sexta-feira, 24 de abril de 2015

166 - conversa- Dinastia dos Reis da Inglaterra.

166 - conversa- Dinastia dos Reis da Inglaterra.



Golden Wyvern of Wessex


Inglaterra:
“A Inglaterra foi habitada por povos celtas desde o século V a.C.,colonizada pelos romanos entre 43 d.C., e princípios do século V, invadida pelos povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que foram expulsando os celtas, parcialmente romanizados, e que no século X, depois de resistir a uma série de ataques vikings, unificou-se politicamente”.
“Heptarchy ou Heptarquia (do grego επτά hepta, "sete", e αρχία arkhía, "poder, autoridade") é o período da História da Inglaterra - de 500 a 850 d.C. - que vai da conquista anglo-saxã da Angleland (daí England, Inglaterra), até o momento das invasões Vikings.
“O termo " Heptarchy ou Heptarquia" refere-se à existência de sete reinos fortes e bem organizados – mas haviam outros pequenos estados/reinos tribais (ver abaixo) -  que unidos formaram o Reino da Inglaterra. Essa denominação – Heptarchy ou Heptarquia – apareceu pela primeira vez na História do Povo Inglês (Historia Anglorum) entre 1123 e 1154, em dez volumes, de autoria de Henrique de Huntingdon, um cronista inglês da Idade Média, suas datas são 1080-1160. A palavra Heptarchy ou Heptarquia ainda é usada para descrever uma fase no desenvolvimento da Inglaterra.
Os reinos que compunham a Heptarquia eram:
Sussex
Wessex
Essex
Kent
Mércia (Mercia em inglês)
Anglia Oriental (East Anglia em inglês)
Nortúmbria (Northumbria em inglês), incluindo sub-reinos Bernicia e Deira.

Estados/ Reinos tribais:
Dumnonia (conquistado por Wessex)
Haestingas
The Hwicce
Isle of Wight
Kingdom of the Iclingas, (precursor da Mércia)
Lindsey
Magonsæte
The Meonwara, ( tribo em Hampshire)
Middle Angles
Pecsæte
Surrey
Tomsæte
Wreocensæte

Mais para essa nossa Conversa interessa a história das Dinastias que reinaram nas terras inglesas:

1 - Casa de Wessex - House of Wessex, também conhecida como The House of Cerdic.
Primeiro período da Casa de Wessex em um Trono no território da atual Inglaterra: de 519 até 927
A Dinastia teve início no Reino de Wessex, com a unificações de alguns reinos foram, também, Rei dos Ingleses.
Reino de Wessex ficava no sudoeste da Inglaterra, constituído a partir do século VI, sob Cerdic de Wessex, e durou até a unificação dos reinos da Inglaterra.
Títulos: Rei de Wessex
Fundador: Cerdic de Wessex – “o primeiro Rei de anglo-saxão de Wessex, de 519 até 534, citado pela Anglo-Saxon Chronicle (Crônica Anglo-Saxônica) como o fundador do Reino de Wessex e ancestral de todos os seus Reis posteriores”.
Ultimo Soberano: Æthelstan ou Athelstan, “Rei de Wessex, dos anglo-saxões, de 924 até 927 e Rei dos Ingleses de 927 até 939.
Tornou-se Rei dos Ingleses em 927 quando os nortúmbrios, povo da Nortúmbria, Kingdom of Northumbria, o aceitaram como Soberano.
Filho do Rei Eduardo, o Velho, e sua primeira esposa, Ecgwynn.
Os historiadores modernos consideram-no como o primeiro Rei da Inglaterra e um dos maiores Reis anglo-saxões.
Em 927, ele conquistou o último remanescente Viking, no Reino de York.
Nunca se casou, e foi sucedido por seu meio-irmão, Edmund, como Rei dos Ingleses, que estabeleceu uma política de fronteiras.

