Kirill, Patriarca de
Moscou e de Toda a Rússia.
133 - AS REFORMAS
PETRINAS.
Pedro, o Grande, nona Conversa – os
Imperadores da Rússia
A Dinastia Romanov
III.
História da Rússia
monárquica.
Pedro I, o Grande
(22 de outubro 1721 - 28 de janeiro de 1725)
Пётр I Великий (22
октября 1721 — 28 января 1725)
AS REFORMAS PETRINAS.
1-
Reforma
da Igreja
2-
Reforma
religiosa
"O Senhor deu
o Poder ao Reis sobre as Nações, mas a consciência das pessoas está sobre o Poder
de Cristo ", de acordo com este princípio Pedro, o Grande, ordenou aos Patriarcas,
as Autoridades Eclesiásticas, ao Clero em geral, da Igreja Ortodoxa Russa,
“mansidão e inteligência".
Essas reformas mudaram radicalmente
a Igreja Ortodoxa Russa, pois introduziu o Sistema Cesaropapismo, estabelecendo
assim um novo tipo de relação entre o Estado Imperial Russo e Igreja, já que
unificou na Pessoa Sagrada do Imperador e Autocrata (Soberano pela Vontade de
Deus e, por isso, sua Autoridade não tem, ou reconhecer alguém acima dele a não
ser sua consciência, qualquer regulamentação ou limitação de exercer o seu Poder)
todos os poderes políticos e religiosos.
Chamo atenção que “A
democracia é uma estrutura de Poder construída de baixo para cima; autocracia
organiza o estado de cima para baixo”.
Até o final do século XVII a
Igreja Ortodoxa Russa vivia uma grande crise, pois além de graves problemas
internos, também, haviam os problemas relacionados com a sua posição na
sociedade e ante o Estado Imperial Russo, bem como a ausência total do ensino e
da educação religiosa e a criação de novas Igrejas.
É claro que tudo somado impôs
uma marca significativa na sociedade da época.
Os Czares, apesar do perigo
que corriam em relação aos Patriarcas, já que esses tinham uma “posição
privilegiada, governavam uma Igreja com grandes privilégios, possuidora de vastas
terras (com muitos servos da gleba), para piorar o Povo Russo era - e é - muito
supersticioso, com isso os padres manipulavam a vontade a crença e a vontade popular,
sabiam que se fazia necessária reformar o governo da Igreja, mas não tinham coragem
de faze-la”.
Os mosteiros/conventos e os negócios
episcopais não pagavam nenhum tipo de imposto ao Tesouro, portanto, poderiam
vender seus produtos mais baratos, prejudicando, assim, os comerciantes, que
pagavam tributos, com isso as propriedades clericais, os enormes latifúndios eclesiásticos,
causavam enormes prejuízos para o Estado Imperial Russo.
Tinham justiça própria. “De
acordo com o Соборное уложение 1649 года –ou Sobornoye Ulozheniye, Código do Conselho de 1649, o julgamento do
clero em todos os casos civis foi entregue para a nova instituição a Монастырского
приказа, T.L.: Ordens Monásticas.”
As decisões das “Ordens Monásticas”
foram as bases dos férreos conflitos entre o Czar Alexei Mikhailovich e o ambicioso
Patriarca Nikon, Patriarca de Moscou, ou
Никон (Патриарх Московский), o sétimo a ocupar o cargo cujo Título era “ Sua
Santidade pela Graça de Deus Patriarca de Moscou e Toda a Rússia, grande senhor
e o grande Imperador, Arcebispo tsarstvuyuschago da cidade de Moscou e dos grandes
e pequenos, e Patriarca de muitos Patriarcas, etc....Titulo esse criado em 25
de Julho de 1652 e que durou até 12 de Dezembro de 1666 “.
Significado do Código do Conselho foi estabelecido para “compilar
e resumir (codificar) os principais pontos da legislação russa dos séculos XV
ao XVII”.
Não podia haver dos Imperadores em solo Russo, pois
não???
Kirill, Patriarca
de Moscou e de Toda a Rússia.
E Pedro não era homem de aturar tal situação, além do que
odiava os Patriarcas e sacerdotes em geral.
Por uma série de decretos, reduz fortemente a
independência do clero no Estado Imperial Russo.
Faz uma limpeza nos mosteiros/conventos eliminado
os reacionários, os opositores e despejando alguns dele.
Monges foram obrigados a ficar permanentemente
nesses mosteiros, onde eles tinham que se submeter as Ordens vindas de Moscou,
leia-se dele, Pedro, através das Ordens Monásticas.
Só nos asilos poderiam ficar os doentes e enfermos,
não mais em mosteiros/conventos.
Nos mosteiros/conventos as freiras só podiam cortar
os cabelos após a idade de quarenta anos.
