 1972, pag.231), Debret teria se inspirado em bandeiras militares francesas, sendo o losango inscrito em um retângulo um motivo ornamental em estilo Império. Sabe-se que Dom Pedro I tinha especial admiração por Napoleão Bonaparte, além de ter um parentesco indireto com o ex-Imperador da França.
Além disso, o próprio D. Pedro I era um Bragança-Bourbon, descendente dos reis da França, e o artista que desenhou nossa bandeira foi o francês Jean-Baptiste Debret, o que poderia explicar a inspiração em bandeiras francesas.
A Bandeira Imperial simbolizou nossa Pátria nos momentos mais difíceis e gloriosos de nossa História. Foi defendida pelos brasileiros durante a Guerra do Paraguai, e era com uma flâmula verde-amarela que Santos-Dumont decolava em seus vôos pioneiros.http://www.escrita.com.br/escrita/leitura.asp?Texto_ID=7128

Nenhum comentário:

Postar um comentário