segunda-feira, 1 de junho de 2015

Brit Milá, a circuncisão dos judeuzinhos.

Brit Milá, a circuncisão dos judeuzinhos.


 Em gravura do seculo XVIII, 
Brit dos judeus portugueses.

A origem deste ritual é encontrada em Gênesis 17:1-14, onde Deus ordena a Abraão que ele e todos os seus descendentes se circuncidem como sinal do pacto entre Deus e Abraão.

Brit Milá, que significa "pacto da circuncisão," é um ritual judeu realizado em um menino oito dias depois que ele nasce. 
Ela envolve a remoção do prepúcio do pénis por um mohel , que é uma pessoa que foi treinado para executar com segurança o procedimento. 
Brit Milá é também conhecido pela palavra Iídiche "brit". 
Ele é um dos costumes judeus mais conhecidos e significa a relação única entre um menino judeu e Deus.
Tradicionalmente, um bebé é nomeado após seu bris.
Você pode aprender mais sobre as origens bíblicas do Brit Milá neste artigo: O que é a origem do Brit Milá (Bris)?
A Cerimônia
A cerimônia de Brit Milá ocorre no oitavo dia de vida de um bebé, mesmo se esse dia cai no Shabat ou num feriado, inclusive o Yom Kippur. 
A única razão que o ritual não seria realizado é se a criança está doente ou fraca demais para sofrer com segurança o procedimento.
Normalmente, um bris será realizada na parte da manhã porque a tradição judaica diz que a pessoa deve estar ansiosa para realizar uma mitzvah (ao contrário de deixá-lo até mais tarde no dia que parecerá descaso). 
No entanto, pode ocorrer a qualquer momento antes do anoitecer. 
Em termos de local, a casa dos pais é a localização mais comum, mas uma sinagoga ou outro local, também, pode.
A minyan (o quórum de dez judeus adultos necessários para certas obrigações religiosas) não é necessário para um bris. 
As únicas pessoas que são obrigadas a estar presente é o pai, um mohel e um sandek, que é a pessoa que segura o bebê enquanto a circuncisão é realizada.
Brit Milá é composto de três partes principais.
Elas são:
1-      Bênção e Circuncisão
2-      Kiddush & Naming
3-      Seudat Mitzvah



Bênção e Circuncisão
A cerimônia começa quando a mãe entrega o bebê à Kvatterin (veja abaixo, Roles Honrado). 
A criança é então levada para a sala onde a cerimônia será realizada e entregue ao Kvatter (veja abaixo, Roles Honrado). 
Como o bebê é levado para a sala, é habitual para os hóspedes para saudá-lo, dizendo: "Baruch Haba", que significa "Bendito seja aquele que vem" - ברוך הוא שיבוא -  em hebraico. 
Esta saudação não era originalmente parte da cerimônia, mas foi adicionado como se a expressar a esperança de que, talvez, o Messias havia nascido e os hóspedes foram cumprimentá-lo.
Em seguida, o bebê é entregue ao Sandek, que é a pessoa que segura o bebê enquanto a circuncisão é realizada. 
O sandek senta em uma cadeira especial chamado a “ Cadeira de Elias, o profeta”, com a criança no colo, mas, também, a criança pode ser posta sobre uma almofada, colocada em uma mesa, com o sandek sentado na dita cadeira e a segurando.