2 - Casa de Knýtlinga, ou House of Knýtlinga, ou House of Denmark, ou House of Canute , ou House of Gorm , ou Jelling Dynasty, ou sejam uma Dinastia dinamarquesa, que reinou pela primeira vez na Inglaterra de 1013–1014.
O primeiro Rei da Inglaterra dessa Dinastia foi Sweyn Forkbeard , em dinamarquês Sven Tveskæg , Rei da Dinamarca,  bem como partes da Noruega . O nome dele aparece como Swegen na Anglo-Saxon Chronicle (Crônica Anglo-Saxônica), e era o pai de Cnut the Great, Cnut, o Grande, ou Canuto II, Knud den Store em dinamarquês, que foi Rei da Dinamarca, da Noruega, e da Inglaterra.

3-  Casa de Wessex (restaurada, primeira vez- de 3 de fevereiro de 1014 até 30 de novembro de 1016)

4 - Casa de Knýtlinga (restaurada com Cnut, o Grande, em 18 de outubro de 1016 até 8 de junho de 1042)

5 - Casa de Wessex (restaurada pela segunda vez com Eduardo, o Confessor, de 8 de junho de 1042 até 10 dezembro 1066, com Edgard, ou Ætheling, proclamado, mas nunca coroado, Rei da Inglaterra)

6 - House of Normandy, Casa da Normandia (Com Guilherme, o Conquistador, ou William the Conqueror, em 25 de dezembro de 1066 até 1 de dezembro de 1135 com Henrique I, ou Henrique Beauclerc)

7 - House of Blois, Casa de Blois (Com Stephen, Étienne de Blois puis Étienne d'Angleterre, neto de Guilherme, o Conquistador, de 22 de Dezembro de 1135 até 2 de fevereiro de 1141)

8 - The Angevins ou Os Angevins, ou House of Anjou, ou Casa d’Anjou, mas, também, House of Plantagenet, Casa de Plantageneta (Com Henrique II, Henry Curtmantle (French: Court-manteau), Henry FitzEmpress or Henry Plantagenet, Conde d’ Anjou, de Nantes, do Maine, Duque da Normandia, Duque consorte da Aquitânia, Rei da Inglaterra e Lord da Irlanda, de 19 de dezembro de 1154 até 30 de setembro de 1399, com a deposição de Ricardo II, ou Richard of Bordeaux)

9- House of Lancaster, Casa de Lencastre (Com Henrique IV em 30 de setembro de 1399 até 21 ou 22 de Maio de 1471, com Henrique VI)

10 -  House of York, Casa de York (Iorque) – (Com Eduardo IV em 4 de março de 1461 até 22 de agosto de 1485)
11 - House of Tudor, Casa de Tudor (Com Henrique VII em 22 de agosto de 1485 até 24 de março de 1603 com Elizabeth I, the Virgin Queen, Gloriana or Good Queen Bess)

12 - House of Stuart, Casa de Stuart (Com Jamie I em 24 de julho de 1567 até 1 de maio de 1707 com a Rainha Anne)

13- House of Hanover, Casa de Hanover (Com George I em 1 de agosto de 1714 até 22 de janeiro de 1901 com a Rainha-Imperatriz Vitoria)

14- Embora fosse o filho e herdeiro de Victoria, Edward VII herdou nomes de seu pai e, portanto, é inaugurada uma nova Dinastia a de House of Saxe-Coburg and Gotha, ou Casa de Saxe-Coburg e Gotha, que reinou com Eduardo VII de 22 de janeiro de 1901 até 6 de maio de 1910.

15- House of Windsor, Casa de Windsor, com George V de 6 de maio de 1910 até Elizabeth II, By the Grace of God, of the United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland and of Her other Realms and Territories Queen, Head of the Commonwealth, Defender of the Faith

Elizabeth II, Dei Gratia Britanniarum Regnorumque Suorum Ceterorum Regina, Consortionis Populorum Princeps, Fidei Defensor 








United Kingdom (in England, Wales and Northern Ireland), 1952–present