Agricultura seria supervisionada pelas Ordens Monásticas
e não mais pelos Abades ou Abadessa.
Por decreto estipula que as propriedades e
terras passem ao Domínio Imperial e somente os proventos oriundos delas fossem
entregues aos Monges.
Uma série de outras medidas facilitou a perseguição
brutal de dissidentes e permitiu aos estrangeiros, os católicos e os protestantes, o livre exercício de sua Fé.
Para aumentar os fiéis ortodoxos rebanho nível
geral de moralidade foram emitidos decretos, como por exemplo a obrigatoriedade da Confissão anual para todos os
russos, homens e mulheres, sob pena de multa para quem não a fizesse.
Esta medida, além de efeitos de caráter moral, destinava-se principalmente
a estabelecer a filiação dessas pessoas à antiga piedade do Povo Russo, mas ao
meu ver era uma espécie de fiscalização, de espionagem, sobre seus súditos.
Criação do Colégio Teológico, que logo recebeu o
novo nome de o Santo Sínodo, com um presidente, dois vice-presidentes, quatro
vereadores, cinco assessores e um procurador-geral – olhos do Senado – e o
procurador- chefe considerado “os olhos do soberano e procurador dos assuntos
do Estado Imperial ", que na verdade acabou se tornando o Líder de facto
do o Santo Sínodo.
Foi criado o cargo de Fiscais espirituais,
chamados Inquisidores, cuja missão secreta era observar o curso correto e legal
de assuntos e da vida da Igreja por todo o território russo, incluso nos exércitos
e marinha.
Ao Tribunal do Santo Sínodo foram
entregues os negócios da Justiça do Clero.
Penalizar os sacerdotes, monges e monjas,
que sempre viviam bêbados na Rússia, eternos criadores de casos sociais e
espirituais.
As responsabilidades de cada membro
da Igreja, isto é, os Patriarcas, os bispos, presbíteros, diáconos e outros
clérigos, monges, professores, pregadores, e, em seguida, as responsabilidades
em relação aos leigos da Igreja.
Ao Santo Sínodo foi determinado “corrigir
a doutrina cristã, com os princípios da Fé e as regras da vida cristã”, e
edita-las em um breve e compreensível para livro as pessoas comuns.
Deu ênfase a Piedade, tão ao gosto
dos russos.
Ordenou vistas permanentes as Igrejas
dos fiéis e a postura que eles deveriam ter nos templos, que era permanecerem
no temor e em silêncio, ouvindo o santo serviço, caso contrário, seriam
cobradas multas sob a supervisão de um "homem
bom”.
O próprio Pedro gostava de comemorar
todos os dias importantes de sua vida com uma missa solene, os súditos deveriam
seguir seu exemplo.
Proibido a inventar milagres e com
isso instruídos a evitar dolos, má fé de sacerdotes exploradores da Fé simples
do camponês russo, ignorante pela superstição acerbada.
Para a pintura das Ícones e das Igrejas, foram nomeados pintores sacerdotes especiais
com altos salários. Essas nomeações evitariam o surgimento de Ícones
milagreiras, pois essas não seriam reconhecidas.
Pedro considerava os mosteiros/conventos
uma Instituição desnecessária, prejudicial, um foco de instabilidade e motins,
e para “doma-los”, proibiu a construção de novos, reduziu o número dos existentes
dando-lhes um Regulamento Espiritual, uma regra mais detalhada, bem restritiva
e rigorosíssima, principalmente no item “ingresso ou aceitação” neles de homens,
e de mulheres, os taxou, e toda esse
Grandes ausências foram proibidas
aos monges, que só podiam ir além dos muros do mosteiro apenas uma hora, duas horas
ou mais tempo somente com a autorização escrita do superior, com sua
assinatura, seu timbre, e prazo estipulado.
Deu forma as Escolas Religiosas
ou Espirituais – Escolas Episcopais - o que fazia com que os sacerdotes fossem
educados, cultos sobre assuntos teológicos, principalmente para os filhos dos clérigos,
que se não fossem educados seriam excluídos.
De acordo com as regras, as escolas religiosas
deveriam ser mantidas à custa dos Bispos e rendimentos de terras monásticas.
Nas escolas era ensinado o
chamado “curso primário” e depois os cursos de latim, geografia, história, aritmética,
geometria, lógica da dialética, retórica, física e metafísica, assuntos políticos,
teologia, e os idiomas - latim, grego, hebraico, as Escrituras eram estudadas
na Vulgata, Bульгата, ou seja, a Bíblia.
É claro que foram vários os
Decretos de Pedro para organizar essas Reformas, mas nessa nossa conversa não
cabe aqui lista-los todos...
Continuemos...
Cerimonia Litúrgica.
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