segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

36- CONVERSA- Declaração de Fé de Gregório de Tours contra a Heresia em seu tempo.

Creio, portanto, em Deus Pai onipotente.
Eu acredito em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor Deus, nascido do Pai, não criado.
[Acredito que] que ele sempre foi com o Pai, não só desde o início dos tempos, mas antes de todos os tempos.
Para o Pai não poderia ter sido chamado assim, a menos que ele teve um filho; e não poderia haver nenhum filho sem um pai.
Mais, como para aqueles que dizem: "Houve um tempo em que ele não era,” eu rejeitá-los com maldições, e chamar os homens para testemunhar que eles são separados da igreja.
Eu acredito que a palavra do Pai, através da qual todas as coisas foram feitas era Cristo. Eu acredito que esta palavra se fez carne e pelo seu sofrimento o mundo foi redimido, e eu acredito que a humanidade, e não a divindade, estava sujeita ao sofrimento.
Eu acredito que ele ressuscitou no terceiro dia, que ele libertou o homem pecador, que ele subiu ao céu, para que ele se senta à direita do Pai, que ele virá para julgar os vivos e os mortos.
Eu acredito que o Espírito Santo procede do Pai, que não é inferior e não é de origem mais tarde, mas é Deus, igual e sempre Coeternal com o Pai e o Filho, consubstancial em sua natureza, iguais em onipotência, igualmente eterno em sua essência, e que nunca existiu para além do Pai e do Filho e não é inferior ao Pai e do Filho.
Eu acredito que esta santa trindade existe com separação de pessoas, e uma pessoa que é do Pai, outra que o Filho, outra a do Espírito Santo.
E nesta Trindade confessar que há uma divindade, um poder, uma essência.
Eu acredito que o bem-aventurado Maria era virgem após o nascimento, como ela era virgem antes.
Eu acredito que a alma é imortal, mas que, no entanto, que não faz parte da divindade. E eu acredito fielmente todas as coisas que foram estabelecidas pelo pelos trezentos e dezoito bispos.
Mais, como para o fim do mundo, eu segurar crenças que eu aprendi com os nossos antepassados, que o Anticristo virá primeiro.
Um Anticristo primeiro propor a circuncisão, afirmando que ele é Cristo; seguinte, ele vai colocar sua estátua no templo de Jerusalém para ser adorado, assim como lemos que o Senhor disse: " Você deve ver a abominação da desolação estar no lugar santo”, mas o próprio Senhor declarou que esse dia está escondido de todos os homens, dizendo: "Mais a respeito daquele dia e hora ninguém sabe nem mesmo os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai."
 Além disso vamos aqui fazer resposta aos hereges [Nota: os arianos] que nos atacam, afirmando que o Filho é inferior ao Pai, pois ele é ignorante deste dia.
Deixe-os saber, então, que filhos aqui é o nome aplicado ao povo cristão, de quem Deus diz:
“Eu lhes será um pai e eles serão o meu para os filhos".
Porque, se ele tinha falado estas palavras do Filho unigênito ele nunca teria dado aos anjos o primeiro lugar.
Para ele usa estas palavras: "Nem mesmo os anjos do céu, nem o Filho", mostrando que ele falou essas palavras não do unigênito, mas do povo de adoção.
Mais o nosso fim é o próprio Cristo, que graciosamente concederá vida eterna em nós se nos voltarmos para ele.














Nenhum comentário:

Postar um comentário