O profeta é citado para ser responsável pela criança na circuncisão e, portanto, há uma cadeira em sua honra.
O mohel então recita uma bênção sobre o bebê, dizendo:
"Louvado seja Adonai nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou no ritual da circuncisão." 
A circuncisão é então realizada e o pai recita uma bênção agradecendo a Deus por trazer a criança no pacto de Abraão:
"Bendito és Tu, Adonai nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou fazê-lo entrar no pacto de Abraão, nosso pai. "
Depois que o pai recitou a bênção, os hóspedes responder com "Como ele entrou na aliança, de modo que ele possa ser introduzido para o estudo da Torá, para o casamento, e às boas obras".
Kiddush e Naming:
Próximo a bênção sobre o vinho (Kiddush) é dito e uma gota de vinho é colocado na boca do bebê. 
Uma oração para seu bem-estar é recitada, seguido por uma longa oração que lhe dá o seu nome:
“Criador do universo. Que seja a Tua vontade aceitar isso (Brit Milá), pois estou trazendo o bebê diante de seu Trono Glorioso. E, em sua grande misericórdia, através de seus santos anjos, dê um coração puro e santo para Shlomo Abraham (שְׁלֹמֹה אברהם), filho de Anna (אנה), que está sendo agora circuncidado em honra do teu grande Nome. Que o seu coração pode estar aberto para compreender sua santa Lei, para que ele possa aprender e ensinar, manter e cumprir suas Leis”.
Seudat Mitzvah:
Finalmente, há o mitzvah seudat, que é uma refeição comemorativa que é exigido pela lei judaica. 
Desta forma, a alegria de uma nova vida neste mundo está conectada com a alegria de compartilhar comida com a família e amigos.
Sem contar o mitzvah seudat toda a cerimônia do Brit Milá leva aproximadamente 15 minutos.
Roles Honrados:
Além do mohel, existem outros três papéis homenageados durante a cerimônia:
Sandek: Esta é a pessoa que segura o bebê enquanto a circuncisão está sendo realizada. O sandek é geralmente um homem, muitas vezes um avô, irmão ou até mesmo um amigo próximo do pai.
Kvatterin: O equivalente judaico de uma "madrinha", antes da cerimônia começa a Kvatterin leva o bebê da mãe e lhe entrega ao Kvatter.
Kvatter: O equivalente judaico de um "padrinho", o kvatter leva o bebê do Kvatterin e leva-o para o mohel.



Qual é a origem do Brit Milá (Bris)?
Origens bíblicas
A origem do brit milá pode ser rastreada até a Abraão, que era o patriarca fundador do judaísmo.
De acordo com Gênesis, Deus apareceu para Abraão quando ele tinha 99 anos de idade e ordenou-lhe que circuncidar si mesmo, seu filho de treze anos de idade, Ismael e todos os outros homens com ele como um sinal da aliança entre Abraão e Deus.
E Deus disse a Abraão: "Quanto a você, você deve manter o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de: Todo varão entre você será circuncidado. Você deve ser circuncidada a carne do vosso prepúcio, e será um sinal da aliança entre mim e vós. Aquele que é de oito dias de idade entre vós será circuncidado. Cada macho nas vossas gerações, nascidas em sua casa ou comprado com o seu dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência, tanto aquele que é nascido em sua casa e ele que é comprado com o seu dinheiro, certamente será circuncidado. Assim será a minha aliança na vossa carne uma eterna. Qualquer pacto incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança ". (Gênesis 17: 9-14)
Por circuncidar si mesmo e todos os homens com ele, Abraão estabeleceu a prática de brit milá, que daí em diante foi realizada em todos os meninos recém-nascidos, após oito dias de vida.
Originalmente homens foram ordenados a circuncidar-se seus filhos, mas, eventualmente, o referido direito foi transferido para o mohelim (plural de mohel).
Circuncisão em outras culturas antigas
Há evidências que sugerem que a remoção do prepúcio do pênis era um costume praticado em outras culturas antigas. Os cananeus e egípcios, por exemplo, circuncidado seus machos. No entanto, enquanto os judeus circuncidados bebês os cananeus e egípcios circuncidado seus meninos no início da puberdade como um rito que os iniciados na masculinidade.
Por Circuncisão?
Não há uma resposta definitiva a respeito de porque Deus escolheu a circuncisão como um sinal da aliança. Alguns pensam que a marcação do pénis desta forma simboliza a apresentação final para a vontade de Deus. De acordo com esta interpretação, o pênis pode ser visto como um símbolo dos desejos humanos e impulsos.

   Brit em São Paulo
Brasil. 
31 de maio de 2015




Bíblia Almeida Revista e Atualizada: http://www.sbb.org.br/  

Gênesis
17.1   Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
17.2   Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.
17.3   Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou:
17.4   Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações.
17.5   Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.
17.6   Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.
17.7   Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
17.8   Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.
17.9   Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações.
17.10   Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado.
17.11   Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós.
17.12   O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe.
17.13   Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.

17.14   O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário