quarta-feira, 20 de julho de 2016

Walter Robert McAlister, ou Bispo Roberto,




Walter Robert McAlister, ou Bispo Roberto,  (Ontário, 13 de agosto de 1930 – Charlotte, NC, EUA, 13 de novembro de 1993) foi um ministro protestante canadense, fundador da Igreja Pentecostal de Nova Vida.
Vindos de uma família originalmente evangélica e com tradição no reavivamento pentecostal, ele e seus irmãos, Elizabeth e Jack, foram criados na igreja e nunca saíram dela. Seu pai, Walter E. McAlister, era pastor da Igreja da Pedra (pela característica arquitetônica) em Toronto, e superintendente geral das Assembleias Pentecostais do Canadá. Era um homem extremamente humilde. Sua maior característica era nunca falar mal de ninguém. Sua mãe, Ruth, sempre foi dona de casa.

Inicialmente Robert não queria saber de Deus. Quando se converteu, aos dezessete anos, no dia 18 de setembro de 1948, era inspetor de seguros de carro, ou seja, calculava quanto cada carro iria pagar de seguro. Largou esse trabalho para estudar, durante três anos, em uma escola bíblica, a Eastern Pentecostal Bible College, em Peterborough, Ontário, que fica a duas horas ao norte de Toronto, de ônibus.

Após se formar, se tornou missionário. O primeiro lugar em que pregou foi nas Filipinas. A primeira ministração foi em Taiwan, em 1953. Ficou dois anos no país. Na volta, passou por Hong Kong e fundou as duas primeiras Igrejas de Nova Vida. Não são vinculadas ao ministério no Brasil.

Após uma cruzada em Charlotte, conheceu sua futura esposa, Gloria. Se casaram em 10 de junho de 1955. Tiveram dois filhos, Walter Jr. e Heather Ann.

Após sua estadia nos Estados Unidos, tentou ir para a Índia, mas foi impedido por sua esposa ser estadunidense. Então ficou em South Bend, Indiana, lugar onde nasceu seu filho Walter.
Em 1956 foi ser missionário em Paris e, após voltar aos Estados Unidos, foi fazer uma campanha evangelística no Brasil, a convite de Lester Sumrall.

Decidiu que ficaria definitivamente no Brasil, mudando-se em 1959. Inicialmente foi para São Paulo mas se estabeleceu no Rio de Janeiro, fundando a Cruzada de Nova Vida.

Em agosto de 1960, começou a transmitir o programa Voz da Nova Vida, através da Rádio Copacabana. O programa também foi transmitido através da Rádio Mayrink Veiga e Rádio Guanabara, tendo uma audiência considerável.

Em 1967, McAlister e sua igreja compraram a Rádio Relógio, uma das primeiras rádios evangélicas, que transmitia programas como Café Espiritual. A audiência foi considerável. A rádio também era usada como gabinete pastoral.

Realizou o primeiro culto com local fixo em 1961, culto que teve a mesma estrutura que é usada hoje nas igrejas da denominação: louvor, oferta, mensagem, oração e testemunho.

Desejando ter um templo, alugou um escritório na Avenida Rio Branco.

O primeiro templo foi finalmente fundado em 1964, em Bonsucesso e a sede definitiva foi fundada em 1971, em Botafogo.

Em 1978, se tornou um dos primeiros Telê evangelistas com o programa Coisas da Vida, programa que apresentou por um bom tempo na TV Tupi. Também escreveu vários livros como As Dimensões da Fé Cristã, Os Alicerces da Fé, As Alianças da Fé, A Experiência Pentecostal, Medo, Crentes Endemoninhados: a Nova Heresia.

Roberto McAlister tinha um histórico cardíaco e já havia feito três operações de ponte de safena. Na última, o coração aderiu ao peito. Quando foram fazer o transplante, uma hemorragia começou e ele não resistiu. Faleceu em 13 de novembro de 1993.

Muitas pessoas não acreditam nem em bênçãos, nem tão pouco em maldições, mas eu acredito, por isso resolvi publicar cópia do livro acima citado do Bispo Roberto, meu falecido grande amigo, para com isso esclarecer o assunto. Jorge Eduardo 

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário