sexta-feira, 5 de junho de 2015

Frederico IX.Rei da Dinamarca

Dinamarca - Kongeriget Danmark - Reino da Dinamarca, parte final:
Huset Glücksburg


Divisa:
Med Gud for Danmark
Com Deus para a Dinamarca

O Sucessor de Cristiano X, foi seu filho, Cristiano Frederico Francisco Miguel Carlos Valdemar Jorge, que subiu ao Trono sob o nome de Frederico IX.
Nome: Christian Frederik Franz Michael Carl Valdemar Georg af Glücksborg.
Rei da Dinamarca de 20 abril 1947 até 14 de janeiro 1972, portanto reinou durante 24 anos, 8 meses e 25 dias.


Ele foi proclamado Rei Frederik IX da sacada do Palácio de Christiansborg pelo primeiro-ministro Knud Kristensen.

Nascido: no dia 11 de março 1899, no Castelo de Sorgenfri, ao norte de Copenhagen.
Falecido:  no dia 14 de janeiro de 1972, Hospital Municipal de Copenhagen.
” Pouco depois do Rei ter feito o seu discurso de Ano Novo à nação na virada do ano de 1971 para 1972, ficou doente com sintomas de gripe. Depois de uns dias de descanso, no dia 3 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca e foi levado às pressas para o hospital municipal. Depois de um breve período de aparente melhora, a condição do Rei piorou em 11 de janeiro, e ele morreu três dias depois, em 14 de janeiro, às 19:50 cercado por sua família nuclear e amigos mais próximos, tendo ficando inconsciente desde o anterior dia (13 de janeiro)”.
Filiação:
Pai: Rei Cristiano X
Mãe: e Rainha Alexandrine.


Os Reis em 1950

Casamento:
No dia 24 de maio de 1935, na Catedral de São Nicolau de Estocolmo, que “depois da reforma protestante, converteu-se numa igreja luterana em 1527, com Ingrid Victoria Sofia Louisa Margareta, filha de Gustavo VI Adolfo, Rei da Suécia, e da Rainha Margarida de Connaught, filha de Artur, Duque de Connaught e Strathearn, o terceiro filho da Rainha Vitória do Reino Unido, e de sua esposa, a Princesa Luísa Margarida da Prússia.

Da esquerda para direita:


Anne Marie, Rainha da Grécia, Benedikte Astrid, Princesa da Dinamarca e  Sayn-Wittgenstein-Berleburg, a Rainha Margrethe II.

São pais de:
1-      Margrethe Alexandrine Þórhildur Ingrid af Glücksborg, atual Rainha Margrethe II, em português Margarida II.
2-      Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid af Glücksborgs, Princesa Benedita da Dinamarca, Princesa de Sayn-Wittgenstein-Berlebourg, por seu casamento com o Príncipe Richard de Sayn-Wittgenstein-Berleburg.
3-      Anne Marie Dagmar Ingrid af Glücksborg, nasceu princesa da Dinamarca, tornou-se Rainha da Grécia entre 1964 e 1974 por seu casamento com o Rei Constantino II da Grécia, e tia do atual Rei de Espanha, também por esse matrimonio.


Frederico 9

 Resumo:
“Sob seu reinado, a Dinamarca tornou-se um Estado moderno. Em 1953, Frederico IX, sabendo que a Rainha não poderia ter mais filhos, e que eles não haviam tido um filho homem, submeteu a referendo popular uma proposta de reforma constitucional permitindo que as mulheres ascendessem ao trono. A maioria da população aprovou essa mudança na lei, e sua filha mais velha, Margaret, tornou-se a Princesa Herdeira.
Rei era muito popular um apaixonado pelo mar e pela música.
O povo sentiu sua morte”




Rainha Ingrid, ontem e sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário