Michelangelo: A
criação de Adão. Capela Sistina
Hiato - do Renascimento, ou Renascentismo ou Renascença.
Continuação:
Por isso vamos falar do Renascentismo,
da Renascença, até porque Francisco é considerado o Rei icônico, que
personifica melhor, do ou o período do Renascimento Francês.
Durante seu reinado houve um desenvolvimento
significativo das artes e da literatura na França.
Significado de Renascentismo: s.m.
Ação ou efeito de renascer; a renascença.
Reunião de tudo que define a
época literária, os estilos artísticos, os aspectos particulares ou os artistas
que pertencem ao Renascimento: obra arquitetônica caracterizada pelo
renascentismo.
(Etm. renascent(e) + ismo)
A Morte de Leonardo da Vinci nos braços do Rei Francisco,
por Ingres (1818).
Jean-Auguste Dominique Ingres
Pintor e desenhista francês, atuando na passagem do
neoclassicismo para o romantismo
Discípulo de David
O abaixo não é de minha autoria, busquei no site GIRAFAMANIA.COM.BR,
mas é excelente, de Sérgio Eduardo Sakall’s Home Page (photografer, collector
and writer).
O Renascimento foi uma época ou movimento de renovação
das artes e ciências europeias, entre os séculos XIV a XVI, marcado pela
valorização da Antiguidade Clássica.
O Renascimento Italiano se
espalha pela Europa, trazendo novos artistas que nacionalizaram as ideias
italianas... Em ordem alfabética, os principais pintores foram:
Albrecht Altdorfer,
alemão (1480-1538)
Albrecht Dürer
(1471-1528)
Andrea del
Verrocchio (1435-1488, pintor e escultor)
Andrea Mantegna
(1431-1506, pintor e escultor)
Antonello
da Messina
Benoso
Gozzoli
Bernardino
Luini
Carlo
Crivelli
Corregio
Cosimo
Tura
Dirk
Bouts
El
Greco (1541-1614)
Família
Vivarini
Filippino
Lippi (1457-1504)
Francesco
Bacchiacca (1494-1557)
Gérard
David
Giorgione
(1477-1510, pintor)
Giorgio
Vasari (1511-1574)
Giovanni
Bellini (1430-1516, pintor)
Grünewald
(1470c.-1528) Hans Holbein
Hans Memling
Irmãos Limbourg
Juan
de Flandres
Leonardo
da Vinci (1452-1519, pintor e escultor)
Lorenzo
di Credi
Luca
Signorelli
Lucas
Cranach
Mabuse
Masaccio
(1401-1428, pintor)
Michelangelo
Buonarroti (1475-1564, pintor e escultor)
Paul
Brill
Perugino
Piero
della Francesca (1420 (?) -1492) Pieter Brüegel (1528/30-1569)
Quentin
Metsys
Raffaello
Botticini (1474-1520)
Rafael
Sanzio (1483-1520, pintor)
Rogier
van Der Weyden
Sandro
Botticelli (1445-1510, pintor)
Tintoretto
(1518-1594)
Tiziano
Vecellio (1490-1576, pintor)
Vittore
Carpaccio
As
Três Graças, 1503/4
Museu
Condé, Chantilly.
Rafael
Sanzio (em italiano: Raffaello Sanzio) ou só Rafael.
Mestre
da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento
italiano
RENASCIMENTO CULTURAL ou RENASCENTISMO
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização
europeia que se desenvolveu entre 1300 e 1650, sobretudo no século XVI. Além de
reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos
progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das
ciências, que superaram a herança clássica.
O ideal do humanismo foi sem dúvida o móvel desse
progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Num sentido amplo,
esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da
natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam
impregnado a cultura da Idade Média.
Ou seja, a partir do Renascimento, o ser humano passou a
ser o grande foco das preocupações da vida e do imaginário dos artistas. O
retrato, por exemplo, tornou-se um dos gêneros mais populares da pintura, utilizado,
na ausência da fotografia, para o registro de pessoas e famílias nobres e
burguesas.
Dentro desse universo de figurações, o autorretrato se
estabelece como um sub-gênero repleto de peculiaridades. Nele, o artista se
retrata e se expressa, numa tentativa de leitura e transmissão de suas
características físicas e sua interioridade emocional.
Ali também, na maneira como utiliza cores e pinceladas,
no modo como desenha suas próprias formas e lhes atribui volumes e texturas, o
artista constrói seus próprios comentários sobre a natureza e os atributos da
arte.
Características gerais: Racionalidade; Dignidade do Ser
Humano; Rigor Científico; Ideal Humanista; Reutilização das artes greco-romana.
Principais características da Pintura Renascentista:
– Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as
diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à
distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
– Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e
outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos
corpos.
– Realismo: os artistas do Renascimento não veem mais o
homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas
como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma
realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
– Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Outra característica da arte do Renascimento, em especial
da pintura, foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos
demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente,
pelo individualismo.
Arquitetura renascentista
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo
edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o
observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se
coloque.
“Já não é o edifício que possui o homem, mas este que,
aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício” (Bruno Zevi,
Saber Ver a Arquitetura).
Principais características:
Ordens Arquitetônicas
Simetria
Arcos de Volta-Perfeita
Simplicidade na construção
A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e
passam a ser autônomas
Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso
fora da cidade), fortalezas (funções militares)
Exemplos na França, Paris: Igreja St. Etienne-du-Mont;
Igreja St.-Eustache; Fontaine des Innocentes; Pont Neuf. Exemplos na Espanha:
Hostal de San Marcos.
O principal arquiteto renascentista:
Brunelleschi, é um exemplo de artista completo
renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar
conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de
Dante. Foi como construtor, porém, que realizou seus mais importantes
trabalhos, entre eles a cúpula da Catedral de Florença e a Capela Pazzi.
Escultura renascentista
Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão
para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam
o Palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se
revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana
do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá.
Outro grande escultor desse período foi Andrea del
Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua
escultura. Obra destacada: Davi em bronze (1,26 m).
Principais características:
Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
Proporção da figura mantendo a sua relação com a
realidade
Profundidade e perspectiva
Estudo do corpo e do caráter humano
Incredulità di san
Tommaso
Incredulidade de São
Tomé.
Il Museo di
Orsanmichele
Florença- Itália.
Andrea di Michele
di Francesco di Cione detto Il Verrocchio
escultor, pintor e
ourives na corte de Lorenzo de Médici.
Seus alunos da
oficina foram formados como Leonardo da Vinci, Botticelli, Perugino , Domenico
Ghirlandaio , Francesco Botticinis , Simone Ferrucci , Lorenzo di Credi , Luca
Signorelli , Bartolomeo della Gatta
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