sexta-feira, 24 de abril de 2015

169 - conversa- Henriques Reis da Inglaterra.

169 - conversa-  Henriques Reis da Inglaterra.

Henrique VI, filho de Henrique V e de Catherine de Valois, nascido em 6 de dezembro de 1421, no Castelo de Windsor, Berkshire, e morreu prisioneiro na Tower of London, London (Torre de Londres, Londres), em 21 de maio de 1471, com idade em torno de 49 anos, e está sepultado no Castelo de Windsor, onde nasceu.
Henrique VI sucedeu a seu pai com apenas nove (9) meses de idade, e “algumas semanas depois, no dia 21 de outubro de 1422, ele se tornou Rei titular da França, com a morte de seu avô, Charles VI, de acordo com o Tratado de Troyes de 1420”.
Foi coroado como Rei da Inglaterra em 06 de novembro de 1429, com 8 anos de idade.
Foi coroado como Rei da França em 16 de dezembro de 1431, com 10 anos.
Regências foram instaladas.
Casou com Margarida de Anjou, Marguerite d'Anjou, filha Renato I, Re di Napoli, detto il Buono, Re titolare di Gerusalemme, Re titolare di Aragona (incluse Sicilia, Maiorca e Corsica), duca consorte di Lorena, Duque de Anjou, e de Isabelle de Lorraine, Duchesse de Lorraine, Duchesse consort d'Anjou et comtesse consort du Maine et de Provence, etc..
Margarida de Anjou foi “uma das personagens mais influentes na Guerra das Rosas como uma das líderes da Casa de Lencastre”.
E porquê?
Porque ela foi a luta para defender seu marido (apesar de ter amantes) seu filho, e ela própria. Acabou presa pelos inimigos de seu marido, contudo seu pai enviou regate, no valor de ECU 50 000, pago por Luís XI, Rei de França, em troca dos Ducados de Bar, Lorraine e Provence.
Ela voltou para a França em 1476, e foi morar em Aix-en-Provence.
Depois da morte do pai, Margarida foi morar no “manoir de Reculée, um solar, perto de Angers, no departamento de Maine-et-Loire, Região do Pays de la Loire.
Henrique não era muito sadio, sofria de alucinações e teve um colapso mental (Henrique, que era sexualmente impotente, pode ter sido vítima de uma forma de esquizofrenia, de acordo com autoridades modernas), doenças herdadas de seu avô materno, Carlos VI, Rei de França, que tinha uma doença psiquiátrica congênita.
Ficou totalmente apático e nem tomou conhecimento do nascimento de um filho da Rainha Margarida de Anjou, de nome Eduardo de Westminster, no Palácio de Westminster, Londres, no dia 13 de outubro de 1453, que foi reconhecido por ele e se tornou Príncipe de Gales de 14 de março de 1454 até 11 de abril de 1471, dia de sua morte na  Battle of Tewkesbury, Lancashire, part of the Wars of the Roses between  House of York and the House of Lancaster -  Batalha de Tewkesbury, Lancashire, parte das Guerras das Rosas, entre a Casa de York e a Casa de Lancaster.
Apesar de ter sido um fracasso como Soberano, ele foi o fundador do Eton College e do King’s College, Cambrige, patrono das artes, etc e tal.
Do outro lado do English Channel, de La Manche, o bom e velho Canal da Mancha, graças a Joana d’Arc, os franceses ganharam novo animo e o Rei Carlos VII tomou todos os domínios de Henrique VI, a começar pela Coroa, na e da França.
E nas terras da Rainha, ocorreu o colapso da Casa de Lancaster, e a ascensão da Casa de York.

Continua... “A GUERRA DAS ROSAS”





Nenhum comentário:

Postar um comentário