quinta-feira, 30 de abril de 2015

178- A Dinastia Tudor - A

178-   A Dinastia Tudor - A



Coat of Arms of King Henry VII of England,
the founder of the House of Tudour

A CASA DOS TUDOR.
Os Tudor reinaram por 120 anos sobre a Inglaterra.



King Henry VII.
The inscription records that the portrait was painted on 29 October 1505 by order of Herman Rinck, an agent for the Holy Roman Emperor, Maximilian I.
The National Portrait Gallery History of the Kings and Queens of England by David Williamson, ISBN 1855142287.


Henrique VII trabalha incansavelmente para que o Reino da Inglaterra entre em uma Nova Era.
Uma Era de prosperidade e riquezas.
Sua primeira providência foi formar a base para inconteste “autoridade do Rei” tão desgastada pelas guerras.
Era reconhecido como avarento e não queria que o Tesouro Real gastasse nada com guerras e outras empreitadas custosas, daí que sempre optou por uma política de paz e conciliação.
Pouco se importou com os antigos Senhores Feudal, a Alta Nobreza, tão desgastada pelas guerras. Deu força para a “gentry” ou seja, a pequena nobreza, aos comerciantes burgueses, dando lugares a esses no Parlamento e assim formando uma “nova sociedade” que obviamente passaram a lhe dar apoio incondicional. Esse fato não inibia ao Rei de cobrar por seus favores altas taxas.
Deu grande incentivo a navegação, iniciando assim uma política marítima que seus descendentes Tudor seguiram de bom agrado.
Adotou a política dos “Casamentos Vantajosos”, a saber:


Arthur Tudor, Prince of Wales, first husband of Catherine of Aragon.
1-      Arthur, Príncipe de Gales, com a filha dos Reis Católicos de Espanha, Fernão de Aragão e Izabel de Castela. Em alguns livros Fernão é Fernando de Aragão.

Margaret Tudor, wife of King James IV of Scotland and great grandmother of James I of England.

2-      Margaret com Jaime IV, Rei da Escócia, um inimigo em potencial fronteiriço. Viúva casou com Archibald Douglas, 6º conde de Angus. A avó de Mary, Rainha da Escócia, e do segundo marido dessa, Henry Stuart, Lord Darnley, que foram os pais de James I, Rei da Escócia e da Inglaterra, sucessor de Elizabeth I.


Henry VIII of England, Henry VII's successor
3-      Henrique, Duque de York, Warden of the Scottish Marches, cavaleiro da Ordem da jarreteira, e ver abaixo mais detalhes.


Mary Tudor, Queen of France and subsequently wife of Charles Brandon.
4-      Maria (Mary) casou com o velho Rei Luiz XII de França, União que durou pouquíssimo de 09 de outubro de 1514 - 01 de janeiro de 1515, 2 messes e dias. Viúva casou com Charles Brandon, Duque de Suffolk, uma união secreta e conturbada de início, pois não teve a aprovação real, mas que no final deu certo. Mary era a avó de Lady Jane Grey, aquém quiseram fazer Rainha e que acabou decapitada.

Henrique e Elizabeth tiveram mais filhos:
5-      Elizabeth Tudor: *2 de julho de 1492 - +14 de setembro de 1495. Morreu criança.
6-      Edmund Tudor, Duque de Somerset    : * 21 de fevereiro de 1499 - + 19 de junho de 1500. 1 ano e meses.
7-      Katherine Tudor: *2 de fevereiro de 1503 - +10 de fevereiro de 1503.Morreu logo após o nascimento.
Mãe, Elizabeth de York, morreu em consequência do nascimento desse parto de Katherine

Henrique VII, ao morrer deixou para seu sucessor um reino em paz, com um povo relativamente satisfeito e um Tesouro Real mais do que abastecido.
Em 1502 morreu o Príncipe de Gales, Arthur, o que trouxe um grande problema para o Rei, pois não sabia o que fazer com sua esposa, a espanhola Catarina de Aragão, membro da mais forte Dinastia da época, os Habsburgo/ Trastámara.
É um problema grande e grave dinástico que seu sucessor teve que solucionar.
Esse sucessor é Henrique que nasceu no The Palace of Placentia, em Greenwich, em 28 de junho de 1491, e faleceu no The Palace of Whitehall (or Palace of White Hall), Londres, em 28 de janeiro de 1547, com 55 anos de idade.

As paredes desses Castelos também testemunharão a vida e a morte da mais notável das descendentes de Henrique, Elizabeth, a primeira.


Continua....




Elizabeth, a primeira