quarta-feira, 29 de abril de 2015

176- A Queda definitiva de Ricardo Plantageneta de York- conversa – “A GUERRA DAS ROSAS” - G

176- A Queda definitiva de Ricardo Plantageneta de York- conversa – “A GUERRA DAS ROSAS” - G


Fortuna
Tadeusz Kuntze
Museu Nacional de Varsóvia
1754

Na roda da fortuna uma hora se está em cima, outra hora se está embaixo.



Poder en la Antigüedad y
en la Edad Media
en ‘Roda da Fortuna

Como eu já afirmei a Margarida d’Anjou, um Princesa pobre de França, não queria perder a boca rica de ser Rainha da Inglaterra.
Mesmo que a Inglaterra estivesse falida, e em guerra permanente, ela estava firma segurando o Trono e a Coroa do marido impotente, Henrique VI, mesmo que essas regalias estivessem em mãos de seus arqui-inimigos, Ricardo Plantageneta de York, agora Lord Protetor e Príncipe de Gales, e do Conde de Warwick, ‘o fazedor de Reis’.

A Rainha Margarida, Ungida e Coroada Rainha da Inglaterra, foi buscar auxilio com o inimigo eterno do seu reino, o Rei da Escócia.
Falo de Jaime III, da Casa de Stuart, também conhecida por Casa de Stewart.
Enquanto os Percy –a família Percy tendo à frente Henry Percy, conde de Northumberland - se agitava.
Seus aliados eram Henry Beaufort, terceiro Duque de Somerset, John, Barão Clifford e Sir Andrew Trollope.
O Lord Protetor, seu filho Edmundo, Conde de Rutland, e Richard Neville, Conde de Salisbury, foram à luta para defender suas posições e acordo feitos com o Rei Henrique VI e o Parlamento.
E se deu a Batalha de Wakefield, que teve lugar em Sandal Magna, hoje um subúrbio de Wakefield, West Yorkshire, em 30 de dezembro de 1460.
Derrotada da Casa de York.
Morreram os três comandantes:
Ricardo Plantageneta de York, morto em combate;
Edmundo, Conde de Rutland, brutalmente assassinado por John, Barão Clifford, capturado quando tentava atravessar Wakefield Bridge;
Richard Neville, Conde de Salisbury, decapitado após o combate.
As cabeças de York, Rutland e Salisbury foram exibidas nas pontas de lanças na entrada sul da Cidade de York denominada Micklegate Bar.
Na cabeça do Duque de York colocaram uma coroa e uma placa com os dizeres:"Let York overlook the town of York".

  


A entrada sul York, Micklegate Bar, hoje e ontem.


O Rei Henrique VI, sofrendo de melancolia, morreu oficialmente na noite de 21 de Maio 1471, mas há controvérsias sobre a causa da morte de como ele realmente faleceu.
Ele fundou Eton College, King's College, Cambridge and All Souls College, Oxford, ou pelo menos em nome dele essas prestigiosas academias, glorias da humanidade, foram fundadas.
Contudo, ele é homenageado no aniversário de sua morte pelos reitores dessas Universidades como o grande fundador.

A morte de Ricardo Plantageneta de York, o grande cobiçoso, não acabou com as guerras, ou com a vontade dos membros da Casa de York de serem coroados Reis da Inglaterra, muito pelo contrário, pois dois de seus filhos subiram ao Trono e receberam as regalias, Eduardo IV e Ricardo III.


Elizabeth I, the Virgin Queen


Entretanto, o seu maior legado veio através de sua neta, Elizabeth de York, que casou com Henrique VII, fundador da Dinastia Tudor, pois todos os monarcas ingleses posteriores são seus descendentes, sendo que a maior de todas as Soberanas da Inglaterra de todos os tempos é sua tetraneta direta, Elizabeth I, the Virgin Queen, Gloriana or Good Queen Bess, e é dela que vamos falar na próxima conversa.






Monumento a Ricardo Plantageneta de York

Nenhum comentário:

Postar um comentário